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PR NEWSWIRE – INTERNACIONAL :: GOL anuncia Atualização Mensal ao Investidor: Capacidade, Consumo de Caixa e Liquidez
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 13 de abril de 2021
GOL anuncia Atualização Mensal ao Investidor: Capacidade, Consumo de Caixa e Liquidez
Acionistas da GOL e Smiles aprovam reorganização societária, que aumentará significativamente a geração de caixa e a competitividade mercadológica do Grupo;
A GOL reduziu sua oferta para 245 voos/dia para adequar à menor demanda no mercado doméstico;
Houve neutralidade de consumo de caixa em março em meio ao arrefecimento da demanda por transporte aéreo no Brasil, combinado com a transição para a baixa temporada.
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SÃO PAULO, 13 de abril de 2021
Nesse período, a GOL ajustou sua capacidade para uma média de 245 voos por dia, uma redução de 31% em relação à média de 355 voos em fevereiro/21. A Companhia operou 381 voos diários em dias de pico. A receita bruta consolidada mensal da GOL foi de R$300 milhões e a taxa de ocupação média foi de 71,8%, evidenciando o foco contínuo da Administração em manter as operações sustentáveis, por meio de um ajuste contínuo da oferta de assentos à demanda de passageiros.
Em março/21, houve uma queda de 25% na busca por passagens aéreas da Companhia, em relação a fevereiro/21, com uma redução de 40% no volume de vendas diárias durante esse mês, devido ao declínio na demanda por viagens decorrente do aumento de casos de Covid-19 no Brasil, combinado com a transição para o período de baixa temporada.
O Brasil enfrentou recentemente a “segunda onda” de casos de Covid-19 com pressão em sua rede hospitalar. Como resposta ao aumento no número de cancelamentos e não comparecimentos (no-show), a malha aérea da GOL foi rapidamente ajustada para adequar os custos ao novo patamar de entradas, e teve uma redução de 29% entre a primeira e a quarta semanas de março. O PRASK foi de R$15,45 centavos, queda de 19% em relação a fevereiro/21 e uma variação ano/ano de -23% devido à maior redução nas tarifas pelos pares do setor para sustentar seus níveis de capacidade mais elevados.
“Durante o desafio dessa segunda onda de casos de Covid-19 no Brasil, permanecemos diligentemente focados na segurança de nossos Clientes e Colaboradores”, disse Paulo Kakinoff, Diretor Presidente. “Mantemos protocolos robustos de higienização e temos flexibilidade para rapidamente reajustar nossa malha aérea. Reiteramos nossa convicção de que, mesmo com a retomada não linear da demanda, a Companhia sairá mais forte e ainda mais resiliente à medida que os mercados começarem a se normalizar”.
Antecipando uma Recuperação Alinhada ao Avanço da Vacinação no Brasil
Desde o início da pandemia, nota-se uma alta correlação entre a redução na curva de casos de Covid-19 e a recuperação na demanda doméstica por viagens. A GOL testemunhou essas oscilações na demanda durante agosto e setembro do ano passado e rapidamente ajustou sua malha de acordo com o cenário de demanda durante aquele período. Os países europeus e os Estados Unidos também têm um calendário de vacinação mais adiantado em relação ao do Brasil, o que é um indicador de como poderá ser a retomada da demanda por viagens.
Nos Estados Unidos, o fluxo de passageiros medido pela TSA (Transportation Security Administration) atingiu o seu ponto mais baixo no final de janeiro de 2021, em cerca de 35% dos níveis de 2019, no pico de casos na “segunda onda” Americana. Em apenas dois meses do pico de baixa, o fluxo de passageiros se recuperou para mais de 60% do patamar de 2019. Da mesma forma, na semana passada, quando o Brasil atingiu seu pico de casos em sua “segunda onda”, o tráfego de passageiros atingiu um mínimo de cerca de 35% em relação a igual período em 2019. Dessa forma, a Companhia espera que à medida que a curva diária de novos casos da Covid-19 comece a se inverter e com uma recuperação do PIB brasileiro, haverá aceleração nas buscas por passagens aéreas e no patamar de vendas da GOL.
A administração da GOL está, portanto, acompanhando de perto o andamento do Programa Nacional de Imunização do Brasil. Atualmente, o Ministério da Saúde tem contratado cerca de 500 milhões de doses de vacinas para Covid-19, e possui outras 140 milhões de doses em negociação. A previsão é de que aproximadamente 150 milhões de doses sejam administradas até o final do 2T21, suficientes para a imunização dos grupos prioritários e acima de 60 anos, enquanto o restante da população deve receber a vacina no 2S21.
Até a semana passada, o Brasil já havia administrado pelo menos uma dose da vacina em mais de 25 milhões de pessoas, e está se aproximando rapidamente do ritmo de um milhão de doses aplicadas por dia. Atualmente, o Brasil ocupa o quinto lugar no mundo em ritmo de vacinação diária. Para ajudar a acelerar o Programa Nacional de Imunização, desde 17/1/2021 a GOL disponibiliza gratuitamente espaço em suas aeronaves para o transporte de vacinas de Covid-19.
A Companhia prevê que o avanço bem-sucedido das vacinas por meio do Programa Nacional de Imunizações reativará a demanda nos segmentos de lazer e corporativo a partir de meados do segundo trimestre de 2021. Durante os primeiros 10 dias de abril, já houve uma redução no número de hospitalizações para pessoas de 70 anos ou mais, que atualmente são elegíveis para serem vacinadas. No entanto, tendo em vista que o número de casos de Covid-19 no Brasil está em patamares altos, a Administração da GOL continua considerando cenários de recuperação mais conservadores, mantendo iniciativas para redução de custos, preservar equilíbrio do fluxo de caixa e adequação da oferta aos níveis reduzidos de demanda.
A GOL estima ter liquidez suficiente para administrar e financiar capital de giro, despesas e serviço da dívida nos próximos meses, período de maior impacto no seu fluxo de caixa. A Companhia encerrou março com aproximadamente R$1,9 bilhão de liquidez total. Considerando os valores financiáveis de depósitos e ativos não onerados, as fontes potenciais de liquidez da GOL superam R$5 bilhões. Excluindo o serviço financeiro da dívida, o consumo líquido de caixa (“burn“) da GOL foi neutro em março.
Richard Lark, Diretor Vice-presidente Financeiro, acrescentou: “Durante a pandemia, protegemos nosso balanço patrimonial reduzindo nossos custos, cumprimos nossas obrigações financeiras previstas em nosso fluxo de caixa e acessamos o mercado de capitais no momento certo. Dessa forma, nossa liquidez continua em linha com o patamar de abril/20 e está adequada para administrar as operações até que o percentual da população imunizada aumente. Estamos, portanto, confiantes na capacidade de nossa equipe de gestão para administrar eficazmente as operações da Companhia nessa segunda onda, até que tenhamos uma recuperação na demanda de viagens com o avanço da vacinação”.
Reorganização Societária Aprovada pelos Acionistas de GOL e Smiles
Em 24/03/2021, os acionistas da GOL e a maioria dos acionistas minoritários da Smiles aprovaram, em assembleia extraordinária, a proposta de reorganização societária para combinar as duas subsidiárias operacionais da Companhia: GLA (“GOL Linhas Aéreas”), a maior empresa aérea doméstica do Brasil, e Smiles, o programa líder de fidelidade e milhagem. A GOL acredita que a transação é uma etapa importante para maximizar o valor futuro. E, é importante ressaltar que, uma vez concluída a fusão, ambas as empresas estarão melhor posicionadas para aumentar suas respectivas competitividades mercadológicas e geração de caixa.
A conclusão bem-sucedida dessa transação reduzirá substancialmente os riscos que cada uma das empresas enfrenta nessa pandemia e proporcionará relevantes sinergias operacionais e financeiras. Como uma entidade combinada, a GOL será mais capaz de aperfeiçoar a gestão de receita, gerenciar de forma mais dinâmica o estoque de assentos, melhorar sua capacidade de coordenar o marketing para os Clientes e estar mais bem posicionada para otimizar os yields.
Além disso, a GOL terá condições de administrar de forma mais eficiente os custos dos negócios e terá a estrutura adequada para maximizar o fluxo de caixa das empresas combinadas. A GOL espera que as sinergias anualizadas excedam R$400 milhões, à medida em que todos os ganhos operacionais e financeiros sejam totalmente realizados. Essa fusão acompanha as mudanças no ambiente de negócios no qual a Companhia opera hoje e posiciona o Grupo GOL para maximizar valor em um ambiente operacional pós-Covid-19.
Em 25/03/2021, a Companhia anunciou por meio de sua controlada, Smiles Fidelidade S.A., a distribuição de R$500 milhões em dividendos a serem pagos em 16/04/2021. Assim, o valor da relação de troca será automaticamente ajustado, e a parcela devida em moeda corrente nacional será consequentemente reduzida. As informações para exercício da opção pela relação de troca opcional, a fixação da data base para a determinação dos acionistas que migrarão para a base acionária da GOL, assim como a data de crédito das ações e pagamento das ações preferenciais resgatáveis serão oportunamente divulgadas no respectivo aviso de confirmação.
Mantendo o Equilíbrio no Fluxo de Caixa e Administrando os Custos
Com base em premissas conservadoras e promovendo o necessário “casamento” de ativos e passivos nesse ambiente de arrefecimento de demanda, a GOL vem implementando medidas para minimizar o consumo líquido de caixa e manter o equilíbrio de seu fluxo de caixa operacional. A Companhia continua trabalhando diariamente com seus principais stakeholders para atravessar essa segunda onda de Covid-19 no Brasil.
Desde o início de 2020, a GOL amortizou mais de R$4,1 bilhões de dívidas financeiras e manteve os passivos operacionais estáveis. Isso refletirá na recuperação da solidez de sua estrutura de capital. O prazo médio de vencimento da dívida de longo prazo da Companhia, excluindo arrendamento de aeronaves e notas perpétuas, é de 3,3 anos.
A Administração da GOL honrou plenamente seus compromissos com o mercado global de capitais e a Companhia foi a única aérea da América Latina a devolver capital aos investidores em 2020. A GOL espera que essas ações continuem a defini-la, e a Companhia conta com apoio e confiança contínuos de seus stakeholders e parceiros para investir na recuperação do mercado brasileiro.
Ao mesmo tempo, a GOL continua administrando suas operações de forma eficaz para manter a liderança em custos. Durante o primeiro semestre de 2021, a GOL espera manter os custos com pessoal em sua posição reduzida, em torno de 50% dos patamares pré-pandêmicos. Tendo convertido parte significativa dos custos fixos de folha de pagamento e de frota em custos variáveis, a Companhia está bem posicionada para preservar o equilíbrio de seus custos nominais equivalentes ao nível de sua capacidade ofertada e expandir sua liderança em custos unitários.
Ajustando a Estrutura de Frota para Adequar Eficientemente a Capacidade à Menor Demanda
A gestão da frota da Companhia sempre se destacou pela flexibilidade na adequação de seu tamanho, seja por meio da antecipação de devoluções de aeronaves ou por extensão nos prazos contratuais de arrendamentos, com o objetivo de equipará-la à demanda por viagens aéreas. Durante os últimos 12 meses, a Companhia renegociou com seus parceiros lessores de aeronaves, para obter reduções nos valores de arrendamentos atuais e futuros e converter uma parcela dos pagamentos mensais de fixos para variáveis (power-by-the-hour). Os acordos da GOL estão ajustados à recuperação da demanda em 2021 e, também, representam uma efetiva economia na estrutura de custos unitários da Companhia. Esses contratos possuem valores mais baixos no médio e no longo prazos e evitam aumento de custos com acordos onerosos de diferimento, mantendo a GOL como a aérea com o menor custo operacional e endividamento de aeronaves entre seus pares locais, e com o menor compromisso em dólares por aeronave.
Do início dessa crise até o final de abril/21, a Companhia terá diminuído sua frota em 17 aeronaves Boeing 737 arrendadas, assim como reduzido em 34 aviões os recebimentos de 737 MAX previstos para 2020-2022. A Companhia encerrou o mês de março/21 com um total de 127 B737s, sendo oito B737-MAX. Com 63 aeronaves na malha, as operações aéreas diárias reduziram 31% sobre fevereiro/21, e foram equivalentes a 48% em decolagens e 52% em ASKs do realizado em março/20.
Durante o mês de março, a GOL adequou frequências à menor demanda nos seus hubs de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Salvador. Atualmente, a Companhia está operando 83% das suas rotas domésticas, uma redução de 15 p.p. em relação a fevereiro/21, que ainda representa níveis superiores aos do início de 2020. Como resultado, a GOL está bem posicionada para crescer tanto nos mercados principais como nos regionais quando a demanda por transporte aéreo retomar. Ainda em março, a GOL foi a primeira aérea brasileira a receber da ANAC a certificação com desempenho de atrito no pavimento novo da pista do aeroporto de Congonhas. Com isso, a Companhia pode operar em dias de chuva tanto as aeronaves NGs quanto os MAX com menos restrições nesse aeroporto.
Em abril/21, a GOL está adaptando sua frota e operará 50 aeronaves em sua malha para gerenciar a capacidade e os custos no período de menor demanda. Durante o mês, a Companhia está reduzindo suas operações para entre 185 e 200 voos/dia, cinco vezes maior quando comparado à “malha essencial” de abril/20. Durante o mês atual, a Companhia suspenderá temporariamente as operações nas bases de Caldas Novas (CLV), Campina Grande (CPV), Caxias do Sul (CXJ), Dourados (DOU), Jericoacoara (JJD), Londrina (LDB), Montes Claros (MOC), Sinop (OPS) e Uberlândia (UDI). A GOL permanece posicionada para aumentar sua capacidade e aeronaves em malha de forma rápida e eficiente para atender uma maior demanda por viagens aéreas, à medida que a “segunda onda” da Covid-19 se dissipar.
Executando as Melhores Práticas em Meio Ambiente, Social e Governança (“ESG”)
A Companhia incentiva a indústria aérea como um todo a enfrentar as mudanças climáticas, a desigualdade social e as questões de governança, tornando-se mais sustentável, inclusiva e transparente. Enquanto a Companhia gerencia os desafios da pandemia de Covid-19, ela busca manter seu compromisso com os mais altos padrões de ESG. A GOL é uma das líderes mundiais nos esforços para tornar o setor de aviação mais sustentável nas frentes relacionadas à neutralização nos índices de emissões de carbono e suporte às iniciativas de desenvolvimento do biodiesel como combustível alternativo. Em março, a Companhia completou 10 anos de Padrão Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol, pelos esforços voluntários em medir, entender, buscar soluções e dar transparência ao impacto ambiental das suas operações.
A GOL sempre foi pioneira em atuar para que a aviação comercial seja crescentemente mais sustentável. A Companhia proativamente reporta informações ESG relevantes para investidores de acordo com o padrão Sustainability Accounting Standards Board (“SASB”) para o setor aéreo. Neste ambiente operacional desafiador globalmente para as empresas aéreas, o compromisso dessa indústria com as iniciativas ESG é fundamental.
A GOL fornece importantes indicadores para o monitoramento do seu desempenho ESG. Em março, a Companhia apresentou Emissões Globais Brutas do Escopo 1 (mil t CO2) de 109,5, uma redução de 25,6% em relação a fevereiro/21, enquanto Combustível Total Consumido (litros, 1.000/RPK) atingiu 37,4, e as Emissões de Gases de Efeito Estufa/h voo (t CO2) foram de 7,3, diminuição de 0,6% em relação a fevereiro/21.
Alinhada à Segurança, a GOL está Preparada para uma Recuperação mais Lenta
Kakinoff concluiu: “Estamos enfrentando uma fase severa de Covid-19 no Brasil, e as indústrias de transporte aéreo e de turismo estão entre as mais fortemente impactadas. Apesar de todos os desafios que estamos enfrentando, temos agora a certeza da vacina, um cenário diferente do que vimos no ano passado.
Como membro do Movimento “Unidos pela Vacina”, temos nos dedicado às iniciativas que promovem a aceleração do processo de imunização em massa por meio do Plano Nacional de Imunização, e garantir que todos possamos atravessar essa crise, priorizando a Segurança de nossos Clientes e Colaboradores, preservando empregos e disponibilizando uma malha aérea eficiente para os necessários transportes e distribuição das vacinas”.
A Companhia prioriza que seus Clientes e Tripulantes tenham uma experiência segura e agradável durante o voo. Além dos já rígidos padrões de sanitização da aviação civil estabelecidos pelos órgãos responsáveis, alinhados com as recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), Organização Mundial da Saúde (OMS), Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a GOL atua para melhorar suas operações em todas as frentes, incluindo venda de bilhetes, atendimento ao Cliente, embarque, experiência a bordo e desembarque. A Companhia é a única aérea no Brasil a possuir uma parceria com o Hospital Albert Einstein, que certifica todos os seus procedimentos de sanitização e medidas de prevenção a Covid-19.
Em março/21, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou o balanço de 2020 do Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br com ? Transporte Aéreo, com os principais dados sobre as interações dos passageiros e companhias aéreas na plataforma referente ao total do ano de 2020. Entre as empresas aéreas que mais transportam passageiros, a GOL apresentou o índice de satisfação mais elevado, sendo também a empresa de melhor performance nos indicadores de índice de solução e os melhores índices de solução de problemas e de menor prazo médio de resposta.
“Os investimentos feitos ao longo dos anos em inovações tecnológicas, voltadas à simplificação do processo para viajar com a GOL, nossas parcerias estratégicas e nosso Time de Águias são os pilares do futuro da Companhia na indústria da aviação. Acreditamos que as pessoas desejarão voar com a empresa aérea em que mais confiam em Serviço e Segurança, durante e após a pandemia,” disse Eduardo Bernardes, Diretor Vice-presidente de Vendas e Marketing.
Principais Métricas ? Março 2021 (preliminares e não auditadas)
Liquidez |
Março/2021 |
? Fevereiro/2021 |
Liquidez total Depósitos Ativos não onerados |
R$1,9 bilhão R$2,2 bilhões R$1,3 bilhão |
-10% – – |
Consumo Líquido de Caixa |
Março/2021 |
? Fevereiro/2021 |
Entradas de caixa Saídas de caixa¹ Consumo líquido de caixa (“burn“) |
R$25 MM/dia R$(25) MM/dia – |
+13% – – |
Frota |
Março/2021 |
? Fevereiro/2021 |
Total (média) Aeronaves em operação (média) Voos por dia (média) Destinos – Total² |
127 63 245 (48% de 2020) 62 (83% de 2020) |
-1 -15 -31% -2% |
Resultados Operacionais |
Março/2021 |
? Fevereiro/2021 |
Assentos ? Doméstico & Total (000) ASK ? Doméstico & Total (milhões) Taxa de ocupação – Doméstico & Total Receita bruta consolidada (R$MM) |
1.331 1.609 71,8% 300 |
-23% -23% -9,0 p.p. -37% |
Indicadores |
Março/2021 |
? Fevereiro/2021 |
Emissões Globais Brutas do Escopo 1 (mil t CO2) Combustível Total Consumido (litros 1.000/RPK) Emissões de Gases de Efeito Estufa/h voo (t CO2) |
109,5 37,4 7,3 |
-25,6% +8,8% -0,6% |
1- Excluindo pagamento de serviço de dívida financeira;
2- Exclui destinos codeshare e interline.
Comentário 1T21 |
|
|
|
Projeções Preliminares e Não auditadas 1T21 |
|
Rotas Domésticas Atendidas (média) / % de 2019 Frota Operacional Média / % de 2019 Receita Operacional Líquida (R$ bi) / % de 2019 Margem EBITDA2 Margem EBIT2 CAPEX (R$ MM) Consumo Líquido de Caixa (R$MM/dia) Outras Receitas (carga, fidelidade, outras) Preço médio do combustível por litro Taxa média de câmbio Emissões Globais Brutas do Escopo 1 (mil t CO2) Combustível Total Consumido (litros 1.000/RPK) Emissões de Gases de Efeito Estufa/h voo (t CO2)
Receita unitária de passageiro (PRASK) CASK Ex-combustível2 Demanda Doméstico ? RPK Capacidade Doméstico ? ASK Capacidade Doméstico ? Assentos Demanda Total ? RPK Capacidade Total ? ASK Capacidade Total ? Assentos |
1T21 ~159 / 94% ~77 / 68% ~1,6 / 50% 20% – 22% 13% – 15% ~80 ~3 10% da receita R$2,84 – R$2,90 R$5,48 ~488,4 ~34,4 ~7,3
1T21 vs. 1T20 Redução de ~12% Aumento de ~21% Redução de ~36% Redução de ~35% Redução de ~43% Redução de ~44% Redução de ~44% Redução de ~47% |
1- Excluindo ganhos e perdas de variação cambial e no Exchangeable Senior Notes.
2- Excluindo despesas de depreciação e não operacionais relacionados à ociosidade de frota e dos custos relacionados a pessoal de aproximadamente R$700 milhões no 1T21 e despesas não recorrentes de aproximadamente R$87 milhões no total no 1T20.
3- Excluindo Bônus Perpétuos e Exchangeable Senior Notes.
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Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.
A GOL é uma companhia brasileira e transporta mais de 36 milhões de passageiros anualmente. Com a maior malha de transporte aéreo no país, a GOL oferece aos seus Clientes mais de 750 voos diários para mais de 100 destinos no Brasil, América do Sul, Caribe e Estados Unidos. A GOLLOG é líder no negócio de logística e transporte de cargas, e atende mais de 3.400 municípios brasileiros e chega a mais que 200 destinos internacionais em 95 países. Por sua vez, a controlada SMILES permite que mais de 16 milhões de participantes cadastrados acumulem milhas e resgatem passagens aéreas para mais de 700 localidades em todo o mundo na malha de parceiros da GOL. Com sede em São Paulo, a GOL conta com uma equipe de mais de 14 mil profissionais altamente qualificados, e opera uma frota padronizada de 127 aeronaves Boeing 737, sendo a companhia aérea líder no mercado doméstico e com um histórico de segurança de 20 anos. A GOL investiu bilhões de reais em instalações, produtos e serviços e tecnologia para melhorar a experiência do cliente no ar e em terra. As ações da GOL são negociadas na B3 (GOLL4) e na NYSE (GOL). Para mais informações, visite www.voegol.com.br/ri.
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Medidas Não Contábeis
Consistentemente com práticas de mercado, a GOL divulga medidas não contábeis (não-GAAP) que não são reconhecidas sob IFRS ou outros padrões contábeis, inclusive “Dívida Líquida”, “Dívida Líquida Ajustada”, “Liquidez Total” e “EBITDA”. A administração da Companhia acredita que a divulgação destas medidas não contábeis fornece informações úteis para seus investidores, analistas de mercado e o público em geral para comparar seu desempenho operacional com o de outras companhias no mesmo e em outros setores. Entretanto, estas medidas não contábeis não têm significados e metodologias padronizados e podem não ser diretamente comparáveis com métricas de nome igual ou similar publicadas por outras companhias. Potenciais investidores não devem basear sua decisão de investimento em informações não contábeis como um substituto para as medidas contábeis como rentabilidade ou liquidez.
FONTE GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.
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