PR Newswire Economia
Gartner alerta que multas relacionadas ao gerenciamento inadequado dos direitos dos titulares de dados ultrapassarão US$ 1 bilhão até 2026
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 19 de setembro de 2023
PR NEWSWIRE
SÃO PAULO, 19 de setembro de 2023 /PRNewswire/ — Até 2026, as multas devidas ao gerenciamento inadequado dos direitos dos titulares de dados terão aumentado dez vezes em relação a 2022, podendo ultrapassar US$ 1 bilhão. O alerta é do Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, que define as solicitações de direitos dos titulares de dados (SRRs, sigla em inglês) como um conjunto de direitos legais que permite aos indivíduos fazer exigências e, em alguns casos, solicitar esclarecimentos sobre o uso de seus dados.
“Para líderes de segurança e gerenciamento de riscos de empresas que lidam com clientes finais (B2C) automatizar os direitos dos titulares de dados ou o gerenciamento de privacidade dos consumidores se tornou uma atividade básica, além de um pré-requisito para construir confiança”, afirma Nader Henein, Vice-Presidente e Analista do Gartner. “O gerenciamento de SRRs pode aumentar os níveis de confiança dos clientes, proporcionando uma experiência positiva de privacidade.”
No entanto, o manuseio ineficiente de SRRs e uma privacidade imatura podem corroer os benefícios de milhões de dólares investidos no desenvolvimento de sentimentos positivos dos clientes.
Impacto financeiro no tratamento inadequado ou ineficiente de SRRs
Empresas que lidam com dados devem responder às SRRs dentro de um prazo definido. Respostas ruins ou atrasadas para as SRRs podem impactar negativamente a confiança da companhia junto aos clientes. Como resultado de longas esperas por uma resposta, a experiência dos clientes e o sentimento também são prejudicados. Além disso, órgãos reguladores impõem multas pela falta de conformidade, demandando decisões com execução imediata para as solicitações.
Os líderes de gerenciamento de segurança e risco devem aproveitar a oportunidade quando recebem uma SRR para interagir com clientes conscientes de privacidade. “Os direitos dos titulares de dados não devem ser tratados exclusivamente como um requisito legal”, alerta o analista do Gartner. “Para apoiar o sentimento positivo do cliente, a experiência de privacidade da empresa deve ser desenvolvida com o mesmo cuidado que qualquer serviço voltado para os clientes”, diz Henein.
Além disso, muitas jurisdições exigem que as organizações digitais abordem os direitos de privacidade de seus colaboradores. As informações mantidas sobre funcionários entrantes, atuais ou antigos merecem o mesmo cuidado que os dados relacionados aos clientes. O maior custo por solicitação geralmente é atribuído às SRRs dos funcionários em vez das provenientes de clientes, devido à complexidade e ao alto volume de dados.
“Para garantir que os titulares de dados recebam respostas dentro de limites aceitáveis de tempo, custo e escala, os líderes de gerenciamento de segurança e risco devem considerar o estabelecimento de uma base de métricas em torno das SRRs”, afirma Henein.
A Evolução das SRRs
O Gartner estima que, embora a necessidade de entrega e cumprimento escalonáveis dos direitos dos titulares de dados não desapareça, a demanda por mais automação levará a uma mudança mais rápida em direção a um modelo de zero touch. “Esse modelo permitirá que os usuários solicitem direitos informativos por meio de um portal de privacidade, no qual as pessoas poderão navegar em suas informações detalhadamente e entender como elas estão sendo usadas e por quem”, explica o analista.
Manter um processo manual de SRR torna as empresas mais propensas para enfrentarem multas regulatórias e sofrer danos associados à reputação. Isso também implica em custos de manutenção. Em contraste, ser transparente e envolver os clientes no processo de SRR e implementar uma abordagem mais automatizada para o cumprimento de SRR oferece benefícios claros para as companhias.
Para saber mais sobre como gerenciar o risco humano para construir uma organização consciente de segurança, o Gartner oferece e-book gratuito: “4 Ways to Achieve Secure Employee Behaviors“.
Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. é a principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo e membro do S&P 500. Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para desenvolverem companhias de sucesso no futuro. Nossa combinação incomparável de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas sobre os assuntos que mais importam. Somos confiáveis como um recurso de apoio e parceiro crítico para mais de 15.000 companhias, em mais de 100 países – por meio de todas as principais funções e para todos os tipos de empresa. Para saber mais como ajudamos executivos com poder de decisão a impulsionarem o futuro dos negócios, visite www.gartner.com ou siga notícias e atualizações do Gartner para executivos de TI no Twitter e LinkedIn usando #GartnerIT.
FONTE Gartner
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Economia Orange Finances Money Mali e TerraPay firmam parceria estratégica para pagamentos transfronteiriços contínuos
8 de janeiro de 2024PR NEWSWIRE BAMAKO, Mali, 8 de janeiro de 2024 /PRNewswire/ — A Orange Finances Money Mali, um estabelecimento líder de dinheiro eletrônico e subsidiária da Orange Mali, tem o prazer de
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Bayer e Abag anunciam abertura de inscrições da 7ª edição do Prêmio Mulheres do Agro
22 de maio de 2024A partir deste mês de maio, mulheres à frente da gestão de propriedades agrícolas de todo o país podem se inscrever na premiação
Saiba Mais -
PR Newswire Economia PR NEWSWIRE – ECONOMIA E NEGÓCIOS :: SDPnoticias seleciona Arc Publishing para ajudar a acelerar o crescimento digital
16 de fevereiro de 2021SDPnoticias seleciona Arc Publishing para ajudar a acelerar o crescimento digital Com isso, a Arc cresce no mercado mexicano da mídia e reforça seu sucesso na América Latina PR Newswire WASHINGTON,
Saiba Mais