PR Newswire Internacional
Que lugar os casamentos sustentáveis ocupam no mercado nupcial?
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 10 de maio de 2023
PR NEWSWIRE
A cada 20 casamentos no Brasil, 1 é sustentável, segundo pesquisa da Casamentos.com.br feita com 1.261 pessoas que se casaram em 2022 e 2023. Veja como descarbonizar o enlace com práticas simples e acessíveis
SÃO PAULO, 10 de maio de 2023 /PRNewswire/ —
A pandemia de COVID-19 ensinou o setor nupcial sobre a importância de incluir a natureza no dia do casamento. Desde então, casar em ambientes abertos segue sendo uma alternativa para aumentar o espaço do enlace, favorecendo, consequentemente, as práticas para uma celebração mais sustentável. Sobre esse tema, 12% dos casais afirmaram que incluíram elementos ou decoração ecológica e sustentável no casamento, conforme mostrou pesquisa feita por Casamentos.com.br com mais de 1.200 entrevistados.
O número tem muita margem para crescer e com a chegada da geração Z, a quantidade de enlaces sustentáveis promete crescer muito nos próximos anos, segundo análise de Juliana Gallo, vice-presidente de Vendas para América Latina do grupo The Knot Worldwide, do qual pertence a marketplace Casamentos.com.br.
“As celebrações de casamento sempre tiveram um papel importante na nossa sociedade pois reafirmam os laços sociais e também apontam para tendências coletivas. No que diz respeito à preservar o meio ambiente, sabemos que toda ação ecologicamente correta é importante. Como os nascidos entre os anos 1997 a 2010 fazem parte de geração muito preocupada com essas questões, a quantidade de casamentos sustentáveis deve crescer e o setor está se preparando para assumir uma lógica mais eco-responsável desde já”, analisa Gallo.
O que disseram os casais sobre adotar práticas sustentáveis
Casamentos.com.br entrevistou 1.261 pessoas que se casaram entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023 sobre vários assuntos relacionados à organização do matrimônio, entre eles o tema da sustentabilidade. Ainda sobre isso, 5% dos entrevistados disseram basear a escolha dos fornecedores considerando aspectos de sustentabilidade e consciência ecológica.
Outros 12% indicaram que incluíram elementos ou decoração ecológicas ou sustentáveis no enlace e 64% afirmaram alugar o terno e o vestido de noiva, o que também é considerado uma prática sustentável.
É possível casar e preservar a natureza ao mesmo tempo
Atualmente, existem muitas formas concretas de preservar o planeta, economizar dinheiro e celebrar o amor ao mesmo tempo. A seguir listamos oito iniciativas ecologicamente responsáveis e acessíveis que mostram que é possível reduzir a pegada de carbono do casamento sem afetar o orçamento.
- Aderir ao deslocamento 0 km
Prática muito conhecida em países europeus, o conceito de deslocamento 0 quilômetro envolve diminuir o uso de transporte em várias fases de organização do evento. Já que as viagens são um dos meios que mais emitem gases de efeito estufa, o ideal é optar por um local de celebração do casamento muito próximo da moradia do casal e dos convidados para reduzir a quantidade de quilômetros percorridos.
- Oferecer transporte aos convidados
Essa já tem sido uma prática de 8% dos casais, de acordo com a mesma pesquisa. É uma alternativa ecologicamente sustentável oferecer um ônibus para o deslocamento dos convidados ou incentivar a carona solidária, o que também contribuirá para reduzir os custos dos convidados.
- Optar por produtos locais
Nesse mesmo sentido, é recomendável optar por produtos locais para a decoração e o buffet do casamento, como flores e alimentos da estação. Um buffet mais ecológico também costuma ser mais econômico, pois elimina alguns custos associados à quilometragem. Em relação à decoração, além das flores sazonais e locais, também é tendência incluir plantas vivas em vasos, considerada uma opção mais ecológica.
- Decidir por uma lua de mel local
Passar a lua de mel em destinos próximos à cidade do casal é uma tendência que vem acontecendo desde o início da pandemia da COVID-19, quando havia maior restrição de mobilidade. Mas essa também pode ser uma boa forma de reduzir o número de quilômetros percorridos (e seus custos) e ter uma lua de mel mais sustentável.
- Conversar com os fornecedores sobre alternativas ecologicamente responsáveis
Para celebrar o casamento e, ao mesmo tempo, limitar o impacto ambiental do evento, é indicado perguntar a cada um dos fornecedores sobre quais são as suas práticas ambientalmente responsáveis. “O casal também pode sugerir ideias de acordo com sua própria experiência para descarbonizar o evento”, aconselha Gallo.
- 6. Contratar fornecedores especializados em casamentos ecológicos
Para os casais que desejam ser acompanhados por um Wedding Planner, é bom saber que muitos profissionais estão envolvidos na organização de casamentos ecológicos. No diretório de fornecedores de Casamentos.com.br, por exemplo, na categoria Cerimonialista, é possível filtrar as empresas e profissionais que organizam todo o evento de forma eco-responsável e ética. Ao todo, quase 4 mil cerimonialistas são especialistas em casamentos nesse conceito.
- Reciclar os resíduos do casamento
É preferível contratar locais de recepção que facilitem a separação e a reciclagem de resíduos e que usem sistemas de otimização de energia ou de energia renovável. É recomendado também doar as flores e os alimentos que sobraram do casamento para organizações sociais que recebem esse tipo de doação.
- Transforme, recicle e opte por elementos eco-responsáveis
Transformar o terno e o vestido para utilizá-los como roupa mais casual no cotidiano, optar por tecidos de material orgânico ou têxtil reciclado, escolher joias bioéticas ou marcas eco-responsáveis são outras maneiras de reduzir a pegada de carbono do casamento.
Vale também optar por papel reciclado (incluindo o envelope) ou papel com sementes para os convites do casamento e dar preferência às celebrações matutinas ou vespertinas para evitar o consumo desnecessário de energia. Se o casamento necessitar de iluminação artificial, as lâmpadas de LED são ecologicamente mais responsáveis. Outra ideia é incluir velas, o que deixará a recepção verde e, ao mesmo tempo, charmosa.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2074162/Foto__2.jpg
FONTE Casamentos.com.br
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Internacional Celera Fibras e Unicamp desenvolvem solução para indústria de eletrônicos, iluminação e carros elétricos
20 de setembro de 2023PR NEWSWIRE A inovação foi licenciada com exclusividade para a empresa; tecnologia chega ao mercado no início de 2024 CAMPINAS, Brasil, 20 de setembro de 2023 /PRNewswire/ — Para solucionar o
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional PR NEWSWIRE – INTERNACIONAL :: upGrad registra faturamento anual de US$ 165 milhões
6 de abril de 2021upGrad registra faturamento anual de US$ 165 milhões Prevê crescimento de 25% na receita e rentabilidade no próximo trimestre PR Newswire BANGALORE, Índia, 6 de abril de 2021 BANGALORE, Índia, 6
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional Atletas patrocinados pela CBC TAURUS conquistam posição de destaque na Final da Copa do Mundo de FAN 32
28 de outubro de 2022PR NEWSWIRE Atletas patrocinados pela CBC TAURUS conquistam posição de destaque na Final da Copa do Mundo de FAN 32 PR Newswire CURITIBA, Brasil, 28 de outubro de 2022 CURITIBA, Brasil, 28 de
Saiba Mais