NAvegue pelos canais

PR Newswire Internacional

Dia Mundial da Menopausa: ressecamento e baixa produção de colágeno são alguns dos sintomas que afetam a pele nesse período

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 16 de outubro de 2023

PR NEWSWIRE

Em celebração ao Dia Mundial da Menopausa, em 18 de outubro, dermatologistas explicam como procedimentos estéticos pouco invasivos podem ser soluções para uma pele mais firme e hidratada

SÃO PAULO, 16 de outubro de 2023 /PRNewswire/ — Conforme a idade avança, o tema “menopausa” passa a ganhar relevância entre as pessoas que sabem que irão passar por essa fase. Na prática, esse período tem como uma das suas principais características o encerramento da produção de hormônios como estrogênio e progesterona e acontece entre os 45 e 55 anos de idade1. Diante dessa mudança no organismo, há o surgimento de diversos efeitos colaterais no corpo. De acordo com o IBGE, cerca de 29 milhões de pessoas estão no período entre o climatério, termo que indica a transição do período reprodutivo e não reprodutivo, e a menopausa2.

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são as ondas de calor, infecção urinária de repetição, baixa libido, dor nas articulações, ressecamento da pele e do cabelo, e queda da produção de colágeno1, que causa flacidez de pele. Segundo a dermatologista Dra. Samela Rosique (CRM-RO 3527), a diminuição dos hormônios no período da menopausa faz com que a pele passe por mudanças significativas, que agravam e tornam mais aparente o ressecamento e marcas de expressão, por exemplo.

Em casos como esse, tratamentos estéticos minimamente invasivos como o uso de ácido hialurônico injetável podem auxiliar pacientes a recuperar o viço e hidratação da pele com um efeito prolongado. “O procedimento forma reservatórios de ácido hialurônico na derme, o que melhora a maciez e aspecto da pele, mantém a hidratação e restaura o viço e elasticidade”, explica a dermatologista.

Uma das opções para esse tratamento é Restylane®, a linha de ácido hialurônico injetável mais segura3 e completa do mercado4, pois conta com diferentes tipos de géis para necessidades específicas, que podem proporcionar hidratação, melhorar linhas finas5 e cicatrizes de acne6. O produto pode ser aplicado no pescoço, colo e mãos para melhorar a hidratação da região tratada e amenizar a rugosidade da pele7,8. O procedimento tem durabilidade de até 36 meses com dois retratamentos durante esse período9.

Outro sintoma que pode incomodar algumas pessoas é a flacidez de pele por conta da diminuição da produção de colágeno. Essa diminuição natural, que é em média de 1% a partir dos 20 anos de idade10, se intensifica com a perda de estrogênio, característica da menopausa, aumentando a perda de colágeno em até 2% ao ano11 e influenciando também no ressecamento e flacidez da pele.

“Para pacientes que estão passando pela menopausa e procuram melhorar a produção de colágeno e tratar a flacidez da pele em regiões como rosto, colo, pescoço, coxas, abdômen, braços, glúteos e mãos, eu recomendo a aplicação do bioestimulador de colágeno. É um procedimento injetável, realizado em consultório e minimamente invasivo, que traz resultados eficazes e de longa duração, como a melhora da firmeza e textura da pele”, explica a dermatologista Dra. Natália Nascif (CRM-ES 11560).

Para esse tratamento, uma solução é o bioestimulador de colágeno Sculptra®, que pode ajudar no tratamento da flacidez, pois aumenta a produção de colágeno em 66,5%12, proporcionando sustentação e firmeza de pele gradualmente e podendo ser aplicado não apenas na face13, mas também no pescoço, colo, braços, abdômen, coxas, glúteos e joelhos14,15, com resultados que podem durar mais de dois anos16.

Ainda segundo Dra. Natália, o tratamento com bioestimulador de colágeno pode também ser conjugado com a aplicação do ácido hialurônico injetável, para resultados ainda melhores e que vão garantir uma pele mais hidratada, atenuando os sinais da menopausa na pele.

Para além de questões estéticas, a realização desses procedimentos para tratar os sintomas da menopausa na pele trará benefícios para a autoestima e saúde de quem está passando por esse período. Por isso, adotar um estilo de vida mais saudável, realizar o skincare e consultar um profissional da saúde são boas dicas para passar por essa fase da vida de bem consigo mesmo!

Sculptra® e Restylane® são produtos utilizados em procedimentos estéticos que devem ser aplicados por profissionais de saúde habilitados a essa prática.

1Biblioteca Virtual em Saúde. Menopausa e climatério. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/menopausa-e-climaterio/. Acesso em 14 de setembro de 2023.

2Fundação Oswaldo Cruz. Projeto Flor de Cammelia – Climatério e Menopausa. Disponível em https://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/projeto-flor-de-cammelia-climaterio-e-menopausa#:~:text=De%20acordo%20com%20estimativas%20publicadas,9%25%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o%20feminina%20brasileira. Acesso em 14 de setembro de 2023.

3Sadeghpour M, et al. Delayed-Onset Nodules to Differentially Crosslinked Hyaluronic Acids: comparative Incidence and Risk Assessment. Dermatol Surg 2019;45:1085-1094

4Rzany B., Bayerl C., Bodokh I. et al. Eficacy and safety of a new hyaluronic acid dermal filler in the treatment of moderate nasolabial folds: 6-month interim results of a randomized, evaluator-blinded, intra-individual comparison study. J Cosmet Laser Ther 2011;13:107-112

5Nikolis A and Enright KM. Evaluating the role of small particle hyaluronic acid fillers using micro-droplet technique in the face, neck and hands: a retrospective chart review. Clin Cosmet Investig Dermatol.2018:11 467-475

6Dierickx C, Larsson MK, Blomster S. Effectiveness and Safety of Acne Scar Treatment With Nonanimal Stabilized Hyaluronic Acid Gel. Dermatol Surg 2018;44(Suppl 1) :S10-S18.

7Bertucci V. and Lynde CB. Current Concepts in the Use of Small-Particle Hyaluronic Acid. Plast. Reconstr Surg. 2015; 136: 132S, 2015

8Streker M et al. Stabilized hyaluronic acid-based gel oh non-animal origin for skin rejuvenation: face, hand and décolletage.J Drugs Dermatol. 2013; 12(9):990-4

9Narins R.S., Brandt F.S., Dayan S.H. et al. Persistence of nasolabial fold correction with a hyaluronic acid dermal filler with retreatment: results of an 18-month extension study. Dermatol Surg. 2011 May;37(5):644-50

10Shuster S, Black MM, McVitie E. The influence of age and sex on skin thickness, skin collagen and density. Br J Dermatol. 1975;93:639-643

11Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro. O que a menopausa é capaz de fazer com a pele? Disponível em https://sbdrj.org.br/o-que-a-menopausa-e-capaz-de-fazer-com-a-pele/. Acesso em 14 de setembro de 2023.

12Goldberg D.Guana A, Volk A, Daro Kaftan E. Single arm study for the characterization of human tissue response to injectable poly-L-lactic acid. Dermatol Surg.2013.39(6):915 922.

13Machado Filho CDS, Santos TC, Rodrigues APLJ, da Cunha MG. Ácido poli-L-láctico: um agente bioestimulador. Surg Cosmet Dermatol. 2013;5(4):345-50.

14Haddad A, Menezes A, Guarnieri C, et al. Recommendations on the Use of Injectable Poly-L-Lactic Acid for Skin Laxity in Off-Face Areas. J Drugs Dermatol. 2019;18(9):929-935.

15Kollipara R, Hoss E, Boen M, Alhaddad M, Fabi SG. A Randomized, Split-Body, Placebo-Controlled Trial to Evaluate the Efficacy and Safety of Poly-L-lactic Acid for the Treatment of Upper Knee Skin Laxity. Dermatol Surg. 2020 Dec;46(12):1623-1627

16Narins R, Baumann L, Brandt F et al. A randomized study of the efficacy and safety of Injectable poly-l-lactic acid versus human-based collagen implant in the treatment. J Am Acad Dermatol. 2010 Mar;62(3):448-62

Sobre a Galderma 

A Galderma é a empresa líder na categoria dedicada ao avanço de soluções para o cuidado da pele, presente em aproximadamente 90 países. Fornecemos um portfólio inovador e baseado em ciência de marcas e serviços premium que abrangem todo o espectro de dermatologia em rápido crescimento por meio de Estética Injetável, Skincare Dermatológico e Dermatologia Terapêutica. Desde nossa fundação em 1981, dedicamos nosso foco e paixão ao maior órgão do corpo humano – a pele – atendendo às necessidades individuais de consumidores e pacientes com resultados superiores em parceria com profissionais de saúde. Estamos avançando a dermatologia para cada história de pele, porque entendemos que a pele em que estamos molda nossas histórias de vida. O portfólio de marcas emblemáticas da Galderma inclui Restylane e Sculptra em Estética Injetável; Cetaphil, Dermotivin e Benzac em Skincare Dermatológico; além dos medicamentos prescritos para Acne e Rosácea em Dermatologia Terapêutica.

Para mais informações: www.galderma.com.br e www.galdermaaesthetics.com.br

 

FONTE Galderma

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe