NAvegue pelos canais

Releases Economia

Como a tecnologia agrega valor na inclusão e na acessibilidade aos bancos

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 2 de janeiro de 2024

A acessibilidade aos bancos significa muito mais do que adaptar agências. Em um mundo cada vez mais digital, é preciso adotar a inovação e a adaptabilidade como pilares para a construção de ambientes cada vez mais agregadores.

Nesse contexto, ao desenvolver e ofertar para dispositivos móveis apropriado, deve-se atender corretamente pessoas com diferentes necessidades e habilidades.

A democratização do sistema financeiro atrai cada vez mais clientes em busca de produtos adequados, conectados com o novo perfil do consumidor, que hoje prioriza a experiência com as marcas. Manter esse cuidado certamente aproxima as instituições bancárias das pessoas.

Ao criar apps com foco em usabilidade e acessibilidade, portanto, os bancos contribuem para o acesso de todos à revolução tecnológica em constante desenvolvimento.

Claro que no discurso fica fácil entender a relevância da acessibilidade às plataformas digitais dos bancos por meio da tecnologia. O problema, porém, está na dificuldade de elaborar e colocar em ação um projeto bem estruturado para realmente fazer a diferença. Dessa forma, torna-se necessário conhecer mais e, principalmente, buscar caminhos para conseguir promover a inclusão digital ao sistema financeiro.

Acessibilidade aos bancos

A acessibilidade aos bancos por meio da tecnologia garante a inclusão de pessoas com deficiência nas plataformas de serviços financeiros ofertados pela instituição. Para que isso ocorra, os apps precisam ser projetados pensando nas particularidades de cada pessoa.

Atualmente, os sistemas operacionais dos smartphones oferecem recursos desenvolvidos para facilitar a utilização dos aparelhos. Independentemente disso, os apps precisam acrescentar recursos customizados para permitir que todos consigam ter a melhor experiência e acesso aos serviços.
Isso, claro, envolve diferentes fatores, trabalhando com recursos sonoros e visuais apropriados que facilitem o entendimento e a utilização dos recursos disponíveis em um aplicativo.

Considerar aspectos como tamanho e descrição dos botões, adaptação do tamanho dos textos ao escolhido pelo usuário em suas configurações pessoais, descrições escondidas nas imagens, entre várias outras formas de tornar um aplicativo acessível é um desafio que envolve empatia e conhecimento técnico elevado para ser superado. São múltiplas preocupações para garantir que o usuário possa encontrar os serviços desejados.

Trabalhar a acessibilidade nos apps, portanto, significa ofertar os recursos necessários para que todos usufruam dos mesmos serviços, garantindo soluções mais intuitivas e, até mesmo, flexíveis.

Vantagens da acessibilidade aos bancos

Promover a acessibilidade às plataformas digitais dos bancos por meio da tecnologia traz diversas vantagens para a democratização dos serviços financeiros no País. Atualmente, diversos serviços estão à disposição das pessoas com apenas alguns cliques, diretamente em aparelhos celulares. Com isso, torna-se importante garantir essas facilidades para todos,atendendo com maestria pessoas com deficiência visual, auditiva, motora e cognitiva. Nesse contexto, torna-se relevante também oferecer caminhos para facilitar a utilização dos aplicativos por pessoas mais velhas que possam apresentar alguma dificuldade.

Esse cuidado com o aplicativo tem ligação direta com a independência. Ao garantir os recursos certos para atender as pessoas com deficiência, os bancos permitem que todos utilizem a ferramenta de forma autônoma, sem depender do auxílio de terceiros para a realização de tarefas do dia a dia.

E isso colabora com a democratização do serviço financeiro e com a responsabilidade social das instituições. Afinal, as empresas precisam também contribuir para a sociedade na qual estão envolvidas.

Já com uma visão mais corporativa, esse compromisso com a promoção da acessibilidade visual aos bancos aumenta a satisfação dos clientes, o que facilita o relacionamento e, consequentemente, a aceitação dos produtos disponíveis.

Aqui, vale também destacar a importância que o trabalho da imagem tem para a preservação e alavancagem de uma marca. Atualmente, os clientes escolhem as empresas também por meio das ações que elas promovem em uma estratégia ESG, que mira tanto a parte ambiental quanto o cumprimento das leis e a responsabilidade com as pessoas e a sociedade.

Suporte da tecnologia Evlos

Obter os resultados apropriados para a promoção da acessibilidade aos bancos demanda conhecimento, prática e ferramentas certas para executar as medidas que realmente fazem a diferença.

E isso significa investir em uma solução realmente eficiente. Nesse caso, a tecnologia Evlos tem o caminho certo para que as instituições financeiras consigam agregar valor à marca por meio da inclusão.

Com uma atuação consultiva e um trabalho customizado, a startup consegue colocar em prática a melhor solução para se encaixar com o ecossistema da instituição financeira, facilitando até mesmo o acréscimo de novos serviços.

Nesse conjunto de ações, o Super App customizado com a marca permite a integração da ferramenta com os diferentes serviços de uma instituição financeira, sempre com o intuito de promover a melhor experiência ao usuário. E isso significa garantir a correta inclusão.

Com isso, a acessibilidade aos bancos por meio da tecnologia atende às necessidades dos usuários, garantindo a democratização do sistema bancário por meio da inovação e, consequentemente, atraindo novos clientes para o consumo de um número maior de produtos e serviços.

Para saber mais sobre o SuperApp da tecnologia Evlos, acesse o site da startup clicando no link.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe