PR Newswire Economia
CGTN: Visando uma cooperação de benefícios mútuos, China pede um ambiente de comércio livre e aberto para as economias da APEC
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de novembro de 2022
PR NEWSWIRE
CGTN: Visando uma cooperação de benefícios mútuos, China pede um ambiente de comércio livre e aberto para as economias da APEC
PR Newswire
PEQUIM, 21 de novembro de 2022
Com 2,9 bilhões de pessoas, as 21 economias membros da APEC compartilham um volume econômico total de mais de 60% do produto interno bruto (PIB) mundial. Em meio aos ventos contrários da pandemia, alta inflação, crise geopolítica e mudanças climáticas, os membros da APEC reuniram-se em Bangkok, capital da Tailândia, e decidiram aprofundar ainda mais sua cooperação multilateral.
Comércio e investimento livres e abertos são os objetivos e princípios da APEC, disse o presidente chinês Xi Jinping na 29ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC no sábado, na qual foram discutidas questões relacionadas ao comércio e investimento sustentáveis.
Esse também é o pilar para a realização da Visão de Putrajaya 2040, complementou Xi.
Apoiar o verdadeiro multilateralismo
O presidente Xi pediu a defesa do verdadeiro multilateralismo e a preservação do sistema de negociações multilaterais.
Mais ações devem ser feitas para proteger o sistema de negociação multilateral baseado em regras, manter as cadeias industriais e de suprimentos globais seguras e estáveis, promover um ambiente de comércio e investimento aberto, justo e não discriminatório e buscar a realização antecipada de uma área de livre comércio abrangente e de alto padrão da Ásia-Pacífico (FTAAP), disse o presidente.
A China, que foi uma das primeiras a ratificar o acordo de Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP) no ano passado, também está buscando aderir ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP) e ao Acordo de Parceria de Economia Digital (DEPA) para uma maior integração econômica regional.
Acredita-se que tanto a RCEP quanto o CPTPP sejam caminhos viáveis para a FTAAP mais abrangente, que os 21 membros da APEC pretendem estabelecer.
Apoiar a inclusão para o benefício de todos
Destacando a importância do desenvolvimento inclusivo, Xi enfatizou que são necessários esforços para construir uma arquitetura de cooperação econômica regional com consultoria com igualdade de direitos, participação conjunta e benefícios compartilhados e promover um grande mercado Ásia-Pacífico que ofereça benefícios a todos.
Todas as economias podem crescer juntas por meio do desenvolvimento interconectado e realizar uma cooperação de benefícios mútuos por meio da complementaridade, disse ele.
A China apresentou iniciativas para revitalizar as áreas rurais, apoiar pequenas e médias empresas que usam tecnologias especiais e sofisticadas para produzir produtos novos e únicos e promover a inclusão econômica por meio do comércio e investimento, de acordo com Xi.
Apoiar a cooperação regional aberta
O presidente chinês também enfatizou o apoio à cooperação regional aberta, afirmando que é importante tomar mais iniciativas para abrir e elevar o nível de cooperação econômica regional em todos os aspectos.
A China não hesitará em cumprir seu compromisso com a abertura de alto padrão e abrirá ainda mais suas portas, complementou o presidente.
A quinta China International Import Expo realizada recentemente é uma boa demonstração da firme determinação da China em apoiar o comércio livre e aberto.
Durante o evento dedicado à importação, foram alcançados negócios provisórios no valor total de USD 73,5 bilhões, uma prova do imenso mercado da China e das inúmeras oportunidades de negócios.
Além disso, como um símbolo vívido da exploração da abertura de alto nível do país, Beijing, capital da China, tem acelerado o desenvolvimento das “duas zonas” da cidade – a zona piloto de livre comércio e a zona nacional de demonstração abrangente para expandir a abertura no setor de serviços.
Nos últimos dois anos, a capital chinesa introduziu mais de cem políticas pioneiras ou inovadoras relacionadas às “duas zonas” e chegou a mais de cem projetos de referência e plataformas funcionais.
A reforma e a abertura impulsionaram tremendamente o desenvolvimento social e econômico da China, especialmente na última década.
O país contribuiu com mais de 30% do crescimento econômico global em média entre 2013 e 2021, ocupando o primeiro lugar no mundo, de acordo com um relatório divulgado pelo Departamento Nacional de Estatísticas da China.
FONTE CGTN
A OESP nao e(sao) responsavel(is) por erros, incorrecoes, atrasos ou quaisquer decisoes tomadas por seus clientes com base nos Conteudos ora disponibilizados, bem como tais Conteudos nao representam a opiniao da OESP e sao de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Economia Adyen anuncia parceria de pagamentos com Instacart
10 de novembro de 2022PR NEWSWIRE Adyen anuncia parceria de pagamentos com Instacart PR Newswire SÃO FRANCISCO, 10 de novembro de 2022 SÃO FRANCISCO, 10 de novembro de 2022 /PRNewswire/ — A plataforma global de
Saiba Mais -
PR Newswire Economia PR NEWSWIRE – ECONOMIA E NEGÓCIOS :: Edtech chega ao mercado com soluções inovadoras para as instituições
18 de dezembro de 2020Edtech chega ao mercado com soluções inovadoras para as instituições Com investimento de mais de R$ 30 milhões, a Plataforma A+ oferece soluções digitais que potencializam a gestão escolar e
Saiba Mais -
PR Newswire Economia CONECTANDO COMPRADORES E VENDEDORES AO MERCADO DE M&A DE US$1 TRILHÃO COM UMA NOVA SOLUÇÃO SaaS DE DESCOBERTA DE NEGÓCIOS
27 de março de 2023PR NEWSWIRE Bankers Deals, uma Solução de Descoberta de Negócios para Negociadores em Todo o Mundo. TORONTO, 27 de março de 2023 /PRNewswire/ — Negociadores que buscam vender ou adquirir um
Saiba Mais