NAvegue pelos canais

PR Newswire Internacional

Busca por mais contato com a natureza aumenta pós-pandemia

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 23 de abril de 2024

PR NEWSWIRE

O Parque das Neblinas registrou aumento de 61% de visitantes entre 2019 e 2023

SÃO PAULO, 23 de abril de 2024 /PRNewswire/ — O Parque das Neblinas, reserva de Mata Atlântica da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo, teve um aumento significativo de procura por ecoturismo no período pós-pandemia. Com o fim do distanciamento social, o Parque recebeu 5,4 mil visitantes em 2022 e 7,1 mil em 2023, um aumento de 22% e 61%, respectivamente, em relação às 4,4 mil pessoas recebidas em 2019. Esse crescimento pode indicar uma tendência do período pós-pandemia: pessoas em busca de lazer em ambientes naturais.

A crise sanitária causada pela Covid-19 causou impactos em todo o mundo, afetando a sociedade em aspectos sociais, sanitários e econômicos. Com o fim da pandemia e do distanciamento social, algumas mudanças de comportamento foram constatadas por diferentes estudos, como a pesquisa realizada pela People and Nature Survey, em 2022, que indicou o aumento no desejo por mais tempo em meio à natureza e busca por bem-estar e lazer em áreas naturais.

A tendência também foi observada em Unidades de Conservação administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio): em 2021, as unidades monitoradas pelo Instituto receberam 16,7 milhões de visitas, maior número desde 2016. Em 2022, esse número aumentou para 21,6 milhões. Esses recordes demonstram o potencial do turismo de natureza no Brasil pós-pandemia.

Em 2022, um estudo feito pelo Instituto Semeia revelou que cerca de 73% dos entrevistados pretendiam manter ou aumentar o contato com a natureza em relação ao período pré-pandemia. Ainda, em pesquisa realizada com visitantes do Parque das Neblinas em 2023, 90% indicaram que escolheram a reserva como destino com o objetivo de se conectar com a natureza, incluindo ter contato com a fauna e flora, trilhas, banho de cachoeira e outras atividades de ecoturismo. 

A vivência em ambiente natural não apenas promove uma vida mais ativa, mas também proporciona bem-estar físico e mental, destacando a importância do equilíbrio entre corpo, mente e ambiente. Além disso, a interação direta com os ecossistemas pode promover o cuidado com a biodiversidade, incentivando práticas sustentáveis e o desejo de conservar a natureza.

Localizado a cerca de 100km da capital paulista, o Parque das Neblinas conta com 7 mil hectares de Mata Atlântica e diversas atividades para toda a família, como cicloturismo, camping, trilhas monitoradas e autoguiadas, canoagem e outros. Além de oferecer essa ampla gama de atividades, o Parque é reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Para mais informações e agendamentos, entre em contato previamente pelo e-mail: parquedasneblinas@ecofuturo.org.br ou pelo telefone: (11) 4724-0555.

Sobre o Parque das Neblinas
Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária. 

Planin?-?Assessoria de Imprensa da Suzano  
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe -?www.planin.com?
Contato: Eduarda Lopes, Thallyta Nunes e Maíra Telles
suzano@planin.com?- Tel.: (11) 2138-8949 

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/busca-por-mais-contato-com-a-natureza-aumenta-pos-pandemia-302123688.html

FONTE Ecofuturo Institute

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe