PR Newswire Esportes
Cross fit, corrida e outros exercícios de alto esforço podem piorar flacidez de pele; entenda motivos
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 23 de outubro de 2023
PR NEWSWIRE
SÃO PAULO, 23 de outubro de 2023 /PRNewswire/ — Os benefícios da prática de exercícios físicos para a saúde são inegáveis. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de quatro a cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais fisicamente ativa¹. Dentre os ganhos ao praticar uma atividade física estão a redução dos sintomas de depressão e ansiedade, prevenção de doenças, melhora da força e a sensação de bem-estar¹. Porém, quando exercícios de alto impacto são praticados de forma excessiva, eles podem ter como efeito aumentar a flacidez de pele.
A dermatologista Dra. Ericka Marinho (CRM-SP 163552) explica que o excesso de atividade física de alto impacto aumenta a presença de radicais livres, moléculas produzidas naturalmente pelo organismo que podem causar flacidez de pele e influenciar no envelhecimento cutâneo. Somado a isso, há também a perda de gordura facial, que em certa quantidade, é importante para a sustentação da pele.
Essa flacidez cutânea decorrente de intensa ou excessiva prática de exercícios de alto impacto não se restringe apenas a face. “Em geral, notamos mais a flacidez nas áreas expostas, como face, pescoço e colo, e naquelas em que a pele é mais fina e frágil, como as pálpebras. Mas a pele do corpo também pode apresentar flacidez, como braços, coxas e joelhos”, explica a médica. Ainda segundo ela, cross fit e corrida, por exemplo, são alguns dos exercícios de alto impacto que, se praticados sem moderação, podem provocar flacidez de pele.
Mas, e quem pratica musculação? O aumento dos músculos não ajuda na firmeza da pele? A Dra. Ericka Marinho explica que a musculação melhora o tônus muscular, ajudando a deixar a flacidez de pele menos aparente, mas não trata a flacidez da pele. “Principalmente a partir dos 30 anos, quando a produção de colágeno diminui, recomendo aos meus pacientes a aplicação de bioestimulador de colágeno para melhorar a firmeza e textura da pele. Essa substância incentiva a própria pele a produzir mais colágeno tipo 1, que é o responsável por trazer mais firmeza e sustentação para a derme”, complementa.
Sculptra®, bioestimulador de colágeno, aumenta a produção dessa proteína em 66,5%², restaurando a firmeza e a sustentação da pele de forma gradual³ e com longa duração comprovada de até 25 meses4. “Sempre analiso cada caso de forma bastante personalizada para sugerir um tratamento, mas o bioestimulador de colágeno realmente é um dos procedimentos que apresenta resultados mais potentes. Ele pode ser aplicado na face, pescoço, colo, braços, abdômen, coxas, bumbum e joelhos”, finaliza a dermatologista.
Utilizado em procedimentos estéticos, que devem ser realizados por profissionais de saúde habilitados, Sculptra® ainda é capaz de amenizar celulite relacionada à flacidez5.
Dra. Ericka Marinho destaca ainda que não são apenas os exercícios de alto impacto que podem causar flacidez de pele. “Maus hábitos como exposição frequente ao sol, tabagismo, má alimentação, estresse e até a genética influenciam na qualidade e firmeza cutânea. Seja qual for a causa, o bioestimulador de colágeno é indicado para tratar a flacidez da pele”, finaliza.
Praticantes de exercícios físicos declaram melhora na flacidez de pele após tratamento com bioestimulador de colágeno
Vivian Ferraro
Praticante de cross fit há seis anos, a arquiteta Vivian Ferraro (52) conta que cuida da sua alimentação e de seu corpo diariamente, o que causou uma perda de peso ao longo desse período e o surgimento da flacidez corporal. “Mesmo praticando cross fit seis vezes na semana e mantendo uma dieta equilibrada e com suplementação, não via melhora na flacidez da minha pele. Isso passou a me incomodar bastante e pesquisando por tratamentos que poderiam minimizar essa situação, descobri o bioestimulador de colágeno. Procurei meu dermatologista e realizamos o procedimento, que foi bastante tranquilo, com uma rápida recuperação. Após 24 horas eu já estava praticando atividade física”, relata.
Depois do tratamento, Vivian sentiu sua pele mais rígida e com um aspecto mais hidratado, além da diminuição de celulite na região glútea. “O procedimento foi bem rápido e notei uma grande diferença após um mês. Pretendo realizar mais duas aplicações do bioestimulador de colágeno que, segundo o meu médico, é o indicado para chegar ao resultado que desejo”, complementa a arquiteta.
Claudia Claramunt
Claudia Claramunt (54) também é uma pessoa bem ativa, pratica exercícios físicos como musculação, corrida e dança cinco dias por semana. A nutricionista destaca que percebeu o aumento da flacidez na pele após o período de menopausa e que os exercícios de alto impacto também influenciaram. “Há três meses me senti incomodada com a flacidez da minha pele, procurei meu dermatologista e realizei o tratamento com bioestimulador de colágeno. Já senti muita diferença, principalmente a celulite que diminuiu bastante”, explica Claudia.
¹Organização Mundial de Saúde. Diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário. Disponível em https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/337001/9789240014886-por.pdf. Acesso em 11 ago. de 2023.
²Goldberg D.Guana A, Volk A, Daro Kaftan E. Single arm study for the characterization of human tissue response to injectable poly-L-lactic acid. Dermatol Surg.2013.39(6):915 922.
³Machado Filho CDS, Santos TC, Rodrigues APLJ, da Cunha MG. Ácido poli-L-láctico: um agente bioestimulador. Surg Cosmet Dermatol. 2013;5(4):345-50.
4Narins R, Baumann L, Brandt F et al. A randomized study of the efficacy and safety of Injectable poly-l-lactic acid versus human-based collagen implant in the treatment. J Am Acad Dermatol. 2010 Mar;62(3):448-62.
5Durairaj KK, Devgan L, Lee A, Khachatourian N, Nguyen V, Issa T, Baker O. Poly-L-Lactic Acid for Gluteal Augmentation found to be Safe and Effective in Retrospective Clinical Review of 60 Patients. Dermatol Surg. 2020 Oct;46 Suppl 1:S46-S53.
Sobre Sculptra®
Sculptra® ajuda a estimular a produção de colágeno da própria pele e é indicado para melhoria da flacidez cutânea decorrente do processo de envelhecimento e correção volumétrica de áreas deprimidas, como sulcos, rugas, depressões cutâneas, cicatrizes atróficas e alterações decorrentes de lipoatrofia1,2, inclusive em pessoas portadoras do vírus da imunodeficiência humana (HIV).
Sculptra® é um bioestimulador de colágeno injetável contendo micropartículas de ácido poli-L-lático (PLLA-SCA) que ajuda a revitalizar gradualmente a base estrutural da pele, proporcionando aparência natural e resultados de longo prazo por até dois anos*2,3. Sculptra® foi aprovado pela primeira vez para uso estético em 20094 no Estados Unidos e atualmente está disponível em mais de 40 países em todo o mundo. Para saber mais, acesse:
https://www.galdermaaesthetics.com.br/bioestimulador-recuperacao-firmeza-cutanea
*Estudo clínico de 96 semanas (dois anos).
¹Sculptra. Instructions for Use. Galderma Laboratories, L.P., 2021.
²Goldberg D, Guana A, Volk A, Daro-Kaftan E. Single-arm study for the characterization of human tissue response to injectable poly-L-lactic acid. Dermatol Surg. 2013;39(6):915-922.
³Data on file. 43USSA1705ext clinical study report. Fort Worth, TX: Galderma Laboratories
4Sculptra FDA Approval Letter. June 2009.
Sobre a Galderma
A Galderma é a empresa líder na categoria dedicada ao avanço de soluções para o cuidado da pele, presente em aproximadamente 90 países. Fornecemos um portfólio inovador e baseado em ciência de marcas e serviços premium que abrangem todo o espectro de dermatologia em rápido crescimento por meio de Estética Injetável, Skincare Dermatológico e Dermatologia Terapêutica. Desde nossa fundação em 1981, dedicamos nosso foco e paixão ao maior órgão do corpo humano – a pele – atendendo às necessidades individuais de consumidores e pacientes com resultados superiores em parceria com profissionais de saúde. Estamos avançando a dermatologia para cada história de pele, porque entendemos que a pele em que estamos molda nossas histórias de vida. O portfólio de marcas emblemáticas da Galderma inclui Restylane® e Sculptra® em Estética Injetável; Cetaphil, Dermotivin e Benzac em Skincare Dermatológico; além dos medicamentos prescritos para Acne e Rosácea em Dermatologia Terapêutica. Para mais informações: www.galderma.com/br e galdermaaesthetics.com.br
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2255113/Foto_2___Dra_Ericka_Marinho.jpg
FONTE Galderma
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Esportes Hisense mantém parceria esportiva no mercado europeu, pois novos resultados de vendas comprovam a eficácia da estratégia global de marketing esportivo da empresa
9 de junho de 2023PR NEWSWIRE QINGDAO, China, 9 de junho de 2023 /PRNewswire/ — A Hisense, empresa líder em eletrodomésticos e eletrônicos de consumo, tem o prazer de anunciar sua parceria oficial com a final
Saiba Mais -
PR Newswire Esportes Xinhua Silk Road: NE. Qitaihe da China estabelece base para impulsionar o desenvolvimento de patinação de velocidade em pista curta
14 de abril de 2023PR NEWSWIRE PEQUIM, 14 de abril de 2023 /PRNewswire/ — Qitaihe, uma cidade localizada na província de Heilongjiang, no nordeste da China, conhecida por impulsionar a patinação de velocidade
Saiba Mais -
PR Newswire Esportes Transformação digital é a tendência da vez para mercados de proximidade
19 de dezembro de 2023PR NEWSWIRE Além de aproveitar as vendas no fim de ano, especialista da Linx explica como os varejistas devem se preparar para 2024 SÃO PAULO, 19 de dezembro de 2023 /PRNewswire/ — O final do
Saiba Mais