PR Newswire Internacional
O Presidente da COP28 convida as Partes a conduzir e entregar o Consenso dos Emirados Árabes Unidos
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 11 de novembro de 2024
PR NEWSWIRE
“Ao entregar o histórico Consenso dos Emirados Árabes Unidos, realizamos o que muitos pensavam ser impossível”, disse o Dr. Al Jaber em uma cerimônia que marcou a transferência oficial da Presidência para Sua Excelência Mukhtar Babayev.
Os negociadores da COP28 “provaram que o multilateralismo pode mover o mostrador e fazer a diferença”, disse ele aos delegados. “No final, a determinação venceu a dúvida e seu trabalho duro valeu a pena, primeiro após o progresso climático.”
O Dr. Al Jaber disse que, COP29 da COP29 ser realizada em um momento de complexidade e conflito, “os Emirados Árabes Unidos sempre escolherão parcerias em vez de polarização, diálogo em vez de divisão e paz em vez de provocação”.
Em seu discurso, o presidente cessante disse que ficou “humilde com a experiência” e agradeceu às muitas pessoas que ajudaram a entregar o “histórico, abrangente e inovador Consenso dos Emirados Árabes Unidos”, incluindo Sua Alteza Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Presidente dos Emirados Árabes Unidos, e toda a liderança dos Emirados Árabes Unidos.
Desde a sua criação na COP28 no ano passado, o Consenso dos Emirados Árabes Unidos surgiu como o ponto de referência para a ambição climática global e o desenvolvimento sustentável. Ele contém uma série de inovações em toda a agenda climática, incluindo um acordo sobre uma transição energética justa, ordenada e equitativa e metas para triplicar a capacidade de energia renovável, dobrar a eficiência energética e acabar com o desmatamento até o final da década.
“O progresso não terminou quando o martelo caiu no Consenso dos Emirados Árabes Unidos”, disse o Dr. Al Jaber. “Nos meses que se seguiram ao fim da COP28, as iniciativas que lançamos ganharam ritmo.” Até o momento, 55 empresas aderiram à Carta de Descarbonização de Petróleo e Gás (OGDC), cobrindo 44% da produção global de petróleo. O OGDC é “a parceria mais abrangente do setor privado sobre descarbonização até o momento”, disse ele.
Destacando a importância da colaboração, o Dr. Al Jaber fez referência a uma cúpula realizada no início deste mês em Abu Dhabi, que reuniu líderes em clima, energia, inteligência artificial e em um esforço integrado para impulsionar o crescimento de baixo carbono.
“Quando os setores trabalham juntos, podemos elevar as economias e reduzir as emissões. Podemos fazer progressos climáticos e socioeconômicos, e podemos transformar as declarações no papel em ações decisivas no terreno “, disse ele.
Também foram feitos progressos nas finanças, com as Filipinas sendo nomeadas como o país anfitrião do Conselho do Fundo de Resposta a Perdas e Danos. O presidente da COP28 pediu às Partes que contribuíssem com o fundo, que foi operacionalizado e capitalizado na COP28 no ano passado. Até o momento, mais de US $ 850 milhões foram prometidos ao fundo e os acordos de financiamento da Altera, o maior fundo de investimento com foco no clima do mundo também lançado na COP28, colocaram US $ 6,5 bilhões com investidores de impacto – “um modelo que deve ser construído”, disse o Dr. Al Jaber.
Na COP29, as Partes devem entregar uma Nova Meta Quantificada Coletiva sobre financiamento climático que seja ”robusta e capaz de implementar totalmente o Consenso dos Emirados Árabes Unidos”, disse o Dr. Al Jaber.
“Na COP28, abrimos novos caminhos e estabelecemos muitos precedentes”, disse ele aos delegados. Uma das mais importantes é a Troika das Presidências da COP – um novo “mecanismo de impulso” que une as Presidências da COP28, COP29 e COP30.
A Troika continuará a mobilizar plataformas multilaterais, da ONU ao G20, para “solidificar o legado do Consenso dos Emirados Árabes Unidos”, disse o Dr. Al Jaber, pedindo a todas as Partes que sigam o roteiro estabelecido para manter 1,5°C ao alcance.
O Dr. Al Jaber encerrou seu discurso com um chamado à ação e algumas palavras de conselho para o novo presidente da COP29, Sua Excelência Babayev. Ele disse: “O consenso que alcançamos em Dubai foi histórico. No entanto, a história nos julgará por nossas ações, não por nossas palavras… Deixe a positividade prevalecer e deixe-a alimentar o processo. Deixe as ações falarem mais alto do que as palavras. Deixe os resultados durarem mais que a retórica e lembre-se, somos o que fazemos, não o que dizemos.”
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/o-presidente-da-cop28-convida-as-partes-a-conduzir-e-entregar-o-consenso-dos-emirados-arabes-unidos-302301112.html
FONTE COP28
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Internacional Casa LG apresenta conexão entre tecnologia e humanidade durante a CASACOR 2023
11 de julho de 2023PR NEWSWIRE O projeto assinado pelo escritório BC Arquitetos, de Bruno Carvalho e Camila Avelar, destaca uma visão arquitetônica afetiva e sensorial com os produtos inovadores da LG SÃO
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional Com falta de mão de obra qualificada no exterior, Froneri Brasil capacita talentos e exporta para Estados Unidos e Reino Unido
1 de dezembro de 2022PR NEWSWIRE Com falta de mão de obra qualificada no exterior, Froneri Brasil capacita talentos e exporta para Estados Unidos e Reino Unido PR Newswire RIO DE JANEIRO, 1 de dezembro de 2022 Em 2022, a
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional GOL divulga os resultados prévios de tráfego de Abril de 2023
5 de maio de 2023PR NEWSWIRE SÃO PAULO, 5 de maio de 2023 /PRNewswire/ — A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (B3: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia aérea doméstica do Brasil, anuncia os números
Saiba Mais