NAvegue pelos canais

Hydro e Instituto Ethos lançam 2ª Semana do Clima da Amazônia

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 15 de janeiro de 2026

Evento que acontecerá em 2026 pretende manter vivo o legado da COP-30 e ampliar o debate sobre justiça climática e economia verde na região

A capital paraense sediará, em 2026, a segunda edição da Semana do Clima da Amazônia. O evento de lançamento oficial ocorreu durante a COP-30, na Casa Sesi Indústria Criativa, em iniciativa promovida pela Hydro em parceria com o Instituto Ethos. O objetivo é fortalecer o debate público sobre justiça climática, economia verde e governança ambiental na Amazônia, reunindo pesquisadores, lideranças comunitárias, gestores públicos e representantes do setor privado.

O lançamento confirmou a continuidade da iniciativa após o sucesso da primeira edição, que foi realizada em julho deste ano. O CEO da Norsk Hydro Brasil, Anderson Baranov, destacou o espírito coletivo de construir consensos e de buscar soluções em conjunto. “Quando a gente opta por fazer parte da solução, da construção, as coisas ficam mais fáceis e nós vamos ter uma sociedade melhor.”

O presidente do Instituto Ethos, Carlos Magri, afirmou que a Semana do Clima veio para trazer esse espírito coletivo de forma permanente. “Vamos dar continuidade ao legado da COP-30, monitorando compromissos e pactos. Afinal, o Brasil assume a presidência da COP a partir de agora”, disse. “Nosso objetivo é fortalecer o compromisso do Sul Global, conectando as Amazônias e outras lideranças de outras regiões. Nossa missão é ver Belém reconhecida como capital do clima”, completou.

Ponto de convergência

A primeira edição, realizada em julho de 2025, destacou-se pela diversidade de atividades e pela participação de coletivos, empresas e comunidades, que organizaram ações paralelas com foco nas práticas do território.

Com a confirmação da edição de 2026, o evento se prepara para ser um ponto de convergência pós-COP-30. A conferência reunirá especialistas, movimentos sociais, pesquisadores e representantes do setor produtivo para avaliar os resultados das negociações em Belém e propor novos caminhos para temas estratégicos, como a transição energética e justa.

A proposta é que a Semana funcione como um espaço permanente de monitoramento, avaliação crítica e construção colaborativa de soluções.

Resultado das ações

A Semana do Clima da Amazônia 2026 será uma oportunidade para líderes da Amazônia, empresas e sociedade civil avaliarem os resultados da COP-30 de Belém. Com base nas negociações e metas estabelecidas, especialmente em transição energética e justa, o evento permitirá analisar os avanços do Brasil e da Amazônia e propor novas soluções caso as metas não sejam atingidas. A Semana reforçará a mensagem de que é viável operar na Amazônia de forma sustentável, gerando valor e desenvolvimento para suas populações e para o mundo.

Compromisso sustentável

A Hydro tem o compromisso global de reduzir suas emissões totais de carbono em 30% até 2030. A estratégia está refletida na meta global da companhia de zerar as emissões líquidas de carbono (net-zero) de suas operações até 2050, ou antes, impulsionada pela participação em investimentos de R$ 12,6 bilhões em descarbonização e energias renováveis. Além disso, o resíduo do açaí, um insumo muito comum no Pará, está sendo transformado em biomassa.

Globalmente, a Hydro se destaca na produção de alumínio de baixo carbono, atendendo à crescente demanda por produtos como o Hydro CIRCAL, que utiliza no mínimo 75% de alumínio reciclado pós-consumo. Também se destaca o Hydro REDUXA, alumínio produzido com energia renovável, garantindo emissões significativamente mais baixas em comparação com o alumínio padrão. É assim que a Hydro está mudando o jogo do alumínio por um futuro mais sustentável.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe