PR Newswire Economia
Mais da metade das mulheres brasileiras quer empreender, aponta pesquisa da Mastercard
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de março de 2025
Levantamento global da Mastercard revela principais barreiras para mulheres empreendedoras e reforça a necessidade de inclusão financeira
SÃO PAULO, 21 de março de 2025 /PRNewswire/ — No Brasil, 80% das mulheres já consideraram abrir ou administrar seu próprio negócio, mas 53% ainda não conseguiram dar o primeiro passo. A principal barreira para esse avanço é a falta de financiamento, apontada por 37% das mulheres como o maior obstáculo para empreender. Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela Opinium Research, a pedido da Mastercard, conduzida entre 16 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025, com 42.500 entrevistados em 41 países, incluindo 2.000 pessoas no Brasil.
O levantamento faz parte da campanha global “Empowerment for All 2025”, lançada pela Mastercard em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de evidenciar o impacto das empreendedoras na economia e os desafios estruturais que ainda limitam seu crescimento.
Apesar do forte interesse pelo empreendedorismo, o estudo aponta que apenas 58% das mulheres no Brasil se consideram empreendedoras, um percentual próximo ao dos homens (60%). Entre aquelas que desejam iniciar um negócio, os setores mais buscados são:
- Venda online (20%)
- Alimentação e bebidas (18%)
- Cosméticos (18%)
O estudo também revelou que 24% das mulheres acreditam que “não é possível para alguém como elas” abrir um negócio, um número ainda mais preocupante entre as mulheres da Geração Z, onde 33% compartilham dessa percepção.
Outro dado relevante é o crescimento da busca por fontes de renda extra: 68% das mulheres no Brasil possuem um trabalho paralelo ou “bico”, um percentual superior à média da América Latina (49%). As principais razões para essa decisão são:
- Ganhar mais dinheiro (70%)
- Criar uma rede de segurança financeira (49%)
- Conquistar independência financeira (42%)
Tecnologia e IA: aliadas ou desafios para empreendedoras?
A pesquisa aponta que 58% das empreendedoras brasileiras já utilizam Inteligência Artificial (IA) em seus negócios, e 71% relatam que a tecnologia trouxe ganhos de tempo e/ou redução de custos. Apesar disso, 47% das mulheres ainda se sentem inseguras quanto à proteção contra fraudes e ataques cibernéticos, um desafio que pode impactar o crescimento de seus negócios.
Mastercard e o compromisso com a inclusão financeira feminina
Desde 2020, a Mastercard já apoiou mais de 37 milhões de mulheres empreendedoras globalmente, superando a meta de 25 milhões até 2025. No Brasil, a empresa investe em programas e iniciativas para fortalecer o ecossistema de negócios liderados por mulheres, como o Girls4Tech, que já impactou mais de 7 milhões de meninas em mais de 63 países, preparando-as para carreiras em ciência e tecnologia.
“A Mastercard acredita que, quando pequenos negócios vencem, toda a economia vence. As mulheres empreendedoras são fundamentais para o crescimento sustentável do Brasil, e estamos comprometidos em fornecer as ferramentas, a tecnologia e o suporte necessários para que elas prosperem”, Ana Karina Scarlato, VP de Produtos e Inovação da Mastercard Brasil.
A campanha “Empowerment for All 2025” reforça essa missão ao destacar as conquistas e os desafios das mulheres empreendedoras ao redor do mundo, impulsionando a conversa sobre equidade no setor.
Sobre a Mastercard
A Mastercard impulsiona economias e empodera pessoas em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Junto com nossos clientes, estamos construindo uma economia sustentável onde todos possam prosperar. Oferecemos uma variedade de opções de pagamentos digitais, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis. Nossas redes, tecnologia, inovação e parcerias se combinam para fornecer um conjunto único de produtos e serviços que ajudam pessoas, empresas e governos a alcançar seu mais elevado potencial.
www.mastercard.com
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/mais-da-metade-das-mulheres-brasileiras-quer-empreender-aponta-pesquisa-da-mastercard-302408238.html
FONTE Mastercard
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Economia Gamers Club eleva a experiência dos usuários em parceria inédita com plataforma de apostas esportivas unikrn
11 de setembro de 2023PR NEWSWIRE Iniciativa abre uma série de possibilidades para usuários de dois setores em crescimento no Brasil, o de games competitivos e o de betting; unikrn vai oferecer oportunidades customizadas
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Você esta preparado? Começa hoje o Capzul Hackathon Challenge com mais de 25 times da comunidade de segurança cibernética testando nossa solução inédita, patenteada e disruptiva: o CapzulProtect
24 de maio de 2024Capzul Corp. ("Capzul"). A Capzul, startup global de cibersegurança, desenvolvedora do CapzulProtect, uma solução de segurança cibernética inédita que combina comunicação s
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Huawei revela primeira solução de O&M de rede central IA+ do setor: ICNMaster
28 de novembro de 2024Com o advento das novas tecnologias de acesso por rádio (RATs), a estrutura da rede central tornou-se cada vez mais complexa, representando desafios significativos para a operação
Saiba Mais