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Coração de estudante

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 7 de dezembro de 2023

Uma analogia sobre a jornada dos estudantes de medicina rumo à conquista do CRM e os desafios do mundo corporativo

Convivo quase todos os dias com a escuta sobre os desafios dos alunos de medicina. Claro que interpretados pelas conversas com minha filha, que ecoam as dificuldades dela e de seus colegas para vencer a jornada. Ela está terminando o quinto ano, rumo ao sexto. No universo da medicina, o sexto ano é a reta final em direção à “medalha CRM” – a tão esperada credencial médica, com o selo do Conselho Regional de Medicina.

Nesse estágio crucial, contudo, muitos estudantes se deparam com o dilema sobre qual caminho trilhar na vastidão de possibilidades da medicina. A indecisão, as dúvidas sobre a especialidade e, por vezes, a tentação de desistir, são pedras no caminho desses futuros médicos.

Celebrar a conclusão do quinto ano, portanto, não é apenas um feito acadêmico. É uma conquista heroica que merece ser destacada. Até porque há um diferencial nessa geração: boa parte desses estudantes combateram na linha de frente da maior pandemia de todos os tempos. Em meio ao caos, mostraram resiliência, empatia e uma coragem que transcende o papel dos alunos.

Agora, diante do tão sonhado registro no CRM, é o momento de transformar a experiência da batalha em combustível para alcançar o topo. Não há espaço para desistir. Cada incerteza sobre o futuro especializado – neurologia, cirurgia, pediatria – é uma chance de moldar um destino único.

Do meu posto de observador – e pai orgulhoso de uma futura médica -mas também formador de times de alta performance em vendas, proponho uma analogia sobre a jornada da medicina e o mundo corporativo. No caso dos estudantes, para turbinar a energia, assim como costumo dizer aos vendedores, vale lembrá-los de que já carregam uma medalha no peito por ter chegado até aqui. Agora, a estratégia é centrar na disciplina, na resiliência e no combustível que é estudar, treinar, exercitar, ouvir os preceptores e olhar para a frente.

É nesse desconhecido que reside a essência da medicina. É a busca incessante pelo conhecimento, a paixão por salvar vidas e a dedicação aos pacientes que tornam cada especialidade única.

Além disso, os desafios da jornada da medicina e do mundo corporativo compartilham paralelos. Assim como os estudantes enfrentam extensas horas de estudo e plantões, nós lidamos com jornadas intensas e prazos apertados. A resiliência é uma virtude em comum. Da mesma forma, a empatia, crucial na prática médica, encontra reflexo nas relações no ambiente de negócios.

Os princípios da Governança e da medicina, por sua vez, convergem em diversas áreas. A transparência da Governança ecoa na relação médico-paciente, onde a ética é essencial. A tomada de decisões baseada em evidências é uma prática comum, enquanto a gestão de riscos desempenha um papel fundamental em ambas as esferas. Além disso, a sustentabilidade, seja ela organizacional ou na prestação de cuidados de saúde, é uma preocupação compartilhada.

As metas alcançadas ao longo deste ano, portanto, não representam um fim, mas um novo começo. Que tanto para nós, executivos, gestores, CEOs ou vendedores, quanto para os estudantes que receberão seu tão esperado CRM, que seja o último passo antes do início de uma nova jornada extraordinária.

A conquista da credencial médica não é apenas uma vitória pessoal, mas de toda a sociedade. Os médicos são guardiões da saúde, portadores da esperança, e todos nós olhamos para essas pessoas vestidas de branco em busca de alívio e consolo. Por isso, quero deixar aqui uma mensagem aos futuros médicos:

“O pódio do sexto ano espera por vocês. Que recebam a ‘medalha CRM’ não apenas como um título, mas uma responsabilidade solene. Cada diagnóstico, tratamento e interação têm o poder de moldar o destino de alguém. Que ao final da jornada, ao repetirem o juramento de Hipócrates, permitam que suas palavras ecoem em seus corações como um lembrete constante. “Praticarei a minha arte com consciência e dignidade”, fala de valores inegociáveis.

Valores esses que, neste final de ano, vêm nos inspirar a seguir adiante e alcançar resultados extraordinários, como nos versos da canção de Milton Nascimento, “Coração de estudante”: “Alegria e muito sonho espalhados no caminho/Verdes, planta e sentimento/ Folhas, coração, juventude e fé.”

Wilson Medeiros
Chief Growth Officer, Brasil
BRITech, Wealthtech
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