NAvegue pelos canais

PR Newswire Internacional

QS World University Rankings: América Latina 2023

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 22 de setembro de 2022

PR NEWSWIRE

QS World University Rankings: América Latina 2023

PR Newswire

O Brasil lidera a produção de pesquisas na América Latina, o último ranking universitário revela 

LONDRES, 22 de setembro de 2022 /PRNewswire/ — A QS Quacquarelli Symonds, analista internacionais de educação superior e responsável pela publicação do QS World University Rankings, divulgou hoje a décima segunda edição de sua compilação anual de melhores universidades da América Latina. Os resultados mostram que as melhores universidades brasileiras dominam a produção de pesquisa na América Latina.

QS World University Rankings Logo

O ranking latino-americano deste ano é o maior já publicado, com 428 instituições em 20 países, acima das 418 do ano passado.  A Pontifícia Universidad Católica de Chile e a Universidade de São Paulo estão no 10 e 20 lugares, respectivamente, enquanto a Universidad de Chile ficou na 3a posição. 

Sumário Executivo Brasil: QS University Rankings América Latina 2023  

  • Alto nível de estabilidade: pouco movimento institucional
  • O país latino-americano mais representado
  • Corpo docente altamente treinado
  • Intensamente prolífico em termos de volume de pesquisa

O Brasil é o país latino-americano mais representado no ranking deste ano e apresenta um alto grau de estabilidade. Das 98 universidades brasileiras classificadas, 23 melhoraram sua posição, 24 diminuíram e 47 permanecem estáveis no último ano. Quatro universidades brasileiras entraram pela primeira vez no ranking este ano. 

A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição mais bem colocada do Brasil e ocupa a 2a posição na América Latina. Esse resultado se deve por suas altas pontuações em 4 das 8 métricas da QS, mais do que qualquer outra universidade do continente. O sucesso da USP no ranking é sustentado por uma pontuação perfeita de 100 no Indicador de Reputação Acadêmica, destacando a excelente estima que ela recebe dos acadêmicos globais.  

A USP também produz uma quantidade superlativa de pesquisa, a maior da América Latina, destacando sua força no indicador de Artigos/Corpo Docente. Pontuações perfeitas nos indicadores de Pesquisa Internacional e Perfil Online fortaleceram ainda mais sua posição como a segunda melhor universidade da região. 

No entanto, a posição da USP no ranking é prejudicada por uma capacidade de ensino relativamente baixa, de acordo com o indicador Corpo Docente/Aluno, em que sua pontuação de 43,2/100 a colocou em 130o lugar.  

QS Rankings América Latina 2023: Universidades Brasileiras no Top-50 

2023 Rank 

2022 Rank 

Instituição 

2

2

Universidade de São Paulo 

5

7

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 

8

9

Universidade Federal do Rio de Janeiro 

11

12

UNESP 

16

16

Universidade Federal de Minas Gerais 

17

19

Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

19

17

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro 

23

23

Universidade Federal de Santa Catarina 

26

28= 

Universidade de Brasília 

28

28= 

Universidade Federal de São Paulo 

31

33

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 

32= 

32

Universidade Federal do Paraná – UFPR 

47

49

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 

© QS Quacquarelli Symonds 2004-2022 https://www.topuniversities.com/. Todos os direitos reservados. 

 

Brasil: Destaques e Tendências 

  • O Brasil conta com um grande número de funcionários de alta qualidade. Nove das dez melhores universidades da América Latina no indicador de Funcionários com PhD são brasileiras – uma tendência que continua em toda o ranking, com 44 das 50 melhores (88%) sendo brasileiras.
  • Da mesma forma, o sistema de ensino superior brasileiro domina a produção de pesquisa na América Latina em termos de volume. Novamente, nove das mais prolíficas instituições de pesquisa do continente são brasileiras, incluindo as cinco mais bem colocadas. A USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a UNESP ocupam o 1o , 2o e 3o lugares, respectivamente, neste indicador.
  • Apesar de um volume excepcionalmente alto de pesquisa, a qualidade da pesquisa brasileira representa um pequeno desafio, com apenas uma universidade no top 10 da região para o indicador de Citações por Corpo Docente. A Universidade Potiguar é a líder nacional neste indicador e 6a melhor na América Latina.
  • A Universidade de Pernambuco possui a maior capacidade de ensino do Brasil, de acordo com a relação Corpo Docente/Aluno, com uma nota perfeita de 100. A Universidade Federal de São Paulo e a Universidade Estadual de Feira de Santana também apresentam um excelente desempenho nesta métrica, ficando entre as 10 melhores da América Latina.
  • A Universidade Presbiteriana Mackenzie é a instituição brasileira que apresentou o maior crescimento, subindo 27 posições e chegando ao 132o lugar. Isso se deve por melhores resultados em cinco das oito métricas da QS, principalmente em Funcionários com PhD.
  • A Pontifícia Universidade Católica do Paraná entrou no top 100, escalando impressionantes 19 posições e chegando à 98a . Esta melhoria é impulsionada por ganhos significativos em 7 das 8 das métricas de QS. Enquanto isso, a Universidade Federal do ABC também ficou entre as top 100 graças aos ganhos em quatro métricas, principalmente a que diz respeito ao seu Perfil Online.

Ben Sowter, vice-presidente sênior da QS, disse: “O ensino superior brasileiro tem enfrentado sua parcela de desafios nos últimos anos, sendo os cortes no orçamento, acessibilidade e a pandemia do Covid-19 apenas alguns dos mais relevantes. No entanto, sua resiliência pode ser vista no compromisso consistente em produzir uma quantidade excepcional de pesquisa de alta qualidade”. 

Visão geral: QS Latin America Ranking 2023  

  • Dos países com mais de dez instituições classificadas, Chile e Brasil são os que apresentaram a melhoria mais significativa, com 30% e 23,5% de suas instituições classificadas subindo no ranking.
  • Dos países com mais de dez instituições classificadas, Argentina e Chile tiveram a maior proporção de instituições que caíram no ranking (25,6% e 25%, respectivamente).
  • O Chile desfruta da maior concentração de universidades de destaque na América Latina, com 40% das instituições presentes no top 100.

Sowter disse: “A edição deste ano de nossa auditoria independente das universidades da América Latina destaca uma hierarquia regional já estabelecida, sem novas entradas no top 20. No entanto, esta estabilidade, combinada com a análise cuidadosa dos resultados, também ilumina um roteiro para o sucesso. De fato, há oportunidades para que as instituições ganhem terreno significativo se forem feitas melhorias nas áreas apropriadas”. 

QS Latin America Ranking 2023: Top-20  

2023 Rank  

2022 Rank  

Instituição  

Localizaçã 

1

1

Pontificia Universidad Católica de Chile (UC) 

Chile 

2

2

Universidade de São Paulo 

Brasil 

3

3

Universidad de Chile 

Chile 

4

4

Tecnológico de Monterrey 

México 

5

7

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 

Brasil 

6

5

Universidad de los Andes 

Colômbia 

7

6

Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)  

México 

8

9

Universidade Federal do Rio de Janeiro  

Brasil 

9

8

Universidade de Buenos Aires (UBA) 

Argentina 

10

10

Universidad Nacional de Colombia 

Colômbia 

11

12

UNESP 

Brasil 

12

11

Universidad de Concepción 

Chile 

13

13

Pontificia Universidad Católica del Perú 

Peru 

14

15

Universidad de Santiago de Chile (USACH)  

Chile 

15

14

Universidad de Antioquia 

Colômbia 

16

16

Universidade Federal de Minas Gerais  

Brasil 

17

19

Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

Brasil 

18

18

Pontificia Universidad Javeriana 

Colômbia 

19

17

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro 

Brasil 

20

20

Universidad de Costa Rica 

Costa Rica 

© QS Quacquarelli Symonds 2004-2022 https://www.topuniversities.com/. Todos os direitos reservados. 

?? 

Informações detalhadas sobre a metodologia de QS podem ser encontradas em QS Latin America University Rankings Methodology | Top Universities  

Logo – https://mma.prnewswire.com/media/1503777/QS_World_University_Rankings_Logo.jpg

 

?? 

 

FONTE QS Quacquarelli Symonds

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe