PR Newswire Economia
Eleições 2024: Vaquinha virtual cria vínculo entre eleitor e candidato
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 8 de agosto de 2024
PR NEWSWIRE
SÃO PAULO, 8 de agosto de 2024 /PRNewswire/ — Azul Pagamentos. O filósofo político Norberto Bobbio definiu como característica vital da soberania popular na democracia a participação ativa dos cidadãos para eleger seus representantes. No clássico “Dicionário de Política“, o italiano apontou como essencial para o ideário democrático a decisão do cidadão de atuar diretamente nas eleições. Uma das medidas de estímulo à participação popular mais importantes implementadas no Brasil foi a regulamentação do financiamento coletivo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2017, que estabeleceu regras para as chamadas “vaquinhas virtuais”.
As “vaquinhas” também são chamadas de microdoações individuais. Elas ainda têm participação modesta no financiamento eleitoral no Brasil. Mas cresceram 34% nas duas últimas disputas eleitorais, segundo dados do TSE.
O movimento deve ganhar musculatura no pleito municipal de 2024, de acordo com João Reis, CEO da Azul Pagamentos, uma das principais plataformas de microdoações no país. Ele avalia que apoio financeiro individual é um meio de engajamento do eleitor com a democracia.
As microdoações são apontadas, ainda, como ferramenta para os políticos fidelizarem seus eleitores. “Eu entendo a plataforma como uma forte ferramenta de marketing, de identificação com causas. O eleitor que doa irá votar naquele candidato. Essa pessoa vira um militante em potencial para trabalhar pela campanha”, afirma.
O modelo já existe na democracia moderna mais sólida do mundo, a dos EUA, onde o financiamento do eleitor direto no seu candidato se sobrepôs ao repasse de recursos públicos, que quase não é utilizado.
Nos EUA, a disputa por votos estimula também a doação como parte da participação do eleitor no processo. “O eleitor americano entende como funciona e prefere a doação individual. É algo natural da cultura política dos Estados Unidos”, observa Reis.
A microdoação é nova no Brasil, mas movimentou R$ 21,2 milhões em 2020. A expectativa é que as “vaquinhas” engordem as campanhas de candidatos a vereadores e prefeitos. “A doação individual para os candidatos começa a virar um componente da narrativa política. Foi assim na eleição presidencial”, afirma Reis.
Saiba mais em:
https://www.azulpagamentos.com.br/
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/eleicoes-2024-vaquinha-virtual-cria-vinculo-entre-eleitor-e-candidato-302218462.html
FONTE Azul Pagamentos
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Economia Empreendedorismo vai continuar crescendo em 2023, aposta especialista
4 de janeiro de 2023PR NEWSWIRE Empreendedorismo vai continuar crescendo em 2023, aposta especialista PR Newswire GOIÂNIA, Brasil, 4 de janeiro de 2023 Ferramentas focadas na internet como a XporY.com, plataforma de
Saiba Mais -
PR Newswire Economia HONOR apresenta HONOR Magic Vs, seu dispositivo dobrável de destaque de última geração, e a série HONOR 80 na China
24 de novembro de 2022PR NEWSWIRE HONOR apresenta HONOR Magic Vs, seu dispositivo dobrável de destaque de última geração, e a série HONOR 80 na China PR Newswire SHENZHEN, China, 24 de novembro de 2022 Com um design
Saiba Mais -
PR Newswire Economia PR NEWSWIRE – ECONOMIA E NEGÓCIOS :: iWedia nomeia Xavier Marlé como Diretor de Vendas e Desenvolvimento Comercial na APAC
9 de fevereiro de 2021iWedia nomeia Xavier Marlé como Diretor de Vendas e Desenvolvimento Comercial na APAC PR Newswire LAUSANNE, Suíça, 9 de fevereiro de 2021 LAUSANNE, Suíça, 9 de fevereiro de 2021 /PRNewswire/
Saiba Mais