PR Newswire Economia
PR NEWSWIRE – ECONOMIA E NEGÓCIOS :: Os Impactos da Pandemia de COVID – no segmento de Shoppings Centers, dito por Wilson Borges Pereira IV
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 26 de outubro de 2020
Os Impactos da Pandemia de COVID – no segmento de Shoppings Centers, dito por Wilson Borges Pereira IV
O setor tem se adaptado ao novo cenário
PR Newswire
RIO DE JANEIRO, 26 de outubro de 2020
O novo cenário segue rigorosamente protocolos estabelecidos para acompanhar o retorno para a retomada gradual e responsável dos consumidores. Assim como no comércio de rua ou mesmo em outros negócios que voltam às atividades neste momento, em que a pandemia de coronavírus ainda perdura, é preciso uma adaptação, adoção de uma série de medidas que proporcionem segurança sanitária aos clientes, lojistas e fornecedores.
Segundo pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ouviu 3,2 milhões de empresas em funcionamento na primeira quinzena de agosto, a percepção de efeito negativo dos impactos da pandemia cresceu da segunda quinzena de julho para a primeira quinzena de agosto: de 37,5% para 38,6%.
Em contrapartida, o efeito positivo na pandemia, para alguns, também cresceu segundo a pesquisa: de 26,1% na segunda quinzena de julho para 27,5% em relação à primeira quinzena de agosto. Para 47,6% do comércio varejista, o impacto da pandemia tem sido negativo, 20% desse setor consideram o efeito pequeno ou inexistente, e 32,5% relatam um efeito positivo. As empresas de pequeno porte foram as que mais sofreram com a percepção negativa da pandemia, 38,8% delas declararam sentir efeito nas vendas.
Nos shoppings centers, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) divulgou os seguintes dados: Em março, com o início do fechamento dos shoppings, a queda de vendas foi de 35,3%. Em abril, quando os 577 shoppings estavam fechados, a diminuição foi de 89%. Em maio, com a reabertura em algumas regiões do país, o índice indicou uma redução de 75,5%. A perda acumulada de janeiro a maio é de 44,3%, em comparação ao mesmo período de 2019. Até julho o setor apresentou queda acumulada de 67,1% nas vendas.
Com a reabertura dos shoppings, ainda houve uma desaceleração na queda das vendas em até 2 pontos percentuais semana após semana, o que mostra que, apesar de não ser um cenário ideal o setor tem conseguido se movimentar ainda que de forma gradual.
Wilson Borges Pereira IV, empresário do setor varejista, acredita que “os próximos meses serão marcados por dias intensos e de muito trabalho, reestruturação continua de estratégias, adaptação de espaços, implementar os canais digitais para acelerar os índices de faturamento. Será preciso buscar apoio e soluções constantes para o setor”.
O comportamento do consumidor pós abertura está diferente, a começar pelo tempo de permanência no shopping. Na pré-pandemia, eram 1h12 minutos em média e, hoje, cerca de 25 minutos. No entanto, segundo monitoramento realizado pela Abrasce semanalmente, o ticket médio após a reabertura está 48% mais alto do que o ano anterior. Em maio de 2020, foi de R$ 136,46 em comparação aos R$ 92,20 do mesmo período do ano passado ? mesmo com capacidade limitada. Esses dados indicam uma visita com o objetivo específico de compra, demonstrando que o consumidor está sendo mais assertivo, reduzindo o tempo de permanência nos locais.
Além disso, a instituição verificou que serviços como as vendas on-line, delivery e drive-thru permanecem ativos e com aumento em grande escala, mesmo com a reabertura dos empreendimentos, o que demonstra que a população tem se adequado às novas formas de consumo.
FONTE Wilson Borges Pereira IV
PR NEWSWIRE
Leia também
-
PR Newswire Economia Consulta Pública avalia incorporação de tratamento para pacientes com câncer de pulmão atendidos pelo sistema privado de saúde
16 de fevereiro de 2024PR NEWSWIRE Acesso ao medicamento reduz pela metade o risco de morte dos pacientes com mutação genética específica SÃO PAULO, 16 de fevereiro de 2024 /PRNewswire/ — AstraZeneca –
Saiba Mais -
PR Newswire Economia HONOR lança HONOR MagicOS 7.0 na China
22 de novembro de 2022PR NEWSWIRE HONOR lança HONOR MagicOS 7.0 na China PR Newswire SHENZHEN, China, 22 de novembro de 2022 O novo HONOR MagicOS 7.0 permite uma colaboração contínua entre sistemas, dispositivos e
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Medicamentos biossimilares podem ser aliados no combate a doenças inflamatórias intestinais, garante a Celltrion
18 de março de 2024Embora sejam pouco lembradas pela opinião pública em geral, as doenças inflamatórias intestinais (DIIs) são cada vez mais diagnosticadas e, portanto, cada vez mais aparentes. Calc
Saiba Mais