PR Newswire Economia
Vendas nominais do varejo brasileiro em setembro cresceram +10% ano a ano, de acordo com Mastercard SpendingPulse
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 4 de novembro de 2022
PR NEWSWIRE
Vendas nominais do varejo brasileiro em setembro cresceram +10% ano a ano, de acordo com Mastercard SpendingPulse
PR Newswire
SÃO PAULO, 4 de novembro de 2022
SÃO PAULO, 4 de novembro de 2022 /PRNewswire/ — Após a disseminação da covid-19 que impactou significativamente o cenário do varejo, o setor segue crescendo em 2022. Em setembro, as vendas nominais totais do varejo aumentaram +10,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, e os setores de restaurantes e supermercados se destacaram com +52,3% e +20,8% de crescimento, respectivamente. Os insights estão de acordo com o Mastercard SpendingPulse?, que mede as vendas em lojas físicas e no varejo online em todas as formas de pagamento.
Em termos de vendas totais do varejo nas regiões do Brasil, todas elas tiveram um aumento ano a ano nas vendas nominais em setembro, com a região Centro-Oeste do Brasil liderando o crescimento (+13,1%), seguida pela região Sul (+12,0%), Nordeste (+9,9%), Sudeste (+9,8%) e Norte (+6,0%).
Os segmentos de Restaurantes (+52,3%), Supermercados (+20,8%), Drogarias (+22,2%), Combustíveis (+6,9%), Cama, Mesa e Banho (+2,8%) e Vestuário (+1,5%) registraram crescimento em relação a setembro do ano passado. Por outro lado, Materiais de Construção (-2,5%), Mobiliário Doméstico (-2,5%) e Artigos de Uso Pessoal (-19,3%) tiveram queda nas vendas na comparação com o mesmo período.
Panorama do e-commerce
Enquanto os consumidores brasileiros voltaram em grande parte às lojas, o e-commerce registrou um aumento de +1,7% nas vendas em relação a setembro do ano passado. Os itens farmacêuticos tiveram o maior crescimento pelo segundo mês consecutivo, de +39,4%, enquanto os eletrodomésticos registraram queda de -8,7% nas vendas ano a ano.
“Com a aceleração do varejo no cenário pós-pandemia, os resultados do SpendingPulse mostram que, além do crescimento das compras presenciais, houve uma busca por experiências que os consumidores perderam durante a pandemia, como ir a restaurantes”, conclui Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil.
As vendas no comércio eletrônico são vendas de bens e serviços em que os compradores fazem um pedido ou o preço e as condições da venda são negociados pela Internet, em um dispositivo móvel (M-commerce), extranet, rede EDI (Electronic Data Interchange), correio eletrônico ou outro sistema online comparável. O pagamento pode ou não ser feito online.
FONTE Mastercard
A OESP nao e(sao) responsavel(is) por erros, incorrecoes, atrasos ou quaisquer decisoes tomadas por seus clientes com base nos Conteudos ora disponibilizados, bem como tais Conteudos nao representam a opiniao da OESP e sao de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Economia Por uma Infância Saudável: Deputado Fábio Teruel Luta por Menos Açúcar e Mais Nutrientes nas Escolas!
3 de novembro de 2023PR NEWSWIRE SÃO PAULO, 3 de novembro de 2023 /PRNewswire/ — Está surgindo no horizonte um futuro mais saudável para as crianças brasileiras. O deputado federal Fábio Teruel (MDB-SP) está
Saiba Mais -
PR Newswire Economia A Adani Cement refinancia US$ 3,5 bilhões de 10 bancos internacionais, encerrando o financiamento de aquisição em um prazo de 3 anos
25 de outubro de 2023PR NEWSWIRE Sólidos negócios subjacentes refletidos na confiança inabalável das instituições financeiras globais Sinopse do Editor A Adani Cement, por meio da Endeavour Trade and Investment Ltd,
Saiba Mais -
PR Newswire Economia TVs OLED evo: tecnologia e inovação que só a LG tem!
1 de setembro de 2023PR NEWSWIRE Televisores da marca são destaque da campanha Ver Para Crer, que ressalta as tecnologias que só a LG possui SÃO PAULO, 31 de agosto de 2023 /PRNewswire/ — Recentemente, a LG
Saiba Mais