NAvegue pelos canais

O que o novo ciclo da Yelum ensina sobre inovação no mercado de seguros

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 22 de julho de 2025

Em 2024, um dos principais movimentos do setor de seguros foi a saída da tradicional Liberty Seguros do mercado brasileiro – ao menos no nome – para dar lugar à Yelum, marca que preserva o legado de longa data, mas que evolui ao oferecer um portfólio mais prático e adaptável à rotina de clientes, corretores e parceiros. O que mais tem impulsionado essa transição é a proposta da companhia de entregar uma marca de espírito livre: atender um consumidor que não abre mão de liberdade e flexibilidade na hora de escolher um serviço.

Mais do que uma mudança de nome, a estratégia foi criar uma identidade que preservasse o relacionamento e a reputação conquistados em décadas de atuação, mas sem perder de vista o olhar para o futuro. A receita tem sido tornar a “excelência acessível”, seja em seguros residenciais, de vida ou em soluções completas para empresas.

“Nós construímos a Yelum como a marca que valoriza a liberdade de escolha e aposta em flexibilidade e proximidade para se conectar com as pessoas”, resume André Truzzi, vice-presidente de Transformação do Grupo HDI, que agora reúne as operações da Yelum no País.

Essa aposta veio em boa hora. Nos últimos anos, só tem crescido a pressão para tornar o seguro menos burocrático, abrir diálogo com o consumidor e acompanhar a digitalização, a personalização e a jornada sem atrito. “Essa tem sido uma transição importante nesse mercado: experiências que simplificam a vida e ampliam escolhas. Consumidores e empresas demandam, hoje, mais que produtos, querem marcas adaptáveis, presentes no cotidiano, soluções práticas para suas escolhas, e canais acessíveis para suporte”, Truzzi complementa.

Aproximação como diferencial

Entre os pilares assumidos pela nova marca no último ano, estão a aproximação com públicos estratégicos, como os corretores, e campanhas que põem o cliente no centro da experiência. Um exemplo foi o Solarium Yelum, projeto que levou a identidade solar da marca a praias de várias regiões durante o verão. A iniciativa se propôs a fortalecer vínculos e mostrar o que realmente significa oferecer proteção completa com presença real. Para tanto, a Yelum ofereceu valet exclusivo para os visitantes, guarda-volumes para armazenamento de pertences, além de área com cadeiras, mesas e guarda-sóis.

Todo o evento foi estruturado para que os convidados deixassem as preocupações de lado e pudessem usufruir do dia com liberdade e tranquilidade, traduzindo, na prática, o compromisso da Yelum em promover bem-estar e experiências memoráveis, Truzzidestaca.

A Yelum também buscou se aproximar de diferentes públicos ao patrocinar eventos com foco em cultura, como os festivais Sensacional na capital mineira, Luzes e Raízes, em São Paulo, e no tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão, onde promoveu diferentes ativações de marca para o público participante. Além disso, em incentivo à vida ao ar livre. A empresa também esteve presente no Festival Energy Land, com atividades na cidade de Belo Horizonte, e contará com uma nova edição em Porto Alegre, no mês de novembro.

No universo dos seguros, a empresa manteve a presença nos principais congressos nacionais para corretores, tais como o Fenacor, em que apostou em estandes interativos e iniciativas de relacionamento, além de colaborar, junto ao Grupo HDI, em eventos de destaque no Sul do País, como o Brasesul, oferecendo, aos parceiros, espaços dedicados ao acolhimento e ao bem-estar.

A companhia também vem reforçando suas campanhas digitais que ampliam o contato com clientes e parceiros, usando situações do cotidiano para mostrar como liberdade e segurança se traduzem na prática. Essa presença digital tem sido, para a marca, mais do que uma estratégia de marketing: “Esse primeiro ano mostrou que, mais do que falar, é preciso ouvir e agir com empatia e contato real; mostrar que sua excelência está muito próxima do cliente, que caminha junto, e que se faz presente nos momentos importantes para ele”, Truzzi acrescenta.

Segundo o executivo, esse olhar busca equilibrar a flexibilidade de uma marca de espírito livre com a confiança fundamental no serviço prestado, mostrando na comunicação – seja nos ambientes físicos ou digitais – o que diferencia a Yelum no dia a dia de quem busca proteção com liberdade.

Tecnologia e experiência: novos rumos do seguro

A escuta ativa também está presente nos investimentos em personalização, inteligência de dados e ferramentas digitais. O resultado são soluções como produtos feitos sob medida, flexíveis em coberturas e franquias, e portais que permitem ao corretor e ao cliente autonomia em tarefas tradicionais, da cotação à gestão de apólices.

O uso estratégico de dados e inteligência preditiva nos permite entender melhor o comportamento dos clientes, antecipar riscos e identificar padrões relevantes para quem quer mais que uma cobertura-padrão. Uma estrutura que sustenta uma jornada digital do início ao fim – da cotação ao pós-venda.

André Truzzi, vice-presidente de Transformação do Grupo HDI

O desafio, nas palavras do vice-presidente, também está em tornar a promessa tangível para parceiros. Para o corretor, isso significa canais exclusivos e um programa dedicado de relacionamento, capacitação digital e treinamento, o Cresça Corretor – pensado para empoderar e dar autonomia a quem está na ponta, e ampliar a capilaridade da marca.

Rebranding de olho no futuro

Do ponto de vista do mercado, o exemplo da Yelum serve para ilustrar um desafio comum a todo o setor: como evoluir sem perder a conexão com a tradição construída. O rebranding, nas palavras de Truzzi, precisa ser acompanhado de mudanças concretas e da preservação de um legado de confiança.

Mas a passagem do primeiro ano da Yelum é menos sobre nostalgia e mais sobre o futuro. O próximo passo, segundo o executivo, é acelerar novas ofertas, trazer mais territórios para dentro da estratégia da marca e não perder de vista o impacto real para quem depende do seguro no dia a dia. “Olhar para frente envolve tanto ampliar o portfólio quanto reavaliar constantemente os canais de relacionamento e entrega de valor. Seguro não é custo, mas estratégia inteligente para garantir continuidade e tranquilidade, mesmo nos imprevistos”, conclui.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe