PR Newswire Economia
Utalks: Ultragaz discute importância da transição energética para indústria brasileira voltar a se desenvolver
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 17 de novembro de 2023
PR NEWSWIRE
SÃO PAULO, 17 de novembro de 2023 /PRNewswire/ — A Ultragaz, empresa que atua com soluções em energia para negócios e domicílios de forma segura, eficiente e sustentável, promoveu o evento “Utalks: O futuro da indústria e a transição energética”. Sediado em São Paulo (SP), o Utalks reuniu executivos da indústria e especialistas de diversos setores da economia para discutir o papel do setor privado na agenda de transição energética do país e as oportunidades para a indústria neste tema.
De acordo com um estudo realizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a indústria brasileira tem dificuldade em competir com outros mercados em escala e domínio tecnológico. O custo estimado da indústria no Brasil é previsto em R$ 1,7 trilhão.
Como resultado, nos últimos 5 anos, enquanto o PIB brasileiro cresceu 15%, a indústria ficou zerada. Um dos caminhos para a indústria se reinventar e buscar oportunidades para voltar a ser competitiva é aproveitar a pauta de transição energética, cada vez mais discutida em todo o mundo.
Para Zeina Latif, sócia-diretora da Gibraltar Consulting e uma das painelistas convidadas para o Utalks, apesar da indústria ser um setor bastante heterogêneo, com empresas modernas e taxas de investimento elevadas, enquanto outras estão muito defasadas tecnicamente, o momento é de confiança.
“Temos conseguido passar por alguns testes importantes. Existe capacidade do setor privado de dar esse salto e exportar o nosso know-how, da mesma forma que já fomos destaque com o etanol. A transição energética precisa ser liderada pelas empresas que estão mais bem posicionadas porque, em um primeiro momento, a transição significa custos e talvez perda de produtividade”, analisou a executiva.
O professor de economia na FGV-SP e economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala, também vê o momento com otimismo. “O Brasil é abençoado em todos os sentidos. Temos grandes reservas de petróleo, gás, mineração, agro, cana, etanol, hidrogênio verde, eólico, hidrelétrica. É uma opção para o Brasil conciliar as duas agendas, a de sustentabilidade com a de indústria e inovação”, diz.
Atualmente o Brasil possui 87% de sua matriz energética oriunda de fontes renováveis, como água, sol, vento, biomassa, petróleo e gás. Segundo Adriano Pires, sócio-diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), essa diversidade dá ao País uma vantagem competitiva em relação a outros. “Qual o desafio? Construir um planejamento que não abra mão de nenhuma energia. Até então, o mundo achava que não precisava mais de combustível fóssil, mas essas crises mostraram que não é bem assim. Porque cada energia tem um atributo. Temos que planejar a transição energética olhando para os atributos de cada uma”, afirmou.
Soluções da Ultragaz para a transição energética
Nos últimos três anos, a Ultragaz tem investido ainda mais em inovação com foco no cliente e ampliado seu portfólio para prover diferentes soluções em energia para as diversas necessidades dos consumidores. Com seu pioneirismo, a Ultragaz foi a responsável por promover a primeira transição energética do país, inserindo o Gás liquefeito de petróleo (GLP) engarrafado nos domicílios e deixando para trás o uso massivo de lenha.
A companhia possui em seu portfólio fontes de energia que permitem a transição energética, como a geração distribuída de energia solar e o biometano. Como exemplo, há o trabalho feito pela companhia no setor de agronegócio, que tem um déficit de armazenagem e precisa de energia para a secagem dos grãos.
“O agronegócio é um dos setores que crescem, mas também tem pontos de atenção em relação à infraestrutura: o grão precisa estar seco para poder armazenar. A Ultragaz leva essa aplicação para o cliente de agronegócio, contribuindo com a produtividade eficiência do negócio e um processo mais limpo”, afirmou Daniel Baring, diretor de energia empresarial da Ultragaz.
Recentemente, a empresa deu um novo passo para ampliar a oferta energética a seus clientes de todo o país, por meio da solução Ultragaz Energia Inteligente, que dá acesso a energias renováveis na modalidade de Geração Distribuída (“GD”), com a adesão ao serviço 100% online e sem a necessário de instalação de equipamentos ou reformas na residência ou comércio.
O novo passo da companhia em direção ao aumento da oferta energética aos clientes de todo o país, por meio da plataforma Ultragaz Energia Inteligente, segue a trajetória trilhada pela companhia em todos esses anos.
FONTE Ultragaz
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Economia PR NEWSWIRE – ECONOMIA E NEGÓCIOS :: MOSS firma parceria para compensação de emissões de carbono do Mercado de Bitcoin
14 de janeiro de 2021MOSS firma parceria para compensação de emissões de carbono do Mercado de Bitcoin PR Newswire SÃO PAULO, 14 de janeiro de 2021 Primeira corretora de criptoativos do mundo a compensar a emissão de
Saiba Mais -
PR Newswire Economia A série de estações de trabalho móveis totalmente robustas X600 da Getac ganha o GOOD DESIGN AWARD 2023
24 de outubro de 2023PR NEWSWIRE TAIPEI, 24 de outubro de 2023 /PRNewswire/ — A Getac anunciou hoje que sua série X600 de estações de trabalho móveis totalmente robustas ganhou o GOOD DESIGN AWARD 2023 na
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Beacon Broadband escolhe a EspialTV da Enghouse Networks para oferecer uma experiência de streaming de alta qualidade
21 de março de 2023PR NEWSWIRE Beacon Broadband escolhe a EspialTV da Enghouse Networks para oferecer uma experiência de streaming de alta qualidade PR Newswire MARKHAM, ONTÁRIO, 21 de março de 2023 A solução
Saiba Mais