NAvegue pelos canais

PR Newswire Brasil

Vazamento de parecer enganoso sobre o aspartame, análise mais abrangente em andamento

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 29 de junho de 2023

PR NEWSWIRE

 WASHINGTON, DC, EUA, 29 de junho de 2023 /PRNewswire/ — A Reuters publicou hoje (quinta-feira) relatórios vazados de que a IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer) da WHO (Organização Mundial da Saúde) pretende classificar o adoçante de baixa caloria comum aspartame como “possivelmente carcinogênico”.

Em reação aos relatórios vazados, a diretora executiva do ICBA (Conselho Internacional de Associações de Bebidas) Kate Loatman comenta:

“As autoridades de saúde pública devem estar profundamente preocupadas com o fato de que essa opinião vazada contradiz décadas de evidências científicas de alta qualidade e poderia, desnecessariamente, induzir os consumidores a consumir mais açúcar em vez de escolher opções seguras sem e com baixo teor de açúcar, tudo com base em estudos de baixa qualidade.

Até a IARC concorda que não é a autoridade apropriada para realizar a avaliação de risco com base no consumo real e que “não faz recomendações de saúde”. Continuamos confiantes na segurança do aspartame, considerando o peso esmagador das evidências científicas e determinações positivas de segurança pelas autoridades de segurança alimentar em mais de 90 países de todo o mundo.

Portanto, achamos que é bem-vinda a análise de segurança alimentar mais ampla e abrangente em andamento pela WHO e pelo JECFA (Comitê Conjunto de Especialistas em Aditivos Alimentares) da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentos e Agricultura).”

Ao contrário do parecer vazado da IARC, uma revisão sistemática de abril de 2022 publicada pelo órgão controlador da IARC, a WHO, concluiu que não havia “associação significativa” entre o maior consumo de adoçantes de baixa e nenhuma caloria (medido por meio do consumo de bebidas) e a mortalidade por câncer, nem a qualquer tipo de câncer.

A IARC se comprometeu a conduzir sua análise em “estreita colaboração” com a análise conjunta mais abrangente da WHO e FAO, bem como a divulgar os resultados de ambas as análises simultaneamente em 14 de julho.

Sobre o Conselho Internacional de Associações de Bebidas: A ICBA é uma organização internacional não governamental, fundada em 1995, que representa os interesses da indústria mundial de bebidas não alcoólicas. Os membros da ICBA incluem associações nacionais e regionais de bebidas, bem como fabricantes internacionais de bebidas que operam em mais de 200 países e produzem, distribuem e vendem diversas bebidas não alcoólicas com e sem gás, como refrigerantes, bebidas esportivas, energéticos, águas engarrafadas, águas aromatizadas e/ou aprimoradas, chás e cafés prontos para beber, sucos integrais de frutas ou vegetais, néctares e bebidas à base de laticínios. Para obter mais informações, acesse: https://www.icba-net.org/.

FONTE International Council of Beverages Associations

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe