PR Newswire Brasil
Peng Liyuan e esposas dos líderes da Ásia Central visitam teatro histórico
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de maio de 2023
PR NEWSWIRE
As convidadas eram Aigul Japarova, esposa do presidente do Quirguistão, Sadyr Japarov, e Ziroatkhon Mirziyoyeva, esposa do presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev. Japarov e Mirziyoyev estavam em Xi’an para o China-Central Asia Summit, encerrado na sexta-feira.
Inicialmente, Peng levou suas convidadas para um museu de arte operístico Qingiang no bloco cultural do teatro Yisushe, onde elas viram itens requintados relacionados à ópera popular.
Elas pararam em frente a um mural e viram de perto como os músicos locais se apresentavam com seus pares das regiões ocidentais no tempo da Dinastia Tang (618-907). Elas foram informadas sobre a popularidade de Qinqiang na China.
Peng e suas convidadas também experimentaram fazer marionetes de sombras em uma exposição e falaram com artistas veteranos de arte folclórica. No teatro Yisushe, assistiram a uma apresentação clássica de Qinqiang.
A Ópera Qinqiang, um gênero de ópera popular chinesa originada na Dinastia ocidental Zhou (1046 A.C.-771 A.C.), continua a se desenvolver em uma vasta região do nordeste da China e foi adicionada à lista do patrimônio intangível do país em 2006.
Como diversas formas de ópera tradicional chinesa, a Qinqiang incorpora canto, dança, artes marciais e acrobacias. Apresentada no dialeto shaanxi, seu repertório consiste primariamente de histórias antigas e contos folclóricos.
A China está pronta para estreitar as trocas culturais e cooperação com os países da Ásia Central e promover entendimento e amizade mútuas entre os povos, declarou Peng.
Japarova e Mirziyoyeva disseram que sentem que a Rota da Seda conectou as culturas da Ásia Central e da China. Elas esperam que os dois lados aprofundem as trocas interpessoais e aprendizagem recíproca.
Trocas culturais duradouras produzem resultados fecundos
Nos 30 ou mais anos desde que as relações diplomáticas foram estabelecidas, as pessoas na China e nos países da Ásia Central renovaram a amizade milenar, colheram resultados fecundos em áreas como educação, cultura, saúde, turismo e câmbio sub-nacional e fomentaram uma estrutura multifacetada de trocas interpessoais.
Há 62 pares de províncias, regiões e cidades-irmãs entre a China e a Ásia Central. Em 2022, a China propôs organizar um fórum de amizade interpessoal China-Ásia Central e prometeu que nos cinco países o número de cidades-irmãs, gêmeas com cidades da China, chegaria a 100 dentro de uma década.
Desde 2004, a China criou 13 Confucius Institutes (Institutos Confúcio) e 24 Confucius Classrooms (Salas de aula Confúcio) na Ásia Central, com mais de 18.000 alunos estudando agora nessas instituições de aprendizagem.
De 2010 a 2018, o número de alunos da Ásia Central estudando na China aumentou de 11.930 para 29.885, com uma taxa de crescimento anual médio de 12,33%. A China se tornou um dos principais destinos e país preferido para estudantes dos países da Ásia Central para estudar no exterior. O número de estudantes da Ásia Central na China aumentou rapidamente após a pandemia da COVID-19.
Xi também ressaltou a necessidade de fortalecer o diálogo entre civilizações durante o seu discurso de abertura na sexta-feira no China-Central Asia Summit, dizendo que a China convida os países da Ásia Central a participarem do programa “Rota Cultural da Seda”, e irá instalar mais centros de medicina tradicional na Ásia Central.
“Nós iremos acelerar o estabelecimento de centros culturais nos países uns dos outros. A China continuará a oferecer bolsas de estudos do governo para os países da Ásia Central e a apoiar as suas universidades para se unirem à University Alliance of the Silk Road”, acrescentou Xi.
“Nós garantiremos o sucesso do Ano da Cultura e Artes para os Povos da China e dos Países da Ásia Central, assim como o diálogo de alto nível entre a China e a Ásia Central. Lançaremos o programa Capital Cultural e de Turismo da China-Ásia Central e abriremos serviços de trem especial para turismo cultural na Ásia Central”, comunicou Xi.
FONTE CGTN
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Brasil Capacitada pela inovação, a Huion Aims oferece soluções de tinta digital em todo o mundo
11 de março de 2023PR NEWSWIRE Capacitada pela inovação, a Huion Aims oferece soluções de tinta digital em todo o mundo PR Newswire NOVA YORK, 11 de março de 2023 NOVA YORK, 11 de março de 2023 /PRNewswire/ ? A
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil Pioneirismo em tecnologias de ponta: desenvolvedora de imagens médicas de ponta VITAL HealthCare estreia na CMEF
13 de abril de 2024Em 11 de abril de 2024, a VITAL HealthCare, uma das cinco principais divisões de negócios do VITAL Group, fez uma estreia impressionante na 89ª Feira Internacional de Equipamentos
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil Bahrein revelará o mais recente centro regional de serviços da PwC Middle East
5 de julho de 2023PR NEWSWIRE O centro de serviços com sede no Bahrein é um novo marco para o setor de serviços financeiros do Reino O novo centro espera criar 250 novas oportunidades de trabalho para a
Saiba Mais