NAvegue pelos canais

PR Newswire Internacional

Por meio de curso de formação em gastronomia sustentável, projeto social distribui 800 marmitas por dia na periferia de São Paulo

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 30 de agosto de 2023

PR NEWSWIRE

Mais de 300 mil pessoas já foram beneficiadas desde o começo da ação social, que iniciou junto com a pandemia. As refeições também levam em consideração a saúde de quem recebe o alimento

SÃO PAULO, 30 de agosto de 2023 /PRNewswire/ — Mais de 800 pessoas em situação de vulnerabilidade social da periferia de São Paulo recebem, todos os dias, uma refeição cheia de nutrientes. A marmitinha, feita por ex-alunos, contratados do Instituto Capim Santo, leva em consideração a qualidade, o sabor, o equilíbrio e a sustentabilidade. Nela, há variedade de vegetais, temperos naturais, teor balanceado de carboidrato, proteína e gorduras, uso integral dos alimentos e respeito à sazonalidade.

A iniciativa faz parte do Projeto Pare com a Fome, que se baseia em um ecossistema completo de impacto social. Funciona da seguinte maneira: o Instituto Capim Santo, organização não governamental, que atua no empoderamento e mobilidade social de pessoas em situação de vulnerabilidade por meio da democratização da gastronomia sustentável, oferece uma formação gratuita em gastronomia para pessoas de baixa renda.

Essas pessoas aprendem desde o básico da cozinha, como técnicas de corte e temperos, até questões mais avançadas, sempre tendo como norte a cozinha sustentável, que evita o desperdício de alimentos e evoca uma alimentação balanceada. No cardápio, opções como: arroz, farofa de beterraba e feijão branco com linguiça.

“Esses estudantes aprendem muito mais do que como preparar pratos saborosos, nutritivos e que valorizam a identidade local. As formações são espaço de troca de experiências, histórias e conexões para o empoderamento e o crescimento pessoal e profissional dessas pessoas. 

Os alunos saem mais conscientes das suas próprias habilidades, seja na gastronomia ou em outra área. Os aprendizados são para a vida”, explica Luccio Oliveira, presidente do Instituto Capim Santo.

Com o curso, além de obter conhecimento, empoderamento pessoal e possibilidade de obtenção de renda, esses novos cozinheiros também ajudam a combater a fome por meio do projeto Pare Com A fome, no qual o Instituto doa refeições para ONGs que atendem pessoas que precisam do alimento. Mais de 300 mil pessoas já foram beneficiadas com essas doações, desde o início da pandemia.

Em São Paulo, a cozinha do projeto está instalada na Zona Oeste, com uma equipe de 5 alunos formados do Instituto Capim Santo. Todos os dias, 800 marmitas são distribuídas, de segunda a sexta no horário do almoço, para ONGs parceiras distribuídas no Capão Redondo, Embu das Artes, Taboão da Serra e Jardim D’Lago. Em julho, mais de 13.160 marmitas foram entregues para 4 ONG’s. 

Sobre o Instituto Capim Santo

Criada em 2010 pela chef Morena Leite, o Instituto Capim Santo é uma organização não governamental que promove a democratização da gastronomia como ferramenta para gerar empoderamento e mobilidade social para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com unidades nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Trancoso e Itacaré, com dois grandes projetos, Cozinha do Amanhã e Amor que Nutre, a organização já formou mais de 1.800 alunos na área da gastronomia social e sustentável, que considera a identidade brasileira na gastronomia, o valor nutricional dos alimentos, o combate ao desperdício, o diálogo com pequenos produtores, entre outros pilares. Também atua em rede com ONGs parcerias para mitigar a fome, onde já distribuiu mais de 300 mil marmitas.

“A nossa fome é de contribuir para que todos os seres humanos tenham uma oportunidade para se desenvolver como cidadãos inteiros e independentes”

Para saber mais, acesse www.institutocapimsanto.org.br.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2197144/1.jpg

FONTE Instituto Capim Santo

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe