PR Newswire Internacional
Linx aponta estratégias para setor de Food Service aproveitar a Black Friday
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 22 de novembro de 2022
PR NEWSWIRE
Linx aponta estratégias para setor de Food Service aproveitar a Black Friday
PR Newswire
SÃO PAULO, 22 de novembro de 2022
SÃO PAULO, 22 de novembro de 2022 /PRNewswire/ — A Black Friday conquistou seu espaço no calendário do varejo nacional e, cada vez mais, ganha relevância para os diferentes setores, inclusive o de food service. Neste ano, especialmente, a área está com expectativas altas, uma vez que a Copa do Mundo também acontecerá durante o mês de novembro, com início no dia 24. Diante disso, a Linx, especialista em tecnologia para o varejo, preparou algumas dicas e estratégias para bares e restaurantes aproveitarem da melhor maneira possível esta oportunidade.
Na Black Friday, em 2021, a vertical de Food da Linx registrou um crescimento de 54% no ticket médio, comparado ao ano anterior no serviço de alimentação, que equivale a quase 3 milhões de notas fiscais impressas e um total de quase R$ 186 milhões de valor trafegado. “Datas promocionais são importantes não apenas para vender mais, mas também são essenciais para que bares e restaurantes se tornem mais conhecidos do público. A promoção atrai mais pessoas e fideliza quem já é cliente”, destaca Marcus Varandas, diretor da vertical de Food Service da Linx.
Confira as principais dicas dos especialistas da Linx:
Planejamento e preparação
O grande dia de descontos acontece em 25 de novembro. Mas, antes disso, é importante que os empreendimentos façam um checklist:
- Avaliação da contratação de um software de gestão que ajude a gerir o negócio de ponta a ponta ? do atendimento ao financeiro;
- Revisão de estoque, pensando na reposição de produtos e solicitação de novos insumos;
- Negociação de prazos e preços com fornecedores, considerando a alta demanda do período;
- Possibilidade de entrada do seu negócio nos principais marketplaces do mercado;
- Checagem do funcionamento de todas as plataformas da marca, como site e aplicativos próprios;
- Anúncio antecipado das ofertas nas principais redes sociais da marca, site, apps e WhatsApp;
- Possibilidade de fazer um “esquenta da Black Friday”, sugerindo promoções ao longo de toda a semana.
Acompanhamento das vendas pós-evento
Durante a Black Friday, é importante acompanhar as vendas e os pedidos, realizando alterações em tempo real, caso sejam necessárias. Por conta do alto fluxo, é fundamental que a equipe de atendimento dos bares e restaurantes, assim como os entregadores, estejam preparados. Sem esquecer também de pensar no atendimento presencial, quando os comerciantes devem avaliar a necessidade de contar com tecnologias como um ponto de lançamento móvel ou totem de autoatendimento, para aprimorar a jornada de compra do cliente.
Adicionalmente, é fundamental pensar na organização da cozinha. Dependendo do movimento, contar com um KDS (Kitchen Display System) instalado pode ser extremamente útil, pois agiliza processos e diminui desperdícios. Já no decorrer da data, o varejista deve também manter o cardápio atualizado, retirando os produtos esgotados e, em paralelo, ficar atento às redes sociais e aplicativos da marca, interagindo com os clientes.
Após a Black Friday, vale a pena focar no pós-venda, coletando avaliações, dúvidas e feedbacks dos clientes sobre a ação e buscando sempre a fidelização. Um bom sistema de retaguarda pode ser um forte aliado nessa análise de dados. Após realizar o balanço de vendas e a coleta de informações do período, o varejista pode usar os aprendizados e começar a se preparar para as festas de fim de ano, já pensando em suas estratégias e promoções, por exemplo.
“Datas movimentadas para o varejo, como a Black Friday, apenas reforçam como a tecnologia é uma grande aliada. Por meio dela, a gestão do negócio é simplificada, com a digitalização e otimização de processos. Além disso, ela também proporciona uma melhor jornada de compra para o consumidor, que demanda opções digitais, como delivery e vendas por aplicativo. A análise de dados proporcionada pelos softwares, durante e após a data, também auxilia os gestores na tomada de decisão e no desenho de futuras estratégias promocionais”, complementa Varandas.
Atenção especial ao delivery
Popularizado durante a pandemia, o delivery é uma modalidade que se tornou querida entre os consumidores brasileiros de bares e restaurantes. Varandas destaca que “as vendas por delivery podem ajudar a impulsionar o faturamento dos varejistas nesta Black Friday. Para isso, algumas dicas podem ser valiosas: criação de promoções especiais para o app próprio, uso de boas fotos e descrições em catálogos e divulgações, além de impulsionamento de posts nas redes sociais. É importante que os varejistas tenham um sistema de automação que se integre aos apps de delivery e de entregadores, gerenciando e centralizando todas as operações dele, sem a necessidade de retrabalho.
A Linx possui uma vertical de negócios de food service dedicada exclusivamente para softwares para bares e restaurantes. Dentre as soluções disponíveis para o setor, estão ERPs, sistemas de delivery e automação, plataformas de atendimento e experiência do cliente, operações de pagamento, módulos de gestão financeira e estoque, entre outros. Ainda é possível contar com um ecossistema de parceiros com mais de 40 soluções integradas.
Sobre a Linx
Empresa da plataforma de software StoneCo, a Linx é especialista em tecnologia para o varejo e líder no mercado de software de gestão, com 45,6% de market share do mercado varejista, conforme atesta o IDC. Toda a expertise da Linx é focada em um varejo de ? e para ? pessoas, conectando o indivíduo à facilidade, inteligência e experiência desejada do mundo online ao offline. Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa.
FONTE Linx
A OESP nao e(sao) responsavel(is) por erros, incorrecoes, atrasos ou quaisquer decisoes tomadas por seus clientes com base nos Conteudos ora disponibilizados, bem como tais Conteudos nao representam a opiniao da OESP e sao de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Internacional A Possehl Erzkontor GmbH & Co. KG é agora CREMER ERZKONTOR GmbH & Co. KG
6 de março de 2023PR NEWSWIRE A Possehl Erzkontor GmbH & Co. KG é agora CREMER ERZKONTOR GmbH & Co. KG PR Newswire LÜBECK, Alemanha, 6 de março de 2023 LÜBECK, Alemanha, 6 de março de 2023 /PRNewswire/
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional PR NEWSWIRE – INTERNACIONAL :: Estreia este mês a minissérie Sempre Foi Deus
12 de fevereiro de 2021Estreia este mês a minissérie Sempre Foi Deus PR Newswire SÃO PAULO, 12 de fevereiro de 2021 SÃO PAULO, 12 de fevereiro de 2021 /PRNewswire/ — Uma das formas de divulgação feita pela Sara
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional Três dicas indispensáveis para quem quer garantir aquele “glow” na pele
28 de fevereiro de 2023PR NEWSWIRE Três dicas indispensáveis para quem quer garantir aquele “glow” na pele PR Newswire SÃO PAULO, 28 de fevereiro de 2023 Espuma de limpeza vira tendência de produto para o
Saiba Mais