PR Newswire Internacional
Lojas Renner S.A. reforça presença feminina nas áreas de tecnologia
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 3 de outubro de 2023
PR NEWSWIRE
PORTO ALEGRE, Brasil, 3 de outubro de 2023 /PRNewswire/ — A Lojas Renner S.A. possui uma comunidade interna de talentos de áreas tech que comemora dois anos com um novo desafio: impulsionar ainda mais a presença feminina nas carreiras relacionadas à tecnologia em todo o ecossistema de negócios da companhia.
Hoje, cerca de 30% dos profissionais de tecnologia da varejista já são mulheres. O patamar é o dobro da média observada no mercado brasileiro. Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), por exemplo, indicam que, até 2022, elas ocupavam apenas 12,3% dos cargos em tecnologia no país.
A Lojas Renner S.A. quer ter uma participação cada vez maior de mulheres em setores como TI, Dados, Digital e Ágil, em linha com a realidade mais ampla da população da companhia, que já é majoritariamente feminina – as mulheres ocupam mais de 60% do quadro de colaboradores e dos cargos de liderança da organização.
“O compromisso com o protagonismo feminino faz parte da história da Lojas Renner. Somos um ecossistema de moda e lifestyle guiado pelo propósito de encantamento e feito por mulheres e para mulheres”, afirma a diretora de Gente e Sustentabilidade, Regina Durante. “Buscar ferramentas que contribuam para aumentar a representatividade feminina em segmentos tradicionalmente masculinos é parte do nosso objetivo de construir um ambiente corporativo plural e igualitário. A parceria com a PrograMaria foi um caminho natural para seguirmos evoluindo nessa frente.”
Focada na formação, engajamento e conexão de mulheres das áreas de tecnologia, a PrograMaria é um negócio de impacto social com ações que já beneficiaram mais de 40 mil pessoas. A Lojas Renner S.A. começou o relacionamento com a empresa apoiando seus programas e eventos no Brasil. Em agosto deste ano, a parceria cresceu e a PrograMaria passou a atuar em ações internas da varejista voltadas à atração e recrutamento de talentos, indicando candidatas para a etapa de pré-seleção para vagas em diferentes setores.
Outra ação recente foi o patrocínio da PrograMaria Sprint Dados: Ampliando Fronteiras, jornada online para aprofundar conhecimentos em análise, ciência e engenharia de dados, em que profissionais da Lojas Renner compartilharam conhecimentos com a comunidade.
“Somos menos de 20% do mercado de tecnologia e as mulheres da área buscam trabalhar em empresas comprometidas com diversidade e inclusão, porque sabem que o dia a dia ainda é muito desafiador. Além de apresentar talentos, a parceria cria impacto positivo na jornada das mulheres”, comenta Iana Chan, fundadora e CEO da PrograMaria.
Na Lojas Renner S.A., um exemplo de liderança feminina na tecnologia vem da diretoria de Dados, comandada por Leila Martins. “A presença de mulheres na tecnologia é crucial para o setor. Esse é um campo que influencia não só o desempenho dos negócios, mas também o dia a dia das pessoas, por isso as soluções tecnológicas devem refletir as a diversidade da nossa sociedade. Ao ter um olhar direcionado para isso, a Lojas Renner mostra como é uma empresa inovadora, consistente na sua proposta de valor e responsável socialmente”, comenta Leila, que chegou na varejista em 2022.
Outras ações
A parceria da empresa com a PrograMaria também se conecta com outras iniciativas destinadas ao público feminino. Uma delas é a promoção de encontros mensais com as colaboradoras de tecnologia para um bate-papo sobre carreira. Outra ação é a série de podcasts que vai ao ar periodicamente via o Spotify. Durante os episódios, profissionais das áreas tech falam sobre inovação, a sua importância para o varejo da moda e como ela é aplicada dentro da Lojas Renner S.A. Um deles foi dedicado à temática do protagonismo feminino no segmento de tecnologia.
Além dessas ações, a varejista promove workshops, eventos, conteúdos e programas específicos de desenvolvimento de carreiras voltados a mulheres e a lideranças femininas. Todas estas iniciativas estão alinhadas ao novo ciclo de compromissos de sustentabilidade e diversidade da Lojas Renner S.A. para 2030, que preveem, por exemplo, ter um mínimo de 55% da alta liderança formada por mulheres – hoje este número é de 49%.
Comunidade tech
Formada por redes de conexões entre os times internos, profissionais externos e estudantes, a comunidade tech da Lojas Renner S.A. atua no ritmo 4.0 dentro das áreas de TI, dados, ágil e digital. Além de estimular a trocas de informações e conhecimento, a iniciativa contribui em diversas carreiras profissionais dentro de um ecossistema global, seja via processos de atração e engajamento de talentos, seja a partir do estabelecimento de um ambiente que utiliza metodologias e tecnologias inovadoras de ponta, sempre com o objetivo de proporcionar experiências cada vez mais encantadoras para os clientes.
FONTE Lojas Renner S.A.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Internacional PR NEWSWIRE – INTERNACIONAL :: A primeira TV micro led de 165 polegadas dobrável do mundo – C SEED apresenta a M1 redefinindo o luxo e o estilo
1 de março de 2021A primeira TV micro led de 165 polegadas dobrável do mundo – C SEED apresenta a M1 redefinindo o luxo e o estilo Seguindo os passos da premiada C SEED 201 TV, apresenta a nova C SEED M1. Esta
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional PR NEWSWIRE – INTERNACIONAL :: Mesmo com pandemia, percepção de melhora da qualidade de vida no trabalho se manteve em 2020, aponta índice da Sodexo
22 de fevereiro de 2021Mesmo com pandemia, percepção de melhora da qualidade de vida no trabalho se manteve em 2020, aponta índice da Sodexo Resultado do Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho, apurado no
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional PR NEWSWIRE – INTERNACIONAL :: Como a pandemia de COVID-19 afetou o setor de Turismo
29 de outubro de 2020Como a pandemia de COVID-19 afetou o setor de Turismo Impactos ainda são consideráveis e a retomada será lenta e deve modificar todo o trade PR Newswire RIO DE JANEIRO, Brasil, 29 de outubro de
Saiba Mais