PR Newswire Economia
Plataforma online identifica risco de doença renal crônica entre pessoas com diabetes tipo 2; saiba mais
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 22 de agosto de 2023
PR NEWSWIRE
Cuidando dos Rins realiza triagem gratuita em apoio à detecção precoce de complicação do diabetes
SÃO PAULO, 22 de agosto de 2023 /PRNewswire/ — A AstraZeneca, biofarmacêutica global lança a plataforma online, gratuita e em português Cuidando dos Rins para pacientes com DM2 com risco potencial de desenvolver doença renal crônica (DRC). Dois em cada cinco pacientes no mundo com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) irão desenvolver DRC1, enfermidade que pode levar à perda progressiva, e até mesmo irreversível, do funcionamento dos rins.
Por meio do preenchimento de um questionário rápido de cinco perguntas, sem a necessidade de cadastro, o algoritmo calcula o risco aumentado para o desenvolvimento de doença renal crônica. Ao final, o paciente recebe recomendações, como, por exemplo, se deve se consultar com um médico especialista, é direcionado para o SAC da AstraZeneca e para a ADJ e FENAPAR, associações de pacientes com diabetes e/ou doenças renais. É importante ressaltar que essa ferramenta não substitui o diagnóstico e que, em caso de dúvidas, um médico deverá ser consultado.
A doença renal crônica é uma das complicações do diabetes, que ao acumular açúcar no sangue de forma excessiva, causado pela descompensação glicêmica, pode comprometer o funcionamento dos rins, fazendo com que o órgão perca a capacidade de filtrar o sangue2. “O rastreio da complicação deve ser realizado periodicamente, já que a doença renal crônica, na maioria das vezes, é assintomática nos estágios iniciais. A ferramenta Cuidando dos Rins veio para auxiliar a jornada de pessoas com diabetes, para que, a partir do risco identificado pela plataforma, a equipe médica possa realizar o controle renal do paciente, por meio de exames de urina e sangue para controle ou confirmação diagnóstica3“, comenta Fernanda Ronco, líder médica de área terapêutica da AstraZeneca.
A prevalência do diabetes no Brasil é de mais de 15,7 milhões de pessoas3, segundo dados da Federação Internacional do Diabetes (IDF), sendo que cerca de 90% dos casos são do tipo 23, que está associada a fatores externos e de estilo de vida, como histórico familiar, sobrepeso, sedentarismo, e maus hábitos alimentares3. Sem adesão ao tratamento e controle da doença, a longo prazo, a pessoa pode apresentar complicações, como a doença renal crônica.
Hoje, cerca de 12 milhões de pessoas convivem com a doença renal crônica no Brasil, entretanto, apenas 20% dos pacientes em estágio 3 são diagnosticados1, devido à falta de rastreio e ausência de sintomas. Apesar dos dados, a conscientização de pacientes com diabetes sobre as possíveis complicações e a adesão ao tratamento podem proporcionar ao paciente o controle da doença e uma melhor qualidade de vida4. Além disso, é fundamental conversar com um médico para o rastreio, por meio do controle renal em caso de maiores chances de desenvolver a condição5.
Para realizar a triagem, acesse http://www.paciente.cuidandodosrins.com.br/. A plataforma está disponível por prazo determinado, sem necessidade de cadastro, de forma gratuita e simples.
Sobre a AstraZeneca??
A AstraZeneca é uma empresa?biofarmacêutica?global, orientada pela ciência, que está focada na descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos de prescrição médica em Oncologia, Doenças Raras e?Biofarmacêuticos, incluindo Medicina Cardiovascular, Renal e Metabólica, Respiratória e Imunologia. Com sede em Cambridge, Reino Unido, a AstraZeneca opera em mais de 100 países e seus medicamentos inovadores são usados por milhões de pacientes em todo o mundo.??
Para mais informações, visite: www.astrazeneca.com.br e siga a empresa no Instagram @astrazenecabr.??
1 NIDDK USRDS. 2022 Anual Dat Report. Disponível em: https://https://adr.usrds.org/2020/chronic-kidney-disease/1-ckd-in-the-general-populationadr.usrds.org/2020/chronic-kidney-disease/1-ckd-in-the-general-population. Acesso em 03 de julho de 2023.
2 Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT). Disponível em: https://www.abcdt.org.br/2022/06/qual-a-relacao-entre-diabetes-e-doenca-renal-cronica/#:~:text=O%20diabetes%20mellitus%20%C3%A9%20a,evolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20doen%C3%A7a%20renal%20cr%C3%B4nica. Acesso em 03 de julho de 2023.
3 Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atlas 2021. Disponível em: https://diabetesatlas.org/idfawp/resource-files/2021/07/IDF_Atlas_10th_Edition_2021.pdf. Acesso em 03 de julho de 2023.
4 Ministério da Saúde. Diabetes (Mellitus). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/diabetes. Acesso em 03 de julho de 2023.
5 Ministério da Saúde. Dia Mundial do Rim 2019: Saúde dos Rins Para Todos. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/14-3-dia-mundial-do-rim-2019-saude-dos-rins-para-todos/. Acesso em 03 de julho de 2023.
FONTE AstraZeneca Brasil
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Economia PR NEWSWIRE – ECONOMIA E NEGÓCIOS :: Cooperação convocada na Conferência de Entendimento da China 2020 (Guangzhou)
23 de novembro de 2020Cooperação convocada na Conferência de Entendimento da China 2020 (Guangzhou) PR Newswire GUANGZHOU, China, 23 de novembro de 2020 GUANGZHOU, China, 23 de novembro de 2020 /PRNewswire/ — Em
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Pegada de carbono gerada pela Doença Renal Crônica pode se igualar à de 1,5 milhão de carros em 2032
22 de abril de 2024O estudo IMPACT CKD, fomentado pela AstraZeneca, projeta as consequências da doença renal crônica nas esferas ambiental, econômica e dos pacientes para 2032 em oito países, inclui
Saiba Mais -
PR Newswire Economia G4 Scale capacita sócios e fundadores de empresas
18 de julho de 2023PR NEWSWIRE Formação de 12 meses forma líderes exponenciais, com foco em gestão, estratégia e networking SÃO PAULO, 18 de julho de 2023 /PRNewswire/ — O G4 Educação, a evolução da
Saiba Mais