PR Newswire Internacional
7 fatos que você precisa saber sobre a saúde do coração, por Novartis
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 13 de outubro de 2022
PR NEWSWIRE
7 fatos que você precisa saber sobre a saúde do coração, por Novartis
PR Newswire
SÃO PAULO, 13 de outubro de 2022
SÃO PAULO, 13 de outubro de 2022 /PRNewswire/ — Grande problema de saúde pública no Brasil, as doenças cardiovasculares muitas vezes são silenciosas, sendo descobertas apenas após gerarem quadros mais graves e debilitantes, como infarto ou AVC. No Brasil, essas doenças são as maiores causas de morte, com quase 400 mil óbitos anualmente (1). Além disso, as doenças cardiovasculares (DCVs) também são a principal causa de falecimentos no mundo (2,3), contribuindo para uma em cada 3 mortes (4).
Apesar de estarem na boca do povo, as enfermidades do coração ainda geram dúvidas e seu impacto é, com frequência, minimizado por outros problemas de saúde que acometem a população. Você sabia, por exemplo, que as doenças cardiovasculares tiram mais vidas do que todos os tipos de cânceres juntos (3)? Que o nível ideal de colesterol ruim (LDL) para quem já sofreu de AVC e infarto é bem menor em comparação a quem nunca teve episódios como esses (6)? E que a alimentação é responsável por apenas 25% do colesterol ruim (7,8,9)?
Confira a seguir uma lista de fatos e curiosidades para entender mais sobre a saúde do coração:
1 ? O colesterol ruim fora da meta é um dos piores inimigos do seu coração
Possuir uma taxa de LDL não controlada é o maior fator de risco para o desenvolvimento da doença aterosclerótica (7,10), que ocorre quando há entupimento dos vasos sanguíneos por placas de gordura. Essa condição, por sua vez, é uma das principais causadoras de infartos e AVCs (2,11), além de estar relacionada a outras doenças cardiovasculares, como a hipertensão.
2 ? A meta ideal de LDL não é a mesma para todos
Na hora de olhar para suas taxas de colesterol, é fundamental prestar atenção no nível do LDL. Enquanto pessoas de baixo ou médio risco cardiovascular ? aquelas sem problemas crônicos diagnosticados ? podem conviver com um colesterol ruim até os 130mg/dl, quem já sofreu com AVC ou infarto, por exemplo, deve sempre manter o nível de LDL abaixo dos 50mg/dl a fim de evitar novas ocorrências desses eventos (6). Ainda assim, estima-se que 62% dos pacientes com alto e muito alto risco cardiovascular estão fora da meta recomendada de colesterol ruim (LDL) (1). Converse com seu cardiologista e entenda qual a sua meta ideal e como atingi-la.
3 ? A maioria dos óbitos por doenças do coração são devidos ao infarto e ao AVC
Popularmente conhecidos como ataque cardíaco e derrame, o infarto e o AVC são os principais responsáveis por mortes dentre as doenças cardiovasculares (1): 61% das mortes pelas DCVs são decorrentes desses dois problemas (7), causados pela aterosclerose (7) ? que ocorre principalmente devido ao colesterol ruim não controlado (7).
4 ? E o colesterol ruim fora da meta é um dos principais causadores desses dois eventos cardiovasculares
Quando as placas de gordura entopem as artérias dos pacientes e diminuem (ou até interrompem) o fluxo sanguíneo a partes do coração ou cérebro, tem-se um quadro de infarto ou derrame. A obstrução, causada ao longo do tempo pela doença aterosclerótica (7), não apresenta sintomas e muitas pessoas não estão cientes do alto risco que desenvolver esta condição traz à vida (7).
5 ? Para reduzir o colesterol ruim, mudanças na alimentação são importantes, mas nem sempre suficientes
Levar um estilo de vida saudável, com alimentação e atividade física regular, é fundamental para a saúde como um todo. Mas quando se trata de colesterol LDL, nem sempre é possível manter a meta apenas com mudanças na alimentação, já que a dieta é responsável por somente 25% de seus níveis (7,8,9) ? especialmente nos casos de alto e muito alto risco cardiovascular, que exigem uma taxa muito reduzida.
6 ? População de média e baixa renda é a de maior risco para as doenças cardiovasculares
Esse é o grupo de maior risco para doenças cardiovasculares, com mais de 75% das mortes (13). Os desafios para esse extrato da população são muitos, passando pelo diagnóstico de uma condição cardiovascular até o acesso e adesão ao tratamento ideal.
7 ? Sem acompanhamento, pacientes pós-infarto e AVC podem desenvolver insuficiência cardíaca
Toda pessoa com histórico de problemas cardíacos é um potencial paciente de insuficiência cardíaca (14), inclusive aqueles pacientes que já sofreram com infarto ou AVC. A doença é caracterizada pela falta do bombeamento correto do sangue, impedindo a sua boa circulação e, por consequência, comprometendo as necessidades de diversas partes do corpo. Os pacientes enfrentam repetidas internações e sintomas como falta de ar para atividades físicas (15), inchaços nos tornozelos e pés (16), e tosse persistente (15), que impactam a realização de atividades cotidianas e consequentemente a qualidade de vida (15). Por isso, a fim de evitar novos problemas cardiovasculares ou seu agravamento, é ideal manter o colesterol LDL dentro da meta determinada. Procure um médico cardiologista para mais informações.
A relação do colesterol ruim com a saúde cardiovascular vai ser um dos temas do Congresso Brasileiro e Mundial de Cardiologia, que ocorre entre os dias 13 e 15 de outubro no Rio de Janeiro. Reunindo alguns dos principais especialistas da cardiologia nacional e mundial, o evento debaterá o futuro das doenças que mais matam pessoas no mundo (2,3). Entre palestras, apresentações, simpósios e mesas de conversa, serão exploradas as principais novidades de estudos científicos relacionados a novos diagnósticos, tratamentos, entre outros assuntos diversos que permeiam o universo da cardiologia.
1 Adaptado de: Global Burden Disease https://vizhub.healthdata.org/gbd-compare/Global Burden Disease. Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) is an independent global health research center at the University of Washington. Disponível em https://vizhub.healthdata.org/gbd-compare/
2 World Health Organization. Cardiovascular Disease. Disponível em: www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/cardiovascular-diseases-(cvds)
3 American Cancer Society. Global Cancer Facts & Figures 4th Edition. Disponível em: https://www.cancer.org/content/dam/cancer-org/research/cancer-facts-and-statistics/global-cancer-facts-and-figures/global-cancer-facts-and-figures-4th-edition.pdf.
4 Joseph P, Leong D, McKee M, et al. Reducing the Global Burden of Cardiovascular Disease, Part 1: The Epidemiology and Risk Factors. Circ Res. 2017;121(6):677-694.
5 American Cancer Society. Global Cancer Facts & Figures 4th Edition. Disponível em: https://www.cancer.org/content/dam/cancer-org/research/cancer-facts-and-statistics/global-cancer-facts-and-figures/global-cancer-facts-and-figures-4th-edition.pdf.
6 Précoma DB, Oliveira GMM, Simão AF, et al. Updated Cardiovascular Prevention Guideline of the Brazilian Society of Cardiology – 2019. Arq Bras Cardiol. 2019 Nov 4;113(4):787-891.
7 Ference BA, Graham I, Tokgozoglu L, et al. Impact of Lipids on Cardiovascular Health: JACC Health Promotion Series. J Am Coll Cardiol. 2018 Sep 4;72(10):1141-1156.
8 Akesson A, Larsson SC, Discacciati A, et al. Low-risk diet and lifestyle habits in the primary prevention of myocardial infarction in men: a population-based prospective cohort study. J Am Coll Cardiol. 2014 Sep 30;64(13):1299-306.
9 WebMED. Cholesterol Overview. Acesso em 04/07/2021. Disponível em https://www.webmd.com/cholesterol-management/ss/slideshow-cholesterol-overview.
10 Mach F, Baigent C, Catapano AL, et al. 2019 ESC/EAS Guidelines for the management of dyslipidaemias: lipid modification to reduce cardiovascular risk. Eur Heart J. 2020;41(1):111-188.
11 Lansberg P, Lee A, Lee ZV, Subramaniam K, Setia S. Nonadherence to statins: individualized intervention strategies outside the pill box. Vasc Health Risk Manag. 2018;14:91-102.
12 https://bvsms.saude.gov.br/aterosclerose-e-arteriosclerose
13 Cardiovascular Disease 2020-2030: Trends, Technologies & Outlook: IDTechEx
14 Lessa I. Epidemiologia da hipertensão arterial sistêmica e da insuficiência cardíaca no Brasil. Rev. bras. hipertens. 2001 out./dez; 8(4): 383-92.
15 Causas da insuficiência cardíaca. Disponível em: https://saude.novartis.com.br/insuficiencia-cardiaca/causas-da-insuficiencia-cardiaca/.
16 Marcondes-Braga FG, Moura LAZ, Issa VS e cols. Atualização de Tópicos Emergentes da Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca ? 2021. Arq Bras Cardiol 2021 on line DOI: https://doi.org/10.36660/abc.20210367.
Contato: Assessoria Novartis
Telefone: 13 981709463
E-mail: allan.bussons@edelman.com
FONTE Novartis
Leia também
-
PR Newswire Internacional 454 MW de módulos fotovoltaicos TOPCon da Astronergy selecionados para assistir enorme projeto brasileiro
23 de março de 2023PR NEWSWIRE 454 MW de módulos fotovoltaicos TOPCon da Astronergy selecionados para assistir enorme projeto brasileiro PR Newswire HANGZHOU, China, 23 de março de 2023 – A força da
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional VW Caminhões e Ônibus inicia vendas internacionais do e-Delivery
7 de outubro de 2022PR NEWSWIRE VW Caminhões e Ônibus inicia vendas internacionais do e-Delivery PR Newswire SAO PAULO, 7 de outubro de 2022 Primeiras unidades vão para o grupo cervejeiro Modelo, no México SAO PAULO,
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional Brindes inteligentes que podem transformar Stress em Criatividade por Ninja Brindes
10 de janeiro de 2023PR NEWSWIRE Brindes inteligentes que podem transformar Stress em Criatividade por Ninja Brindes PR Newswire SÃO PAULO, 10 de janeiro de 2023 SÃO PAULO, 10 de janeiro de 2023 /PRNewswire/ —
Saiba Mais