NAvegue pelos canais

Releases Economia

Líderes em Energia cresceu e faz parte da Latam Energy Week

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 4 de abril de 2025

Reforma do setor elétrico, Margem Equatorial e descentralização do gás estão entre as principais pautas a serem debatidas em evento com o ministro de Minas e Energia. Latam Energy Week reúne de 9 a 11 de abril, no Rio de Janeiro, altos executivos e autoridades do setor de energia elétrica e óleo e gás.

A agenda setorial de energia elétrica e de óleo e gás promete ficar ainda mais movimentada na próxima semana, com a realização da Latam Energy Week, no Rio de Janeiro. Estão previstas as presenças das principais autoridades públicas da área, agentes setoriais, altos executivos, parlamentares, governadores, além do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que já confirmou presença. A programação tem início no dia 9 de abril, com o Fórum Brasileiro de Líderes – Oil & Gas | FGV Energia, no Centro Cultural da FGV, e a primeira edição da Premiação Top of The Year | Líderes em Energia, no Roxy Dinner Show. E nos dias 10 e 11, segue o tradicional Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, powered by Forbes, que está em sua terceira edição.

Os debates em torno do Fórum Brasileiro de Líderes – Oil & Gas | FGV Energia devem permear, especialmente, duas das agendas centrais do Ministério de Minas e Energia, as discussões em torno da exploração da Margem Equatorial e a desconcentração do mercado de gás no Brasil. Além do ministro Silveira, o evento conta com as presenças de nomes de peso como os secretários de Transição Energética do MME, Thiago Barral; e de Óleo e Gás do MME, Pietro Mendes, o Cônsul Geral dos Estados Unidos no Brasil, Ryan Rowlands, e a diretora de Óleo & Gás, EPE, Heloísa Borges. Também estão previstas as participações da diretora-geral interina da ANP, Patrícia Baran, e da Diretora de E&P, Petrobras, Sylvia dos Anjos, além de parlamentares aderentes ao setor.

Recentemente, o ministro Silveira declarou que pretende avançar no diálogo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para tratar da licença ambiental para estudar a região, localizada entre os estados do Amapá e Rio Grande do Norte, e é considerada a mais nova fronteira exploratória brasileira em águas profundas e ultraprofundas. Há cerca de cinco anos, a Petrobras tenta, junto ao Ibama, uma licença para estudar o potencial de exploração de petróleo na área, que é rica em biodiversidade. É grande a expectativa desse próximo encontro com o Ibama para tratar do tema.

Também devem aquecer as discussões do Fórum Brasileiro de Líderes – Oil & Gas as iniciativas do MME que visam à desconcentração do mercado de gás natural no País, com a missão de baixar o preço do insumo para impulsionar a indústria e trazer alívio ao consumidor.

O ministério tem apostado no Gas Release, visando a um mercado mais inteligente, com melhoria de preços e serviços. A medida é um dos tipos de programas de venda compulsória por meio de leilões que devem ser desenhados para dinamizar o processo de introdução da concorrência na indústria do gás natural, especialmente nas etapas iniciais de abertura do mercado.

No dia seguinte, o Latam Energy Week segue com o Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, powered by Forbes, que está em sua terceira edição e se consolidou como o principal evento de referência do setor elétrico. Em 2025, o evento cresceu e se tornou ainda mais completo, resultando na Latam Energy Week. “Em sua terceira edição, o Fórum Brasileiro de Líderes em Energia está ainda mais abrangente, consolidando-se como uma referência também no segmento de Oil & Gas. Com uma programação enriquecida e diversas novidades, esta edição promete insights valiosos para o setor”, destaca Marcelo Moraes, CEO da Dominium Produções, empresa idealizadora e organizadora da iniciativa.

No Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, os painéis e palestras deverão permear os diversos temas atuais de olho em uma agenda em comum: uma reforma estruturante do setor elétrico brasileiro. A expectativa é que a medida possa ajudar e endereçar parte de soluções para questões que têm gerado preocupação dos agentes do setor elétrico, como o curtailment, a separação de lastro e energia, novos modelos tarifários, gestão de potência do Sistema Interligado Nacional e a revisão de subsídios.

Com uma curadoria minuciosa, a programação contará com painéis e palestras que abordarão os seguintes temas:

– O Nordeste como maior polo de investimento do SEB – A visão dos Governadores com presenças confirmadas dos governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro e do Ceará, Elmano Freitas.
– O novo modelo do Setor Elétrico e seu papel fundamental para a expansão;
– Quais serão os desafios corporativos em ESG com o avanço da IA e demais avanços tecnológicos;
– Diversidade, inclusão e empoderamento feminino: As novas energias;
– Cenários político e macroeconômico.

O encerramento conta com tradicional e esperado painel Brasília ON FIRE, no qual importantes parlamentares são escalados para debater os principais projetos do Setor Elétrico Brasileiro em discussão no Congresso Nacional.

Sobre o Prêmio Top of The Year | Líderes em Energia– Parte da Latam Energy Week, a premiação TOP OF THE YEAR | Líderes em Energia, acontece durante um evento exclusivo na noite de 9 de abril, no Roxy Dinner Show. A iniciativa reconhece e homenageia os grandes líderes que se destacaram do setor de energia no Brasil em 2024, divididos em seis categorias nacionais: Autoridade do Ano (Reguladores, Ministros, Secretários e outras lideranças do setor público); Executivo do Ano (CEOs, Presidentes e Diretores do setor privado); e Parlamentar do Ano (Deputados e Senadores); Destaques Executivos do Setor | Combustíveis do Futuro (executivo ou empresa mais contribuiu para o avanço dos combustíveis renováveis energias limpas); Destaques Executivos do Setor | Oil&Gas (responsável por inovações tecnológicas ou projetos estratégicos que fortaleceram a indústria de petróleo e gás no Brasil); Destaques Executivos do Setor | Energia Elétrica (quem se destacou na liderança de projetos de expansão da infraestrutura elétrica, fontes renováveis ou modernização da matriz energética).

Os vencedores premiados serão definidos a partir de uma pesquisa qualitativa exclusiva aplicada junto a agentes do setor que resultará na formação de uma lista tríplice para cada categoria. Na fase final, os três mais votados disputarão o título em uma última rodada de votação.

O Fórum Brasileiro de Líderes em Energia 2025 conta com os patrocínios da Eletrobras, Itaipu Binacional, SPIC Brasil, Hydro, Thopen, BTG Pactual, Norte Energia, State Grid, BBCE, CPFL, Delta, Emae, Eneva, Firjan, ISA Energia, N5X, Renova Energia, Scatec, Siemens, Statkraft e Stima Energia. O parceiro Carbono Neutro é da Vibra | Comerc. Conta, ainda, com a parceria institucional do Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Operador Nacional do Sistema (NOS), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), além do Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE). O Projeto Som & Energia é da Light, Secretaria de Cultura e Governo do Rio de Janeiro.

Serviço

Fórum Brasileiro de Líderes Oil & Gas | FGV Energia (evento presencial restrito para convidados)
Data: 9 de abril de 2025
Horário: 9h – 8h30 (Início do credenciamento)
Local e Endereço: Centro Cultural da FGV – Acesso pelo Edifício Sede da FGV – Praia de Botafogo, nº 190 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ.

Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, powered by Forbes
Data: 10 e 11 de abril de 2025
Horário: 9h – 8h30 (Início do credenciamento)
Local e Endereço: Hotel Fairmont – Av. Atlântica, 4240 – Copacabana, Rio de Janeiro

Mais informações no site www.lideresemenergia.com.br/latam-week/

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe