PR Newswire Economia
Novo posicionamento de marca e entrada em nova categoria: os planos da Panasonic para se tornar a marca mais desejada pelos consumidores até 2030
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 27 de agosto de 2024
PR NEWSWIRE
Empresa japonesa centenária e referência global em tecnologias inovadoras, o Brasil destaca-se por ser um dos mercados mais promissores para a empresa, tanto pelo seu tamanho quanto por seu potencial de crescimento. “O Brasil é uma peça-chave na nossa estratégia global e estamos vivendo um novo momento da marca no país, e isso reafirma nosso compromisso com a inovação, a eficiência energética e a tecnologia de ponta, características que são marcas registradas da Panasonic”, destaca Hiroyuki Miyazaki, Presidente da Panasonic do Brasil e responsável por Excelência Operacional na América Latina.
“Nossa expectativa é de que o mercado brasileiro continue a desempenhar um papel crucial no crescimento global da Panasonic. Nas categorias de geladeiras, máquina de lavar roupa e micro-ondas, o Brasil se destaca no top 3 perante os negócios globais. Nossa estratégia envolve não apenas o fortalecimento da marca no País, mas, também, uma expansão para novos segmentos de mercado, como o de secadores de cabelo, acompanhada de um portfólio sólido e diversificado de produtos”, conclui Miyazaki.
Expansão em Linha Branca
Em 2024, a Panasonic do Brasil anunciou investimento de R$ 300 milhões, até 2030, na expansão de sua fábrica de linha branca, localizada em Extrema, no sul de Minas Gerais, e conhecida como a fábrica verde da marca. Esse foi o maior investimento da Panasonic no Brasil nos últimos 10 anos.
A construção, concluída ano passado, permitiu que a área de produção da empresa aumentasse de 60 mil m2 para 80 mil m2, em um terreno de 120 mil m2. Com a expansão, a companhia visa dobrar a produção de geladeiras até 2030. Além disso, a marca trouxe um aumento de 20% quando considerado apenas o quadro de funcionários de Extrema.
“Já há alguns anos, a Panasonic se movimenta de acordo com a estratégia de crescimento de participação de mercado em linha branca. Com a expansão, um de nossos objetivos é ser a marca mais desejada do consumidor até 2030”, comenta Sergei Epof, Vice-Presidente de Appliances da Panasonic do Brasil.
E os resultados positivos dessa operação começam a ser sentidos. A primeira etapa da expansão trouxe o incremento de dois novos produtos para o consumidor brasileiro, as geladeiras dos modelos BB64 e BB65, que carregam o melhor da tecnologia japonesa no toque de um botão e trazem, respectivamente, a maior economia energética da categoria e um design sofisticado com porta de vidro, painel Easy Touch em LED, além da tecnologia de ponta Freshfreezer. Os novos modelos não só reafirmam o sucesso e crescimento no País, mas também destacam a contínua evolução da empresa em oferecer soluções sofisticadas e eficientes para o mercado brasileiro.
“Desde 2014, a Panasonic vendeu mais de 2,5 milhões de geladeiras no Brasil, gerando uma economia de, aproximadamente, mais de R$ 2 bilhões¹ na conta de luz dos consumidores”, aponta Epof.
Conheça mais sobre as geladeiras BB64 e BB65 aqui.
Uma Nova Categoria
Não é de hoje que o País é estratégico para a companhia. “O Brasil é o maior mercado da América Latina, o que permite à Panasonic expandir a presença e fortalecer sua marca em uma região de grande potencial econômico. A Panasonic também valoriza o mercado brasileiro devido à sua base de consumidores diversificada, que demanda uma variedade de produtos, desde eletrônicos de consumo até soluções industriais”, comenta Sergei.
A Panasonic é pioneira em diversas tecnologias, hoje amplamente utilizadas no mercado, que facilitam o dia a dia, geram economia de energia e beneficiam os consumidores. Como, por exemplo, a inserção no mercado da máquina de lavar roupas sem agitador central, o primeiro micro-ondas 4 em 1 do País, além de fomentar o mercado de geladeiras bottom freezer.
E a próxima investida já está confirmada: trata-se do lançamento do secador Nanocare, que chancela a entrada da marca no segmento de secadores de cabelo, que tem movimentado – positivamente – os números da Panasonic no mundo, sendo que no Japão a marca tem mais de 40% de share na categoria e já vendeu, desde 2005, mais de 17 milhões de peças do Nanocare no mundo. O produto chega para preencher uma lacuna no mercado, que é a otimização do tempo e do cuidado com o cabelo. Assim como em linha branca, a marca é pioneira no mercado de secadores premium no Brasil.
O Nanocare tem como atributo, além de secar, tratar e hidratar os cabelos e o couro cabeludo. Saiba mais sobre o Nanocare aqui.
“A Panasonic é uma das principais empresas exportadoras do Japão, contribuindo significativamente para o PIB do país e empregando milhares de pessoas, e o début da categoria de secadores de cabelo no Brasil mostra que os investimentos locais seguem expressivos”, explica Caio Marques, Diretor de Produtos e Marketing da Panasonic do Brasil. Com a entrada nessa nova categoria, a marca amplia o ponto de contato com o consumidor, fazendo parte dos momentos de autocuidado e contribuindo para uma rotina mais prazerosa.
A nova categoria chega para complementar o amplo portfólio, que conta com eletrodomésticos, com geladeiras, micro-ondas, máquina de lavar e linha de embutir (forno, cooktop, coifa e máquina de lavar louça), linha de Cuidados Pessoais (aparadores de pelos para o rosto, cabelo e corporais), Pilhas – com a única fábrica de alcalinas da América Latina e Fones de Ouvido Technics.
A marca também está presente com a Panasonic Business, que segue inovando e trazendo o melhor da tecnologia japonesa para o Brasil em câmeras e projetores profissionais, soluções para o varejo corporativo, geração e cogeração de energia, soluções para a indústria e micro-ondas e fornos profissionais.
História e Novo Momento de Marca
Fundada em 1918, a Panasonic Corporation (anteriormente Matsushita Electric Industrial Co., Ltd.) tornou-se um conglomerado multinacional com uma vasta gama de produtos, desde eletrônicos de consumo até soluções industriais e automotivas. A empresa também é influente na promoção de práticas sustentáveis e na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias avançadas.
“A história da Panasonic está ligada, diretamente, à capacidade de inovar e se adaptar às mudanças do mercado. Centenária, conseguiu se manter relevante e competitiva, tanto no Japão quanto globalmente. Costumamos dizer, por aqui, que onde você olhar, você vai encontrar uma tecnologia da Panasonic”, comenta Caio.
Ao longo dos últimos 100 anos, a Panasonic desenvolveu diversas tecnologias que marcaram a indústria eletrônica global. Na década de 20, foi pioneira na produção de lâmpadas e baterias e, em 1931, popularizou o rádio doméstico. Em 1977, com a marca Nacional, introduziu um dos primeiros videocassetes do mundo, ajudando a popularizar a gravação de vídeos em casa. Nos anos 2000, a Panasonic foi líder no desenvolvimento de TVs de plasma, inclusive no Brasil. Mostrando que tradição e inovação caminham juntas, em 2010, em parceria com a Tesla, desenvolveu baterias de íon-lítio que se tornaram essenciais para a popularização dos carros elétricos.
Com sua longa história, a marca é reflexo do desenvolvimento econômico e da cultura de inovação do Japão. “Essas inovações mostram a contínua evolução da Panasonic, sempre buscando atender às necessidades do consumidor e avançando em soluções sustentáveis e eficientes. Está na essência da marca simplificar a tecnologia, permitindo que as pessoas tenham acesso, em suas casas e empresas, ao melhor da tecnologia e da inovação. E foi isso que nos inspirou e nos levou para a atual campanha da marca, MAGIC, que reforça a herança do Japão, unindo a magia do melhor da tecnologia japonesa no toque de um botão”, explica Marques.
Esse novo momento de marca inicia-se com uma robusta campanha de marketing 360º, que será veiculada em plataformas de TV aberta, TV conectada, PAY TV, mídias digitais, além de OOH, cinema e rádio. Tudo isso para que marca garanta diversos pontos de contato com o consumidor e esteja presente nos canais de maior de audiências do País. Criada em parceria com a agência Repense para construir awareness premium e reforçar os diferenciais tecnológicos da Panasonic, a campanha é protagonizada pela atriz Mariana Ximenes, embaixadora da marca, e tem como destaque um filme principal de 30″, ao som de Every Little Thing She Does Is Magic – música tocada no mundo inteiro para mais de 60 milhões de pessoas, da banda The Police, e filmetes de 15″, que demonstrarão os benefícios entregues pela tecnologia dos produtos. O lançamento ocorreu no último dia 27 de agosto, para jornalistas, influenciadores e varejistas, na Japan House São Paulo. Para saber detalhes sobre a campanha, acesse aqui.
“Com essa nova fase estratégica, a empresa reafirma seu compromisso com o mercado brasileiro e a sua determinação em liderar o setor de tecnologia no País, oferecendo produtos que atendam às necessidades e expectativas dos consumidores locais, sempre embasando suas estratégias com dados e projeções financeiras robustas”, comenta Marques. “Para os próximos 12 meses, a marca planeja ainda mais 20 lançamentos como esses” finaliza o executivo.
Parceria com a Japan House
A centenária japonesa Panasonic também anunciou sua participação como mantenedora da Japan House São Paulo, a partir de agosto de 2024.
Essa parceria reflete o novo posicionamento da marca, que tem como objetivo reforçar os atributos da Panasonic, como origem japonesa, inovação, autoridade em tecnologia, qualidade, design e elegância. “Para a Panasonic, esta parceria é mais do que uma simples associação; ela faz parte da estratégia de assumir o protagonismo da sólida história da empresa para criar vínculos com os consumidores. É uma reafirmação do nosso compromisso em promover a cultura japonesa e seus valores no Brasil”, afirma Sergei.
Conheça mais detalhes da parceria aqui.
Sobre o Grupo Panasonic
Fundado em 1918 e, hoje, referência global no desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras para eletrodomésticos, habitação, automotivo, indústria, comunicações e energia em todo o mundo, o Grupo Panasonic mudou para um sistema de empresa operacional em 1º de abril de 2022, com a Panasonic Holdings Corporation servindo como uma holding e oito empresas posicionadas sob seu guarda-chuva. O grupo reportou vendas líquidas consolidadas de 54 bilhões de dólares* ou 8.496,4 bilhões de ienes para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2024 (abril/2023 a março/2024).
Para saber mais sobre o Grupo Panasonic, visite: https://holdings.panasonic/global/
*Cotação do dia 13/05/2023.
Saiba mais sobre a Panasonic:
Acompanhe a empresa pelo site www.panasonic.com/br
Facebook: https://www.facebook.com/panasonic.br
Instagram: https://www.instagram.com/panasonicbrasil/
Tiktok: https://www.tiktok.com/@panasonicbr
YouTube: https://www.youtube.com/@panasonicdobrasil
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/panasonic-do-brasil-ltda-/
Global: https://www.panasonic.com/global
1Cálculo feito a partir da economia dos modelos vendidos pela Panasonic em relação ao consumo mínimo exigido pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem para a classificação A, apenas no primeiro ano de uso. Resultado obtido aplicando tarifa média (adicionada de impostos) de R$ 0,78 – mesma tarifa utilizada no documento “SEI/Inmetro – 0948832 – Nota Técnica”.
2Economia em relação ao consumo mínimo exigido pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem para a classificação A desses modelos. O % de economia varia por modelo.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2490950/Panasonic_Campanha_MAGIC_KV_Institucional.jpg
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/novo-posicionamento-de-marca-e-entrada-em-nova-categoria-os-planos-da-panasonic-para-se-tornar-a-marca-mais-desejada-pelos-consumidores-ate-2030-302232176.html
FONTE Panasonic
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Economia PR NEWSWIRE – ECONOMIA E NEGÓCIOS :: Arc Publishing expande para o México com assinatura do El Financiero, a publicação mais importante de finanças e negócios do país
18 de novembro de 2020Arc Publishing expande para o México com assinatura do El Financiero, a publicação mais importante de finanças e negócios do país PR Newswire WASHINGTON, 18 de novembro de 2020 WASHINGTON, 18 de
Saiba Mais -
PR Newswire Economia China Unicom ajuda aldeias na Mongólia Interior a se tornarem digitais
22 de janeiro de 2024PR NEWSWIRE HUHHOT, China, 22 de janeiro de 2024 /PRNewswire/ — Recentemente, na região autônoma da Mongólia Interior da China, a filial local da China Unicom (China Unicom Inner Mongolia)
Saiba Mais -
PR Newswire Economia PR NEWSWIRE – ECONOMIA E NEGÓCIOS :: Huawei divulga Relatório Anual de 2020
31 de março de 2021Huawei divulga Relatório Anual de 2020 PR Newswire SÃO PAULO, 31 de março de 2021 Huawei reafirma compromisso de criar mais valor para clientes e sociedade diante de adversidades SÃO PAULO, 31 de
Saiba Mais