NAvegue pelos canais

Releases Economia

A arte da venda

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 28 de agosto de 2023

"É por meio dessa arte que o vendedor constrói relacionamentos, deixa sua marca e imprime seu diferencial"

Essa é uma conversa sobre arte – a arte de vender. Acredito que, assim como um artista, o vendedor é um mestre da criação e da expressão. Ambos compartilham uma paixão inabalável por sua arte e buscam com seu talento transmitir emoções e impactar a vida das pessoas.

Podemos comparar o vendedor a diversos tipos de artista. Como um pintor, por exemplo, ele tem uma tela em branco diante de si a cada interação com um cliente. Usa sua criatividade para escolher as cores, pincelar os temas da conversa e criar um quadro atraente. Ele não apenas oferece um produto ou serviço, mas cria uma experiência que cativa e inspira.

No momento da venda, podemos observar o artista conectado a todos os detalhes que antecederam aquele encontro. O estudo, a estratégia, o repertório.
Cada profissional tem seu estilo, seu ritual, sua maneira de selecionar os argumentos antes de colocá-los em palavras.

Quando comparado a um escritor habilidoso, o vendedor domina a arte da narrativa, criando histórias para prender a atenção e despertar o imaginário de seu interlocutor. Com palavras bem escolhidas, consegue criar imagens vívidas que fazem o cliente sonhar…

Assim como um cantor, sua voz é seu instrumento, e ele a utiliza com maestria para transmitir confiança, empatia e convicção. Cada frase é elaborada para capturar a atenção do cliente e despertar emoções.

Ah, o vendedor pode ser similar a tantos artistas! Como um escultor, ele molda a jornada do cliente com seus conhecimentos. Esculpe soluções personalizadas, é capaz de aparar as arestas e refinar os detalhes até alcançar a perfeição. Como uma escultura, cada venda é uma
obra de arte única e valiosa.

Por fim, como um dançarino apaixonado, o vendedor possui um ritmo próprio. Ele se move com graça e confiança, adaptando-se aos passos do cliente enquanto lidera na pista da negociação. Seus movimentos são precisos, guiando o cliente em uma dança sincronizada em direção à conclusão do negócio.

Um vendedor, afinal, é um artista dos negócios. Combina habilidades técnicas com intuição, criatividade e estratégia. Assim, transforma a venda em uma forma de expressão que vai além do simples ato de vender, criando uma experiência memorável que deixa uma marca na vida de seus clientes.

Por tudo isso, é preciso descobrir os caminhos da arte de vender, como uma ponte que nos conecta a venda de forma diferenciada, jogando luz nos desafios, iluminando as perspectivas e ajudando a enxergar com clareza onde está o problema que estancou o fluxo do crescimento. Seja para o vendedor ou para o cliente, tudo o que importa é a presença, a troca que vai fazer
com que a venda aconteça. É por meio dessa arte que o vendedor constrói relacionamentos, deixa sua marca e imprime seu diferencial.

Wilson Medeiros
Chief Growth Officer, Brasil
BRITech – Wealthtech
11 98439 7810
Linkedin | Instagram

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe