PR Newswire Economia
Resumo do Congresso da Memória Nacional em Varsóvia
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 20 de abril de 2023
PR NEWSWIRE
VARSÓVIA, Polônia, 20 de abril de 2023 /PRNewswire/ — “A história é professora de vida e, para os poloneses, também professora de morte” – foi assim que a presidente do Instituto da Memória Nacional, a Dra. Karol Nawrocki, parafraseou o antigo provérbio em um dos painéis do Congresso da Memória Nacional realizado em Varsóvia de 13 a 15 de abril de 2023. Atraiu 13 mil participantes, incluindo 7 mil jovens.
Como resultado da Segunda Guerra Mundial, a Polônia perdeu aproximadamente 12 milhões de cidadãos. Desse número, quase 6 milhões de cidadãos poloneses foram assassinados, principalmente pelos alemães, mas também lembramos as vítimas de crimes soviéticos, por exemplo, os de Katyn. Co-autor do “Livro Negro do Comunismo”, o professor Stéphan Courtois disse no Congresso que “os poloneses experimentaram uma dupla ocupação durante a Segunda Guerra Mundial, mas o pacto soviético-alemão que levou a isso é uma verdadeira lacuna na história e na memória europeia. Esta é a principal causa dos problemas europeus de hoje, como revelado especialmente pela guerra na Ucrânia.”
Outros 6 milhões de poloneses se viram fora do país como resultado de deportações para a Alemanha e União Soviética, emigração forçada ou mudanças nas fronteiras.
O vice-ministro das Relações Exteriores, Arkadiusz Mularczyk, lembrou que a Polônia está exigindo reparações da Alemanha pelo extermínio de cidadãos poloneses e outros crimes e destruição. Ele lembrou, por exemplo, que “os alemães roubaram 200.000 crianças polonesas, o que não interessava o Tribunal de Nuremberg após a guerra”.
Entre outros eventos, o congresso incluiu o “Echoes of Katyn” International Film Festival sobre o totalitarismo. Os principais prêmios foram para o diretor letão Viesturs Kairiss, para seu filme ” Janeiro”, e o diretor polonês Mi?osz Kozio?, com seu filme “Captain Pilecki”, sobre um polonês que se voluntariou para ser preso no campo de concentração alemão Auschwitz e enviar informações sobre esse trágico lugar.
O Instituto da Memória Nacional inaugurou no congresso uma nova exposição multimídia ” Trails of Hope. The Odyssey of Freedom”. Ele mostra a luta dos poloneses em muitas frentes da Segunda Guerra Mundial e o destino da população civil evacuada da URSS com o exército do general Anders e, posteriormente, se espalhou pelo mundo. Quando a Alemanha invadiu a União Soviética em 1941, Stalin concordou em organizar entre exilados poloneses, um exército de quase 100.000 soldados evacuados pelo Irã. A exposição será exibida em cerca de 50 países.
FONTE Institute of National Remembrance
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Economia Últimos dias para inscrição em edital de até R$ 380 mil para projetos sociais em todo o Brasil
9 de agosto de 2024O edital PAPS 2025, lançado pela Fundação Salvador Arena, destina investimentos significativos para fortalecer ações sociais. As inscrições vão até amanhã, dia 9 de agosto.
Saiba Mais -
PR Newswire Economia PR NEWSWIRE – ECONOMIA E NEGÓCIOS :: Instimatch aproveita Algorand por meio de múltiplos casos de uso para promover soluções de acordos e pagamentos institucionais
7 de janeiro de 2021Instimatch aproveita Algorand por meio de múltiplos casos de uso para promover soluções de acordos e pagamentos institucionais PR Newswire ZÜRICH e BOSTON, 7 de janeiro de 2021 A Algorand dá as
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Talent Land 2024: CoinEx se destaca com debate sobre exchanges de criptomoedas na América Latina
10 de abril de 2024A CoinEx, uma exchange de criptomoedas líder mundial, orgulha-se de sua participação como patrocinadora na Talent Land 2024 em Jalisco, México, de 01 a 04 de abril. Talent Land, r
Saiba Mais