PR Newswire Internacional
Menarini Group apresenta resultados atualizados da Fase 3 do estudo EMERALD no SABCS 2002, demonstrando que o elacestrante aumenta a SSP com a duração de inibidores CDK4/6i anteriores em ambiente metastático ER+, HER2-
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 1 de dezembro de 2022
PR NEWSWIRE
Menarini Group apresenta resultados atualizados da Fase 3 do estudo EMERALD no SABCS 2002, demonstrando que o elacestrante aumenta a SSP com a duração de inibidores CDK4/6i anteriores em ambiente metastático ER+, HER2-
PR Newswire
FLORENÇA, Itália, 1 de dezembro de 2022
- O elacestrante demonstrou uma sobrevida sem progressão (SPP) mais longa do que a terapia endócrina convencional, com medianas de até 8,6 meses e uma associação clara à duração de tratamentos anteriores com inibidores CDK4/6
- Os efeitos colaterais do elacestrante foram gerenciáveis e consistentes com os resultados apresentados anteriormente
- Os resultados demonstram que o elacestrante tem o potencial de se tornar um novo padrão de tratamento como uma opção de sequenciamento endócrino em monoterapia, em casos de câncer de mama avançado ou metastático ER+, HER2-, após progressão com CDK4/6i
FLORENÇA, Itália, 1 de dezembro de 2022 /PRNewswire/ — O Menarini Group (“Menarini”), uma empresa privada italiana que desenvolve produtos farmacêuticos e de diagnóstico, e a Stemline Therapeutics (“Stemline”), uma subsidiária integral do Menarini Group, apresentarão – durante o Simpósio de Câncer de Mama de San Antonio (SABCS), que será realizado de 6 a 10 de dezembro – dados adicionais da Fase 3 do estudo EMERALD (NDI03778931) sobre o elacestrante, um inibidor seletivo do receptor de estrogênio oral, ainda em fase experimental.
O EMERALD é um estudo de registro de Fase 3 que demonstrou que o elacestrante oferece uma sobrevida sem progressão (SPP) estatisticamente significativa quando comparado com monoterapias convencionais (fulvestranto, letrozol, anastrozol, exemestano), atendendo a ambos os desfechos primários em todos os pacientes e em pacientes com mutações ESR1 (ESR1-mut), após progressão com inibidores CDK4/6 anteriores (CDK4/6i), em casos de câncer de mama ER+, HER2- avançado ou metastático.
Uma análise post-hoc dos resultados de SSP no estudo EMERALD, com base na duração do uso anterior de inibidores CDK4/6i, revela resultados clinicamente significativos em favor da monoterapia com elacestrante, tanto na população total de pacientes quanto em pacientes com ESR1-mut. O aumento da duração dos inibidores CDK4/6i anteriores em pacientes metastáticos foi positivamente associado a uma SSP mais longa com o elacestrante, mas não com terapias convencionais.
No caso de pacientes expostos a inibidores CDK4/6i doze ou mais meses antes da randomização do estudo EMERALD, o elacestrante alcançou os seguintes resultados:
- Na população de todos os pacientes, uma SSP mediana de 3,8 meses com o elacestrante, enquanto as terapias convencionais apresentam uma mediana de 1,9 meses – uma redução de 39% no risco de progressão ou morte (HR=0,61 95% CI: 0,45-0,83)
- Na população de pacientes com ESR1-mut, uma SSP mediana de 8,6 meses com o elacestrante, enquanto as terapias convencionais apresentam uma mediana de 1,9 meses – uma redução de 59% no risco de progressão ou morte (HR=0,41 95% CI: 0,26-0,63)
Na população de pacientes expostos a inibidores CDK4/6i dezoito ou mais meses antes da randomização do estudo EMERALD, o elacestrante alcançou os seguintes resultados:
- Na população de todos os pacientes, uma SSP mediana de 5,5 meses com o elacestrante, enquanto as terapias convencionais apresentam uma mediana de 3,3 meses – uma redução de 30% no risco de progressão ou morte (HR=0,70 95% CI: 0,48-1,02)
- Na população de pacientes com ESR1-mut, uma SSP mediana de 8,6 meses com o elacestrante, enquanto as terapias convencionais apresentam uma mediana de 2,1 meses – uma redução de 53% no risco de progressão ou morte (HR=0,47 CI: 0,20-0,79).
Os dados de segurança atualizados foram consistentes com os resultados anteriores. A maioria dos eventos adversos (EA), incluindo a náusea, foi de grau 1 e 2, e apenas 3,4% e 0,9% dos pacientes interromperam a terapia experimental devido a um EA com o elacestrante e com terapias convencionais, respectivamente. Uma baixa porcentagem de pacientes recebeu um antiemético; 8,0% no caso do elacestrante, 3,7% no caso do fulvestranto e 10,3% no caso de AI, respectivamente. Não foi observado qualquer sinal de segurança hematológica e nenhum paciente em nenhum dos dois braços de tratamento teve bradicardia sinusal.
Virginia Kaklamani, médica, doutorada, oncologista médica de mama e professora de medicina (Departamento de Saúde da Universidade do Texas – San Antonio, MD Anderson Cancer Center), comentou: “Os resultados mostram que, quando utilizado como agente único, o elacestrante tem uma SSP mediana de até 8,6 meses, baseada na duração da terapia anterior com inibidores CDK4/6, oferecendo um perfil de segurança gerenciável e a conveniência de um fármaco oral. Isso sugere que o elacestrante tem o potencial de se tornar um novo padrão de tratamento, como uma opção de sequenciamento endócrino em monoterapia, em casos de câncer de mama avançado ER+, HER2-, após progressão com inibidores CDK4/6i, antes de passar para terapias combinadas”.
“Os resultados destacam também o potencial do elacestrante de mudar o paradigma de tratamento do câncer de mama ER+, HER2- avançado ou metastático. O elacestrante está sendo analisado prioritariamente pela Agência de Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA), com data estimada para o PDUFA a 17 de fevereiro de 2023”, comentou Elcin Barker Ergun, diretor do Menarini Group.
Abaixo está uma lista completa das principais apresentações do Menarini Group no SABCS.
Nome do Autor Principal |
Número e Título do Resumo |
Detalhes da Apresentação |
V. Kaklamani |
GS3-01. EMERALD Phase 3 trial of elacestrant versus standard of care endocrine therapy in patients with ER+, HER2- metastatic breast cancer: Updated results by duration of prior CDK4/6i in metastatic setting [Fase 3 do ensaio EMERALD, comparando o elacestrante com terapia endócrina convencional em pacientes com câncer de mama metastático ER+, HER2-: Resultados atualizados de acordo com duração de inibidores CDK4/6i anteriores em ambiente metastático] |
8 de dezembro de 2022 8:30-8:45 CT Apresentação Oral Sessão Geral 3 Sala 3 |
H. Rugo |
OT2-01-03. ELEVATE: A Phase 1b/2, open-label, umbrella study evaluating elacestrant in various combinations in women and men with metastatic breast cancer (mBC) [ELEVATE: Um estudo abrangente e aberto de Fase 1b/2 para avaliar várias combinações de elacestrante em mulheres e homens com câncer de mama metastático (mBC)] |
7 de dezembro de 2022 5:00-6:30 CT Cartaz da Sessão de Ensaios em Andamento 2 Sala 1 |
M. Piccart |
PD18-05. MEN1611, a PI3K Inhibitor, combined with trastuzumab (T) ± fulvestrant (F) for HER2+/PIK3CA mutant (mut) advanced or metastatic (a/m) breast cancer (BC): updated safety and efficacy results from the ongoing Phase 1b study (B-PRECISE-01) [MEN1611, um inibidor PI3K, combinado com trastuzumabe (T) ± fulvestranto (F) para câncer de mama (CM) mutante (mut) avançado ou metastático (a/m) HER2+/PIK3CA: Resultados atualizados de segurança e eficácia do estudo de Fase 1b em andamento (B-PRECISE-01)] |
9 de dezembro de 2022 7:00-8:15 CT Discussão em Destaque 18 Estrelas no Night Ballroom – Salas 3 e 4 |
Em julho de 2020, o Menarini Group adquiriu os direitos de licenciamento global do elacestrante à Radius Health, Inc., que conduziu e concluiu com sucesso o estudo EMERALD. O Grupo Menarini é agora totalmente responsável pelo registro global, pela comercialização e por outras atividades de desenvolvimento relacionadas ao elacestrante.
Sobre o elacestrante (RAD1901) e a fase 3 do estudo Emerald
O elacestrante é um inibidor seletivo do receptor de estrogênio (ISRE) em fase experimental. Em 2018,, o elacestrante recebeu a designação de processamento ‘acelerado’ da parte da Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA). Os estudos pré-clínicos concluídos antes do EMERALD indicam que o composto tem potencial para ser utilizado como agente único ou em combinação com outras terapias no tratamento do câncer de mama. A fase 3 do estudo EMERALD é um ensaio randomizado, aberto e controlado ativamente para avaliar os resultados do elacestrante como monoterapia de segunda ou terceira linha em pacientes com câncer de mama ER+/HER2- avançado/metastático. O estudo registrou 478 pacientes que haviam recebido tratamento com uma ou duas linhas de terapia endócrina, incluindo um inibidor CDK 4/6. Os participantes do estudo foram randomizados para receber elacestrante ou um agente hormonal aprovado escolhido pelo pesquisador. Os desfechos primários do estudo foram a sobrevida sem progressão (SSP) na população geral de pacientes e em pacientes com mutações no gene do receptor de estrogênio 1 (ESR1). Os desfechos secundários incluíram a avaliação da sobrevida geral (SG), a taxa de resposta objetiva (TRO), a duração da resposta (DDR) e a segurança.
Sobre o Menarini Group
O Menarini Group é uma empresa internacional que desenvolve produtos farmacêuticos e de diagnóstico. A empresa tem um faturamento de mais de quatro bilhões de dólares e mais de 17.000 funcionários. A Menarini se concentra em áreas terapêuticas com necessidades não atendidas, criando produtos para cardiologia, oncologia, pneumologia, gastroenterologia, doenças infecciosas, diabetologia, inflamação e analgesia. Com 18 centros de produção e 9 centros de pesquisa e desenvolvimento, os produtos da Menarini estão disponíveis em 140 países em todo o mundo. Para mais informações, acesse www.menarini.com.
Sobre a Stemline
A Stemline Therapeutics, uma subsidiária integral do Menarini Group, é uma empresa biofarmacêutica comercial focada no desenvolvimento e comercialização de novos tratamentos oncológicos. A Stemline comercializa nos Estados Unidos e na Europa um novo tratamento direcionado ao CD123, para pacientes com neoplasia de células dendríticas plasmocitoides blásticas (NCDPB). Este tratamento também está sendo avaliado como monoterapia e em combinação com outros agentes em ensaios clínicos para várias outras indicações. A Stemline possui um extenso pipeline clínico de pequenas moléculas e produtos biológicos em vários estágios de desenvolvimento, direcionados para vários cânceres sólidos e hematológicos.
Sobre a Radius
A Radius é uma empresa biofarmacêutica global focada em necessidades médicas não atendidas nas áreas de saúde óssea e oncologia. O principal produto da Radius, a injeção de TYMLOS® (abaloparatida), foi aprovado pela FDA para o tratamento de mulheres na pós-menopausa com osteoporose e alto risco de fratura. O pipeline clínico da Radius inclui a injeção experimental de abaloparatida para uso potencial no tratamento de homens com osteoporose, bem como o fármaco experimental elacestrante (RAD1901) para uso potencial no tratamento de câncer de mama com receptor hormonal positivo, cujo licenciamento foi adquirido pelo Menarini Group.
Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/1958938/MENARINI_GROUP_Logo.jpg
FONTE Menarini Industrie Farmaceutiche Riunite
A OESP nao e(sao) responsavel(is) por erros, incorrecoes, atrasos ou quaisquer decisoes tomadas por seus clientes com base nos Conteudos ora disponibilizados, bem como tais Conteudos nao representam a opiniao da OESP e sao de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Internacional Kesimpta entra no ROL da ANS. Pacientes adultos com a forma recorrente da esclerose múltipla, tratados com essa medicação durante estudo de extensão, tiveram taxa de surtos correspondente a um surto a cada 20 anos[i]
11 de setembro de 2023PR NEWSWIRE Ofatumumabe, da Novartis, foi incorporado na cobertura obrigatória dos planos de saúde. Consulta pública engajou número recorde de contribuiçõesii SÃO PAULO, 11 de setembro de 2023
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional Iniciativas ESG do ABC Brasil são destacadas como case em aula na Universidade de Harvard
1 de julho de 2024O Banco ABC Brasil vem investindo em iniciativas de sustentabilidade e mudanças climáticas, alinhadas às melhores práticas ESG do mercado, como o desenvolvimento de metas corporat
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional PR NEWSWIRE – INTERNACIONAL :: O ecossistema do investidor individual está a crescer no Brasil
16 de março de 2021O ecossistema do investidor individual está a crescer no Brasil PR Newswire RIO DE JANEIRO, 16 de março de 2021 RIO DE JANEIRO, 16 de março de 2021 /PRNewswire/ — Especialmente no segundo
Saiba Mais