NAvegue pelos canais

PR Newswire Internacional

Novo relatório DDP apela a uma “cooperação internacional inovadora” para atingir os objetivos do Acordo de Paris, com o início da COP28 esta semana

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 3 de dezembro de 2023

PR NEWSWIRE

PARIS, 3 de dezembro de 2023 /PRNewswire/ — As abordagens tradicionais à cooperação internacional são insuficientes para alcançar os objetivos do Acordo de Paris e devem começar a surgir soluções inovadoras, de acordo com um novo relatório publicado pela iniciativa Deep Decarbonization Pathways (DDP).

Os países do hemisfério sul são ambiciosos, tendo em conta as suas capacidades, mas precisam de acelerar as suas transições para as zero emissões, atingindo simultaneamente os objetivos de desenvolvimento.

Uma inovação fundamental seria colocar as necessidades dos países no centro dos processos de cooperação internacional. A representação dos países deve ser assegurada desde o início e em todas as fases da conceção de soluções de cooperação.

Só conseguiremos atingir o objetivo do Acordo de Paris se todos os países fizerem mais. Para os países do hemisfério sul, a adoção de medidas climáticas mais ambiciosas e a prossecução do desenvolvimento dependem de as inovações na cooperação internacional permitirem dar prioridade às necessidades dos países“, afirmou Henri Waisman, diretor da iniciativa DDP.

O relatório propõe inovações concretas na cooperação internacional em três setores.

O setor siderúrgico pode transformar-se de uma forma que contribua para uma descarbonização global profunda, apoie o emprego local e a industrialização nos países em desenvolvimento e mantenha a competitividade dos atuais produtores. Isto pode acontecer com uma abordagem revista da atual distribuição de incentivos, das cadeias de valor internacionais e do comércio na produção primária de aço.

As mudanças no transporte nacional de mercadorias – produzir bens de forma mais sustentável e mais próxima dos consumidores, desenvolver melhores vias-férreas e infraestruturas multimodais e tornar os serviços ferroviários mais competitivos do que os serviços rodoviários – contribuem para o desenvolvimento e para uma descarbonização profunda. Para que estas mudanças se concretizem, é necessário direcionar o financiamento internacional para as indústrias e as infraestruturas de transportes e alterar os acordos comerciais.

O setor da agricultura e de utilização dos solos deve ter em conta os objetivos em matéria de mitigação, adaptação e resiliência, biodiversidade, segurança alimentar e meios de subsistência rurais. Esta abordagem holística exige a melhoria da governação do sistema de utilização dos solos, a promoção da partilha de ensinamentos sobre as políticas e a sua aplicação, e a implementação de novos mecanismos financeiros e acordos comerciais para incentivar a recuperação de florestas ou pastagens degradadas, a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e utilizações mais diversificadas dos solos, como a agrossilvicultura.

“Precisamos de uma cooperação internacional inovadora para cumprir os objetivos do Acordo de Paris. A COP28 deve enviar uma mensagem política clara e catalisar mudanças técnicas e organizacionais, em todos os setores e em todos os países. É uma questão de confiança entre o Norte e o Sul e de eficácia na luta contra as catástrofes climáticas”, afirmou Sebastien Treyer, Diretor Executivo do IDDRI.

Logo: https://mma.prnewswire.com/media/2290413/DDP_Logo.jpg

Contact:
Renee Karunungan
renee.karunungan@sciencespo.fr 
https://ddpinitiative.org/ddp-annual-report-2023/

FONTE IDDRI – Deep Decarbonization Pathways Initiative

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe