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Organizações globais podem multiplicar por dez a capacidade de identificar transações de alto risco por meio de uma melhor colaboração, revela pesquisa
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 19 de novembro de 2024
PR NEWSWIRE
ATLANTA, 19 de novembro de 2024 /PRNewswire/ — Bancos e e-commerces podem melhorar significativamente sua capacidade de identificar e bloquear transações fraudulentas de alto risco e difíceis de detectar ao integrar inteligência de fraude compartilhada em suas avaliações de risco, de acordo com o mais recente Relatório Panorama Global de Fraude e Identidade da LexisNexis® Risk Solutions.
A pesquisa revela como as empresas podem construir uma confiança digital robusta e prevenir fraudes por meio de inteligência colaborativa de identidade digital, e detalha vários exemplos de sucesso. Em um dos casos, uma organização aumentou suas taxas de reconhecimento de clientes para 94%. Outro exemplo destaca uma empresa que integrou inteligência digital e dados de e-mail, o que resultou em um aumento de 26% na detecção de fraudes.
O relatório global também explora o impacto das atividades criminosas na confiança do consumidor, agravado pelo fato de que menos de 10% dos “laranjas” identificados pela polícia são presos e menos de 1% são acusados. A rápida adoção de tecnologias de IA por fraudadores para automatizar golpes de phishing e deepfakes está tornando esses ataques mais eficientes e convincentes, corroendo assim a confiança do consumidor em serviços digitais. Os ataques globais de fraude aumentaram 19% no ano, de acordo com a análise da plataforma LexisNexis® Digital Identity Network®.
Uma rede colaborativa permite que as organizações compartilhem informações sobre atividades suspeitas e fraudes confirmadas entre seus membros, dificultando as operações dos fraudadores. Esse compartilhamento pode incluir dados sobre o dispositivo utilizado, endereços IP e outros sinais digitais, bem como o endereço de e-mail fornecido. Ao analisar o risco potencial associado a esses sinais, as organizações podem aumentar significativamente a eficácia na detecção de transações de alto risco. Em um dos casos analisados, um grande banco global aumentou sua capacidade de detecção em 17 vezes (1700%). Em outro, um emissor de cartões melhorou suas avaliações de risco em 23 vezes (2300%). Em ambos os casos, foram utilizados dados colaborativos para alcançar esses resultados.
Apesar disso, apenas seis em cada dez (60%) organizações têm soluções tecnológicas de prevenção de fraudes em vigor em todos os canais de transação. E apenas uma em cada quatro (27%) organizações nas regiões EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e APAC (Ásia-Pacífico) utilizam consórcios ou iniciativas de troca de dados como parte de suas atividades de prevenção de fraudes, segundo o relatório. Esse dado é surpreendente, considerando que a maioria das empresas classificou a integração entre experiência digital e prevenção de fraudes (72%) e a minimização do atrito do cliente no checkout (68%) como prioridades “críticas ou altas”.
“O desejo dos consumidores por serviços mais rápidos e instantâneos está impulsionando a demanda por mudanças, incluindo a criação de soluções alternativas de pagamento. Em resposta, reguladores e bancos centrais estão implementando sistemas de pagamento instantâneo, que facilitam ainda mais as transações”, diz Stephen Topliss, vice-presidente de fraude e identidade da LexisNexis Risk Solutions.
“No entanto, cada esforço para tornar as transações mais fáceis para os consumidores também está facilitando a vida dos fraudadores. A demanda social por conveniência coloca as instituições financeiras diante de um difícil equilíbrio entre inovação tecnológica e conveniência, enquanto buscam a confiança e a integridade do sistema.”
Insights mais profundos são igualmente essenciais na luta contra identidades sintéticas – perfis digitais falsos criados para realizar fraudes. Uma inteligência robusta pode revelar sinais indicativos, tais como: identidades sintéticas têm sete vezes mais probabilidade de não ter parentes próximos e 20 vezes mais probabilidade de aparecer em vários pedidos de crédito em um curto período de tempo.
O relatório destaca que o fator humano ainda é um elo frágil na cadeia de confiança, com um “exército de laranjas” – dos quais cerca de 40% têm menos de 25 anos – ajudando os criminosos cibernéticos a lavar entre 2% e 5% do PIB global a cada ano.
“O pior cenário é que os consumidores parem de interagir digitalmente porque não confiam no processo. Lidar com esse problema global exige uma estratégia multicamadas, pois não há uma solução mágica contra a fraude”, observa Topliss.
Baixe aqui o Relatório Panorama Global de Fraude e Identidade 2024 (disponível somente em inglês).
Metodologia
O Relatório Panorama Global de Fraude e Identidade 2024 da LexisNexis® Risk Solutions é uma pesquisa abrangente com 2.952 executivos de risco e fraude em varejo, ecommerce e serviços financeiros.
Sobre a LexisNexis Risk Solutions
A LexisNexis® Risk Solutions explora o poder dos dados, plataformas analíticas sofisticadas e soluções tecnológicas para oferecer insights que auxiliam empresas de diversos setores e entidades governamentais na redução de riscos e na melhoria das decisões, visando beneficiar pessoas em todo o mundo. Com sede na área metropolitana de Atlanta, Geórgia, temos escritórios globais e integramos a RELX (LSE: REL/NYSE: RELX), um fornecedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para clientes profissionais e empresariais. Para mais informações, visite LexisNexis Risk Solutions and RELX.
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FONTE LexisNexis Risk Solutions
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