NAvegue pelos canais

PR Newswire Economia

Brasil Lidera em Testes de Desempenho na Indústria de Colchões

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 6 de fevereiro de 2025

PR NEWSWIRE

Você sabia que o Brasil é o único país no mundo que exige testes rigorosos e obrigatórios para colchões? De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Colchões – ABICOL, isso coloca a indústria brasileira de colchões entre as mais regulamentadas do planeta, com o objetivo de elevar desempenho, segurança, durabilidade e conforto nos produtos oferecidos aos consumidores.

SAO PAULO, 6 de fevereiro de 2025 /PRNewswire/ — Aqui, nenhum colchão deve chegar às lojas sem antes passar por um processo de certificação, que inclui avaliações detalhadas de desempenho, resistência e conforto. O resultado? Produtos confiáveis, aprovados pelo selo do INMETRO – um símbolo obrigatório na identificação da conformidade.

O Selo INMETRO: um passaporte de confiança

De espuma ou mola, todos os colchões comercializados no Brasil são submetidos a um processo minucioso de testes, regulado pelas Portarias INMETRO nº 35/2021 e nº 75/2021. Essas avaliações indicam que o produto atendeu aos requisitos obrigatórios estabelecidos pelo órgão regulador. Desde análises de densidade da espuma utilizada no colchão até testes de durabilidade, o selo INMETRO identifica que o colchão atende ao desempenho padrão esperado.

“Esse sistema de identificação da conformidade representa mais que um investimento para as empresas brasileiras – é um compromisso com o consumidor. O selo do INMETRO é um testemunho da dedicação das indústrias locais em garantir produtos que atendam a um padrão mínimo aceitável em relação ao desempenho e à conformidade com as normas nacionais”, ressalta Adriana Pierini, diretora executiva da ABICOL (Associação Brasileira das Indústrias de Colchões).

Combate à Irregularidade: a missão do Observatório do Colchão

Infelizmente, como em todos os setores, nem todos cumprem as regras estabelecidas. Pelo fato de o processo de certificação de colchões envolver custos e ser obrigatório, algumas empresas tentam escapar das normas, comercializando produtos não conformes, sem certificação ou até mesmo com selos falsificados. Para enfrentar esse desafio, a indústria se mobilizou e, para apoiar o sistema de vigilância de mercado, concebeu o Observatório do Colchão, uma iniciativa que não apenas monitora o mercado colchoeiro, mas também orienta os fabricantes sobre a necessidade de cumprir as normas. Além disso, a iniciativa colabora com os órgãos oficiais, fornecendo evidências de irregularidades, o que promove maior efetividade na fiscalização e no combate a produtos irregulares, garantindo que itens fora do padrão sejam retirados de circulação.

Por que isso importa?

Os colchões são itens essenciais e criam o ambiente ideal para uma boa noite de sono, essencial para a manutenção da saúde e do bem-estar de todas as pessoas. Produtos fora de conformidade podem comprometer o alinhamento da coluna e causar diversos problemas, inclusive prejudiciais à saúde. Geralmente, à primeira vista, não é possível que o consumidor perceba na hora da compra a diferença entre um colchão conforme e um colchão não conforme. Por isso, o consumidor deve sempre verificar se há o selo do INMETRO afixado no produto, consultar o site do INMETRO para confirmar a veracidade da etiqueta, acessar o site do Observatório do Colchão para verificar se a marca já foi testada e desconfiar de preços muito diferentes para o mesmo tipo de colchão. Parece trabalhoso, mas colchão não é um item que se compra todo dia, e vale a pena investir tempo na busca pelo melhor, em vez de perder dinheiro e se decepcionar com a aquisição.

Atualmente, há centenas de fábricas e algumas importadoras de colchões devidamente certificadas. Veja:

  • 26.940 modelos de colchões de espuma com conformidade avaliada.
  • 31.237 modelos de colchões de molas aprovados.
  • 342 empresas fabricantes de colchão de espuma e suas variações
  • 280 fábricas de colchões de molas.

Sobre a ABICOL

A ABICOL é a primeira associação das indústrias de colchões instituída no país e se formou para agregar os fabricantes do setor em busca de fortalecer a relação com órgãos governamentais, estimular práticas sustentáveis e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento do setor.

Com sede em São Paulo, a entidade que é a mais representativa do setor no Brasil, foi fundada em 2011. Atualmente, a entidade reúne em seu quadro associativo as empresas que juntas são responsáveis por cerca de 70% da produção nacional de colchões. Além de fornecedores da cadeia colchoeira.

Serviço:

Site: www.abicol.org
Instagram: @abicoloficial
Facebook: @abicoloficial
YouTube: Abicol_

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/brasil-lidera-em-testes-de-desempenho-na-industria-de-colchoes-302367932.html

FONTE Associação Brasileira das Indústrias de Colchões – ABICOL

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe