NAvegue pelos canais

Relatório Global de Neutralidade de Carbono 2025 destaca lacuna de implementação no fórum da Tsinghua University

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 29 de setembro de 2025

PEQUIM, 29 de setembro de 2025 /PRNewswire/ — Na Tsinghua University, especialistas globais e formuladores de políticas se reuniram hoje para enfrentar um desafio urgente: a crescente lacuna entre as promessas climáticas e o progresso no mundo real. O evento, realizado no 10º aniversário do Acordo de Paris, contou com o lançamento do Relatório Anual de Progresso da Neutralidade Global de Carbono de 2025, um estudo abrangente sobre a transição climática mundial.

Enquadrado em torno do tema “Progresso Global e Prática da China”, o fórum foi aberto com um diálogo com Liu Yang, vice-diretor geral do Departamento de Mudanças Climáticas do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China, que descreveu o mais recente progresso da China em direção às suas metas de “carbono duplo” e sua recém-anunciada NDC. Seus comentários foram seguidos por perspectivas internacionais, incluindo um apelo à ação de Patricia Espinosa Cantellano, ex-secretária executiva da UNFCCC.

O ponto central foi o lançamento do terceiro relatório anual de progresso, liderado pelo Professor Wang Can, da Tsinghua. O estudo oferece uma das avaliações mais abrangentes e baseadas na ciência do progresso climático global, notável por:

  • Acompanhamento de 198 países e regiões com 217 indicadores em tecnologia, finanças e políticas.
  • Adotando uma lente de equidade para avaliar a justiça da transição global.
  • Comprometer-se com uma avaliação contínua e de longo prazo para informar a governança climática global.

Pela primeira vez, o relatório é orientado por um Comitê Consultivo internacional de 13 membros, copresidido por He Kebin, da Tsinghua, e Erik Solheim, ex-diretor executivo do PNUMA, destacando sua mistura de liderança chinesa e perspectiva global.

O relatório deste ano identifica um “profundo desequilíbrio estrutural”: embora a ambição e a inovação estejam impulsionando o progresso, elas estão sendo severamente prejudicadas por gargalos no financiamento climático e na cooperação internacional. Isso criou uma crítica “lacuna de implementação” entre as metas declaradas e os resultados tangíveis.

A metodologia rigorosa do relatório recebeu elogios de líderes climáticos internacionais. “Este é o tipo de pesquisa sobre o clima que reforça nosso senso de propósito e nosso senso de esperança”, disse Patricia Espinosa Cantellano. Ela acrescentou: “O que se destaca é a estrutura em quatro partes — meta, política, ação, eficácia — um divisor de águas para monitorar o progresso climático.”

As conclusões e diálogos do fórum têm como objetivo fornecer uma base científica para moldar NDCs mais fortes e informar as discussões críticas na próxima COP30 no Brasil. Ao destacar o impulso irreversível da transição sustentável e a necessidade urgente de fechar a lacuna de implementação, o evento foi concluído com um forte apelo por esforços internacionais renovados para traduzir compromissos em ações concretas.

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/relatorio-global-de-neutralidade-de-carbono-2025-destaca-lacuna-de-implementacao-no-forum-da-tsinghua-university-302569875.html

FONTE Tsinghua University

Tópicos Relacionados: Pesquisa, Enquetes e Estudos, Questões Ambientais, Publicação / Serviços de Informação, Produtos e Serviços Ambientais

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe