PR Newswire Internacional
Natura &Co tem alta de 26% da receita no 1º trimestre, com forte crescimento das vendas digitais e salto de mais de 400% do Ebitda
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 12 de maio de 2021
PR NEWSWIRE
Natura &Co tem alta de 26% da receita no 1º trimestre, com forte crescimento das vendas digitais e salto de mais de 400% do Ebitda
Entre os destaques, estão também a bem-sucedida emissão de US$ 1 bilhão em títulos atrelados a metas de sustentabilidade e aumento das sinergias a serem obtidas com Avon para entre US$ 350 milhões a US$ 450 milhões
PR Newswire
SÃO PAULO, 12 de maio de 2021
A receita líquida consolidada no primeiro trimestre foi de R$ 9,5 bilhões, alta de 25,8% em Reais e 8,1% em moeda constante, com crescimento das vendas em moeda brasileira nas quatro icônicas marcas de beleza que fazem parte do grupo. O Ebtida reportado aumentou 470,7%, para R$ 829,1 milhões, com alta de 6,9 pontos percentuais da margem, para 8,8%. O Ebitda ajustado, que exclui os custos de transformação e os efeitos relacionados à aquisição da Avon, teve alta de 68,5% no período, para R$ 963,2 milhões, com margem de 10,2% (alta de 2,6 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre de 2020).
A forte performance observada no primeiro trimestre do ano foi impulsionada pelo crescimento das vendas digitais (via social selling e e-commerce) em todas as marcas. Considerando o desempenho total do grupo, as vendas on-line aumentaram 166%. Na Natura, as vendas digitais tiveram alta de 253%, enquanto na Avon o crescimento também foi de três dígitos, em 132% (considerando as operações globais, que incluem América Latina). As vendas digitais da Aesop dobraram, com alta de 102% no trimestre, e agora representam 29% de todo o seu faturamento. A The Body Shop continuou sua bem-sucedida jornada de expansão dos canais de e-commerce e venda direta, que tiveram avanço de 119% e 251%, respectivamente. Combinados, esses dois canais já representam metade das vendas do negócio. O uso dos aplicativos para incrementar as vendas das consultoras e representantes também ganhou tração, com alta de 175% das vendas por meio do catálogo virtual da Avon, considerando a operação global. Considerando a marca Natura na América Latina, o número médio de consultoras que compartilham conteúdos aumentou mais de 350%, e os pedidos por meio das mais de 1,3 milhão de lojas virtuais das consultoras na região cresceram 80% na comparação com igual período de 2020.
O grupo Natura &Co também avançou em sua integração com a Avon, com a adoção de um novo modelo comercial. No “Investor Day”, em abril, Natura &Co também anunciou o aumento da estimativa de sinergias a serem obtidas com o negócio em US$ 50 milhões, para a faixa entre US$ 350 milhões e US$ 450 milhões até 2024.
Em maio, Natura &Co concluiu ainda a bem-sucedida emissão de US$ 1 bilhão em títulos atrelados a metas de sustentabilidade. A emissão foi realizada por sua subsidiária, Natura Cosméticos S.A. (“Natura”), com garantia de Natura &Co Holding S.A. Com a operação, a Natura se comprometeu com dois indicadores materiais de performance ambiental, a serem cumpridos até o fim do ano de 2026: i) reduzir intensidade relativa das emissões de gases de efeito estufa em 13%, considerando escopos 1, 2 e 3; e ii) atingir 25% de plástico reciclado pós-consumo (“PRPC”) em embalagens que contenham este material. Estas metas estão alinhadas com o Compromisso com a Vida, visão de sustentabilidade do grupo para 2030, e reforçam o empenho da organização para enfrentar a crise climática global e avançar rumo à circularidade total.
“Natura &Co teve mais um trimestre de fortes resultados nos três primeiros meses de 2021, apesar do ambiente persistentemente desafiador, mais uma vez demonstrando a força de seu modelo multicanal, de relação direta com o consumidor. Todas as nossas marcas e negócios tiveram expansão em Reais no período, e nossa crescente ênfase nas vendas digitais e on-line permitiu que, mais uma vez, superássemos o mercado global de CFT. A recente conclusão bem-sucedida de emissão de US$ 1 bilhão em títulos atrelados a claras e ambiciosas metas de sustentabilidade também evidencia a consistência do grupo, ao alinhar metas financeiras e ambientais”, afirma Roberto Marques, presidente executivo do Conselho de Administração e CEO de Natura &Co.
Considerando as unidades de negócio do grupo, Natura &Co América Latina registrou crescimento de 24,6% da receita líquida no primeiro trimestre. A marca Natura teve alta de 29,6% da receita em Reais, com forte expansão tanto no Brasil (+12,6%) quando na América Hispânica (+60,4%). A receita líquida da marca Avon na região aumentou 20% em Reais, sendo que a forte expansão na América Hispânica, de 35,1%, mais do que compensou a retração de 2,8% no Brasil. O Ebitda ajustado cresceu 119,2%, para R$ 630,3 milhões, com margem de 12,2%, crescimento de 6,9 pontos percentuais. A clara liderança do grupo Natura &Co no mercado de CFT da região também foi confirmada pela Euromonitor, que mostrou que a participação de mercado do grupo alcançou 12,5%, alta de 0,7% em relação ao ano anterior, sendo que no Brasil a participação alcançou 17%, 1 ponto percentual a mais do que em 2019.
Na Avon Internacional, o primeiro trimestre foi de crescimento de 11,4% da receita em Reais, com ganhos de participação em seus oito principais mercados, incluindo o Reino Unido. O Ebitda ajustado foi de R$ 97,4 milhões, com 4,1% de margem (retração de 0,7 ponto percentual), como reflexo do impacto da pandemia em categorias-chave, notadamente na Europa, além de investimentos estratégicos em áreas como digital e comercial, para acelerar o crescimento futuro.
A The Body Shop, por sua vez, teve mais um forte trimestre, com alta de 47,7% da receita líquida em Reais. O negócio foi bem-sucedido em compensar os efeitos da pandemia sobre o varejo, especialmente na Europa, em função da aceleração das vendas nos canais de venda direta e e-commerce. O Ebitda no primeiro trimestre foi de R$ 194,2 milhões, com margem de 14,7% (redução de 0,3 ponto percentual).
A Aesop também teve mais um trimestre de excelente desempenho, com crescimento de dois dígitos das vendas e da lucratividade em Reais. A receita líquida avançou 71,9% no primeiro trimestre, com expansão em todas as regiões, apesar do fechamento de lojas na Europa, Canadá e em partes da Austrália. A excelente performance na Ásia e fortes aumentos das vendas digitais mais do que compensaram esses efeitos. O Ebitda mais do que dobrou, para R$ 156,6 milhões, com margem de 26,7%, alta de 3,9 pontos percentuais em relação a igual período do ano anterior.
Sobre Natura &Co
Natura &Co é um grupo global de cosméticos, multimarca e multicanal,que inclui Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. Em 2020, o grupo registrou receita líquida de R$ 36,9 bilhões. Os quatro negócios que compõem o grupo estão empenhados em gerar impactos econômicos, sociais e ambientais positivos. Há 130 anos, a Avon é sinônimo de mulher: oferecendo produtos de beleza inovadores e de qualidade que são vendidos principalmente para mulheres, pelas mulheres. Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira do segmento de cosméticos e higiene pessoal, líder em vendas diretas. Fundada em 1976 em Brighton, na Inglaterra, por Anita Roddick, The Body Shop é uma marca global de beleza que busca fazer diferença positiva no mundo. A marca de beleza australiana Aesop foi fundada em 1987 com o objetivo de criar uma linha de produtos superlativos para a pele, o cabelo e o corpo.
FONTE Natura &Co
Leia também
-
PR Newswire Internacional Treinamentos especializados atendem crescente demanda por qualificação profissional no processo de automação
25 de maio de 2021PR NEWSWIRE Treinamentos especializados atendem crescente demanda por qualificação profissional no processo de automação ABB tem cursos de preparação de profissionais que atuarão em células
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional PR NEWSWIRE – INTERNACIONAL :: Café de Capitólio/MG é o melhor da safra 2020 da Cooxupé
29 de outubro de 2020Café de Capitólio/MG é o melhor da safra 2020 da Cooxupé Lote foi campeão do Programa Especialíssimo da cooperativa, que premia os cooperados que produziram café arábica de maior qualidade PR
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional PR NEWSWIRE – INTERNACIONAL :: Appy Pie AppMakr Possibilita Clientes Criarem Aplicativos iPhone e Android em Poucos Passos
21 de dezembro de 2020Appy Pie AppMakr Possibilita Clientes Criarem Aplicativos iPhone e Android em Poucos Passos PR Newswire BRASÍLIA, Brazil, 21 de dezembro de 2020 BRASÍLIA, Brazil, 21 de dezembro de 2020 /PRNewswire/
Saiba Mais