PR Newswire Internacional
PR NEWSWIRE – INTERNACIONAL :: Estudo comprova efetividade da vacina do HPV contra câncer invasivo
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 10 de novembro de 2020
Estudo comprova efetividade da vacina do HPV contra câncer invasivo
Estudo populacional de vida real demostra que o risco de desenvolver câncer de colo do útero reduziu 88% nas mulheres vacinadas antes dos 17 anos, em comparação às não imunizadas1
PR Newswire
SÃO PAULO, 10 de novembro de 2020
A pesquisa de larga escala demonstrou que as mulheres imunizadas contra o HPV têm um risco significativamente menor de desenvolver câncer de colo do útero, sendo aquelas vacinadas durante a adolescência as mais beneficiadas. Houve uma redução de 88% do risco de desenvolver câncer de colo do útero invasivo nas jovens imunizadas antes dos 17 anos e de 53% naquelas imunizadas entre os 17 e os 30 anos de idade, quando comparadas com as não vacinadas. O câncer cervical foi diagnosticado em 19 mulheres vacinadas e em 538 mulheres não vacinadas durante o período do estudo. Os pesquisadores explicam que mulheres que foram vacinadas quando meninas provavelmente tiveram melhor proteção porque foram imunizadas antes de serem expostas ao HPV através da atividade sexual¹.
Os resultados estão tendo grande repercussão e foram recebidos pela comunidade médica e científica como um marco significativo na luta pela eliminação do câncer cervical. “O estudo é significativo porque, embora pesquisas anteriores tenham mostrado repetidamente que a vacina do HPV protege contra a infecção do papilomavírus humano, verrugas genitais e lesões pré-cancerosas, ainda não havia comprovação em vida real de que a vacina realmente previne o câncer cervical invasivo. Esta é a primeira vez que foi demonstrado em nível populacional que a vacinação contra o HPV é protetora não apenas contra as mudanças celulares que podem ser precursoras do câncer de colo do útero, mas também contra o câncer”, destaca a pesquisadora do Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Luísa Villa.
Com aproximadamente 570 mil casos novos por ano no mundo o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Ele é responsável por 311 mil óbitos por ano, sendo a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres1. No Brasil, em 2020, são esperados 16.710 casos novos. É a terceira localização primária de incidência e a quarta de mortalidade por câncer em mulheres no país, com 6.526 óbitos registrados em 2018².
De acordo com estudo POP-Brasil, projeto realizado pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), em parceria com o Ministério da Saúde, a infecção é muito comum em jovens brasileiros. Sabe-se que, entre os jovens de 16 a 25 anos 53.6% estão infectados por algum tipo de HPV, sendo que o HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer presente em 35,2% dos participantes. A prevalência de HPV geral na população feminina pesquisada foi de 54,6% e na masculina, de 51,8%³.
Quanto mais cedo, maior a eficácia na prevenção do câncer
“A vacinação é mais eficiente quando aplicada em meninas e meninos, antes da atividade sexual”, afirma Luísa Villa. Os estudiosos, completa, observaram uma redução maior quando a vacinação ocorreu nas meninas a partir dos 10 anos de idade, na comparação com a faixa etária entre 17 e 30 anos de idade. “Apesar de existir benefício em diferentes faixas etárias, a efetividade é indiscutível quando a vacinação é realizada em meninos e meninas mais jovens”, reflete acerca da publicação.
No Brasil, a vacina contra o HPV é distribuída gratuitamente pelo SUS para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacinação gratuita no posto de saúde ainda está disponível para pessoas que vivem com HIV e pacientes transplantados na faixa etária de 9 a 26 anos4.
Adultos que não foram imunizados também podem decidir receber a vacina após conversar com seu médico sobre o risco de novas infecções por HPV e os benefícios da vacinação5. Estimativas apontam que a probabilidade de infecção em algum momento da vida é de 91,3% para homens e 84,6% para mulheres. Mais de 80% das pessoas de ambos os sexos contraem o vírus antes dos 45 anos6.
A pesquisadora Luísa Villa ainda informa que também é importante fazer o rastreamento da população. “É relevante considerar que as mulheres devem ser acompanhadas de maneira preventiva, com exames como o Papanicolau e, mais recentemente, com os testes de HPV para aquelas que, por ventura, sejam infectadas e/ou possam vir a desenvolver lesões precursoras ou o próprio câncer recebam assistência adequada”, finaliza a especialista.
O que é o HPV
Sigla em inglês para Papilomavírus Humano (Human Papiloma Virus – HPV). Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais cerca de 40 podem infectar o trato genital. Destes, aos menos 12 são de alto risco e podem provocar câncer (oncogênicos) e outros podem causar verrugas genitais4.
O HPV também pode causar o câncer cervical e outras lesões, incluindo as de vulva, vagina, pênis ou ânus. Também pode causar câncer no fundo da garganta, incluindo a base da língua e as amígdalas (chamadas de câncer de orofaringe). Não há como saber quais pessoas com HPV desenvolverão câncer ou outros problemas de saúde, por isso a importância de rastrear com exames médicos a população4.
Sobre a MSD
Por mais de 125 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. MSD é o nome pelo qual é conhecida a Merck & Co. Inc. fora dos Estados Unidos e do Canadá, cuja sede fica em Kenilworth (New Jersey, EUA). Demonstramos nosso compromisso com os pacientes e com a saúde da população, aumentando o acesso aos serviços de saúde por meio de políticas, programas e parcerias de longo alcance. Hoje, a MSD continua na vanguarda da pesquisa para prevenir e tratar doenças que ameaçam pessoas e animais ? incluindo câncer, doenças infecciosas como HIV e Ebola e doenças animais emergentes ? pois aspiramos ser a principal empresa biofarmacêutica intensiva em pesquisa no mundo. Para mais informações, visite http://www.msd.com/ e conecte-se conosco no Twitter, LinkedIn e YouTube.
Sobre a MSD no Brasil
Presente no Brasil desde 1952, a MSD conta com mais de 1,9 mil funcionários no país, nas divisões de Saúde Humana, Saúde Animal e Pesquisa Clínica. Para mais informações, acesse https://www.msd.com.br e conecte-se conosco no Facebook, LinkedIn e YouTube.
Referências:
- HPV Vaccination and the Risk of Invasive Cervical Cancer. Jayao Lei et al. N Engl J Med 2020;383:1340-8. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1917338?query=featured_home . Acesso em 06 OUT 2020.
- Instituto Nacional de Câncer. Controle do câncer do colo do útero. Conceito e Magnitude. Disponível em: https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-do-colo-do-utero/conceito-e-magnitude. Acesso em 08 OUT 2020
- Wendland, E.M., Villa, L.L., Unger, E.R. et al. Prevalence of HPV infection among sexually active adolescents and young adults in Brazil: The POP-Brazil Study. Sci Rep 10, 4920 (2020). https://doi.org/10.1038/s41598-020-61582-2
- Ministério da Saúde. HPV: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Disponível em: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/hpv. Acesso em 15 MAI 2020.
- Centers for DiseaseControl and Prevention (CDC). Genital HPV Infection: FactSheet. Disponível em: https://www.cdc.gov/std/hpv/stdfact-hpv.htm. Acesso em 15 MAI 2020.
- Chesson et al. The Estimated Lifetime Probability of Acquiring Human Papillomavirus in the United States, Sexually Transmitted Diseases: November 2014-Volume 41-Issue 11-p660-664. Disponível em: https://journals.lww.com/stdjournal/Fulltext/2014/11000/The_Estimated_Lifetime_Probability_of_Acquiring.4.aspx e acessado em 15 MAI 2020.
Contatos à Imprensa |
Paloma Costoya (11) 99745 9999 ou paloma.costoya@ketchum.com.br |
FONTE MSD
PR NEWSWIRE
Leia também
-
PR Newswire Internacional Bayer marca presença na Expodireto Cotrijal com sementes adaptadas e fungicida inédito
6 de março de 2023PR NEWSWIRE Bayer marca presença na Expodireto Cotrijal com sementes adaptadas e fungicida inédito PR Newswire SÃO PAULO, 6 de março de 2023 Visitantes podem ver avanços em soja, milho,
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional Setembro Dourado: A.C.Camargo Cancer Center reforça a importância do diagnóstico precoce de câncer infantojuvenil
23 de setembro de 2024Setembro é o mês de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que no próximo triênio (2023/2025), o Brasil
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional PR NEWSWIRE – INTERNACIONAL :: GOL anuncia Aviso aos Acionistas
25 de março de 2021GOL anuncia Aviso aos Acionistas Informações sobre a Reorganização Societária PR Newswire SÃO PAULO, 25 de março de 2021 SÃO PAULO, 25 de março de 2021 /PRNewswire/ — GOL LINHAS AÉREAS
Saiba Mais