NAvegue pelos canais

PR Newswire Economia

O IVI e o Gorgas Memorial Institute for Health Studies defendem vacinas contra a chikungunya em reunião global no Panamá.

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 14 de dezembro de 2023

PR NEWSWIRE

  • Mais de 100 partes interessadas dos governos, pesquisa, indústria, academia e agências globais de saúde participaram do encontro de 12 a 13 de dezembro.
  • Representantes de países como Brasil, Colômbia, República Dominicana, Índia, Quênia, Panamá, Paraguai e Tailândia compartilharam experiências com a chikungunya e surtos recentes.

CIDADE DO PANAMÁ, 14 de dezembro de 2023 /PRNewswire/ — O International Vaccine Institute (IVI), uma organização internacional com a missão de descobrir, desenvolver e fornecer vacinas seguras, eficazes e acessíveis para a saúde global, e o Gorgas Memorial Institute for Health Studies (Instituto Gorgas), o instituto de pesquisa de saúde pública do Panamá, realizaram uma reunião global de partes interessadas em chikungunya na Cidade do Panamá, Panamá, de 12 a 13 de dezembro, para estabelecer e cumprir uma agenda unificada para o desenvolvimento e acesso à vacina contra chikungunya.

A Chikungunya, uma doença viral transmitida aos seres humanos por mosquitos Aedes infectados, representa uma ameaça crescente à saúde global, com mais de 110 países nas Américas, Ásia, África e Europa relatando surtos. A primeira reunião desse tipo, “Chikungunya Virus: Recent Outbreaks, Vaccine Development, and the Way Forward (Vírus da Chikungunya: Surtos Recentes, Desenvolvimento de Vacinas e o Caminho a Seguir)” destacou o ônus crescente da doença na América Latina e em outras regiões, como também o panorama atual das vacinas em desenvolvimento. A reunião abordou os recentes surtos da doença, como também considerações sobre aprovação e política regulatória, convocando mais de 100 formuladores de políticas, pesquisadores, fabricantes de vacinas e profissionais de saúde global para compartilhar suas experiências e identificar problemas a serem resolvidos antes da primeira geração de vacinas contra chikungunya.   

O Dr. Jerome Kim, diretor-geral do IVI, disse: “O desenvolvimento de vacinas seguras e eficazes é uma conquista extraordinária, mas elas só têm um impacto real quando são usadas. Com o surgimento da chikungunya como uma ameaça crítica à saúde global e com novas vacinas no horizonte, agora é o momento de os formuladores de políticas e a comunidade de vacinas contra a chikungunya se unirem para se alinharem em um caminho que garanta que essas vacinas estejam disponíveis, sejam acessíveis e amplamente utilizadas. Esperamos que esta primeira Reunião Global de Chikungunya sirva como plataforma de lançamento para a colaboração contínua e a defesa conjunta”.

O Dr. Juan Miguel Pascale, diretor geral do Gorgas Memorial Institute for Health Studies, disse: “Em conjunto com o International Vaccine Institute (IVI), com sede na Coreia do Sul, o Instituto Gorgas torna-se coanfitrião do evento regional mais importante para a promoção do desenvolvimento e implementação de vacinas contra a Chikungunya. Dados recentes, do Paraguai e de outros países, demonstram que esse vírus não só pode ser letal, mas também é responsável por uma morbidade importante que afeta a capacidade de trabalho de nossa população. Não temos mais tempo; a oportunidade é agora para nos unirmos regionalmente e definirmos a melhor estratégia para o controle e a prevenção da infecção por Chikungunya globalmente. O Panamá se sente honrado em participar dessa importante atividade.”

O Dr. Sushant Sahastrabuddhe, vice-diretor geral interino do IVI, disse: “Um dos principais objetivos da Reunião Global sobre Chikungunya é buscar informações e alinhamento entre países, fabricantes de vacinas, Autoridades Reguladoras Nacionais, a comunidade de doadores e agências globais, como a Organização Mundial da Saúde e a Gavi, a Vaccine Alliance, sobre as lacunas atuais na introdução de vacinas contra chikungunya e como devemos nos unir para resolvê-las.”

O Dr. Eduardo Ortega-Barria, secretário nacional da Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia do Panamá (Senacyt), fez o discurso de abertura da reunião, além dos Drs. Kim e Pascale. A reunião de dois dias contou com 26 apresentações sobre a carga da doença chikungunya e experiências de surtos recentes; desenvolvimento de vacinas; aprovação regulatória; e política, financiamento e aquisição, além de painéis de discussão.  Veja a agenda completa e a lista de palestrantes aqui.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2300094/CHIK_Global_Meeting_2023.jpg

FONTE International Vaccine Institute

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe