NAvegue pelos canais

PR Newswire Brasil

O Menarini Group apresentou dados iniciais de segurança e eficácia dos estudos de combinação das fases 1b/2 ELEVATE e ELECTRA do ORSERDU® (elacestrante) em pacientes com câncer de mama metastático ER+, HER2- (mBC) no Simpósio de Câncer de Mama de

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 13 de dezembro de 2023

PR NEWSWIRE

  • Os estudos ELEVATE e ELECTRA foram concebidos visando superar diferentes mecanismos de resistência ao tratamento e melhorar resultados de pacientes com opções de combinação oral-oral.
  • Uma análise preliminar dos dados da fase 1b do estudo ELEVATE demonstra a atividade antitumoral da combinação que avalia o ORSERDU com inibidores da via PI3K/AKT/mTOR e inibidores de CDK 4/6.
  • Os resultados animadores da fase 1 do ELECTRA, avaliando o ORSERDU em combinação com o abemaciclibe, independentemente dos locais metastáticos, mostram um perfil de segurança tolerável e administrável com eficácia preliminar favorável.

FLORENÇA, Itália e NOVA YORK, 13 de dezembro de 2023 /PRNewswire/ — O Menarini Group (“Menarini”), uma empresa farmacêutica e de diagnósticos com liderança internacional, e a Stemline Therapeutics, Inc. (“Stemline”), uma empresa de propriedade integral subsidiária do Menarini Group, com foco em levar tratamentos oncológicos de transformação a pacientes com câncer, apresentou resultados dos estudos clínicos das fases 1b/2 ELEVATE e ELECTRA que avaliam o ORSERDU® (elacestrante) em combinação com outros tratamentos. Os estudos ELEVATE e ELECTRA foram concebidos com o objetivo de superar diferentes mecanismos de resistência e melhorar resultados de pacientes com opções de tratamento combinado. Os dados foram apresentados no Simpósio de Câncer de Mama de San Antonio (SABCS) de 2023, de 5 a 9 de dezembro.

Menarini Industrie Farmaceutiche Riunite Logo

O estudo ELEVATE vem avaliando o Elacestrant em combinação com inibidores da via PI3K/AKT/mTOR (everolimus e alpelisibe) e inibidores da via do ciclo celular (palbociclibe, ribociclibe e abemaciclibe). Os resultados relatados no SABCS 2023 incluem todos os dados de combinação do grupo 1 da fase 1b do estudo, com as terapias mostrando perfis de segurança previsíveis que eram consistentes com estudos anteriores Grupos adicionais estão atualmente em avaliação para analisar a farmacocinética (PK) e determinar a dose recomendada da fase 2 (RP2D) para cada combinação. O resumo completo (1576517) pode ser visto aqui.

“É animador ver resultados iniciais positivos de segurança em vários estudos de combinação do ORSERDU, junto com dados preliminares promissores de eficácia nestes ensaios”, disse Hope Rugo, MD, Professora de Medicina, Divisão de Hematologia e Oncologia no Centro Oncológico Integral e Familiar Helen Diller da Universidade da Califórnia em San Francisco. “Estamos na expectativa de aprender mais sobre o papel do ORSERDU em ambientes combinados e seu potencial em todo o espectro do câncer de mama metastático.”

O estudo ELECTRA está avaliando o elacestrante em combinação com o abemaciclibe. A fase 1b deste estudo também irá determinar a dose recomendada da fase 2 (RP2D) desta combinação em pacientes, independentemente dos locais de metástases.  A fase 2 irá avaliar o benefício da combinação em pacientes com câncer de mama ER+/HER2- avançado ou metastático com metástases cerebrais, uma vez que ambos os compostos demonstraram a capacidade de cruzar a barreira hematoencefálica. Resultados relatados no SABCS 2023 incluem as grupos de três doses da fase 1b do estudo, mostrando um perfil de segurança tolerável e administrável com eficácia preliminar favorável nestes pacientes, independentemente do local de suas metástases. Os três grupos foram finalizados sem que nenhum paciente experimentasse toxicidades limitantes das doses. Nenhuma interrupção foi observada em nenhum paciente além do período de observação devido à toxicidade. Os eventos adversos mais comuns foram diarreia, náusea e neutropenia / contagem reduzida de neutrófilos. Apenas a neutropenia foi associada a eventos de grau 3 com a associação; tratado com redução padrão da dose de abemaciclibe. O resumo completo (1576518) pode ser visto aqui.

“Pessoas que vivem com câncer da mama metastático ER+ enfrentam muitas vezes resistência ao tratamento, levando a uma necessidade significativa de novas opções inovadoras”, disse Elcin Barker Ergun, Diretor Executivo do Menarini Group. “Embora estes dados sejam preliminares, estamos comprometidos em avançar nossa pesquisa abrangente sobre o ORSERDU em combinação com outros tratamentos, para ajudar a melhorar potencialmente os resultados dos pacientes, com a meta de prolongar e melhorar a vida das pessoas com esta doença.”

Veja aqui detalhes da gama completa de apresentações do Menarini Group / Stemline Therapeutics no SABCS.

Sobre o Programa de Desenvolvimento Clínico do Elacestrant
O elacestrant também está sendo investigado em vários ensaios clínicos sobre câncer de mama metastático, sozinho ou em combinação com outras terapias. O ELEVATE (NCT05563220) é um ensaio clínico de fase 1b/2 que avalia a segurança e a eficácia do elacestrant combinado com alpelisib, everolimus, palbociclib, abemaciclib e ribociclib. O ELECTRA (NCT05386108) é um estudo multicêntrico, aberto, de fase 1b/2 que avalia o elacestrant em combinação com abemaciclib em pacientes com câncer de mama ER+, HER2-. A parte da fase 2 avalia este regime de tratamento nestes pacientes com metástases cerebrais. ELCIN (NCT05596409) é um ensaio da fase 2 que avalia a eficácia do elacestrante em pacientes com câncer de mama avançado / metastático positivo para receptor de estrogênio (ER+), receptor do fator de crescimento epidérmico humano negativo (HER2-) que receberam uma ou duas terapias hormonais anteriores e duas terapias hormonais anteriores e nenhum inibidor anterior de quinase dependente de ciclina destinado às enzimas CDK4 e CDK6 (CDK4/6i) no ambiente metastático. O elacestrant também está sendo avaliado em câncer de mama precoce.

Sobre o ORSERDU (elacestrant)
Indicação nos EUA:
 O ORSERDU (elacestrante), comprimidos de 345 mg, é indicado para o tratamento de mulheres na pós-menopausa ou homens adultos com câncer de mama metastático ou avançado com mutação no gene ESR1, positivos para o receptor de estrogênio (ER) e negativos para o receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2) com progressão da doença, após pelo menos uma linha de terapia endócrina.

As informações completas sobre prescrição nos EUA podem ser encontradas em www.orserdu.com.

Informações de segurança importantes 
Aviso e precauções

Dislipidemia: Hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia ocorreram em pacientes que receberam ORSERDU, apresentando uma incidência de 30% e 27%, respectivamente. A incidência de hipercolesterolemia de grau 3 e 4 e hipertrigliceridemia foi de 0,9% e 2,2%, respectivamente.  Monitorar o perfil lipídico antes de começar a administração e periodicamente enquanto o ORSERDU é administrado.

Toxicidade embiofetal: Com base nos achados em animais e seu mecanismo de ação, o ORSERDU pode causar dano fetal quando administrado a grávidas. Aconselhar grávidas e mulheres com potencial reprodutivo sobre o risco potencial ao feto. Aconselhar mulheres com potencial reprodutivo a usar contraceptivo eficaz durante o tratamento com ORSERDU e por 1 semana após a última dose. Aconselhar pacientes do sexo masculino com parceiras do sexo feminino com potencial reprodutivo a usar contraceptivo eficaz durante o tratamento com ORSERDU e por 1 semana após a dose final.

Reações adversas

Reações adversas graves ocorreram em 12% dos pacientes que receberam ORSERDU. As reações adversas graves em >1% dos pacientes que receberam ORSERDU foram dor musculoesquelética (1,7%) e náusea (1,3%). Reações adverses fatais ocorreram em 1,7% dos pacientes que receberam ORSERDU, incluindo parada cardíaca, choque séptico, diverticulite e causa desconhecida (um paciente cada).
As reações adversas mais comuns da administração do ORSERDU (>10%), incluindo anormalidades laboratoriais, foram dor musculoesquelética (41%), náusea (35%), aumento de colesterol (30%), aumento de AST (29%), aumento de triglicérides (27%), fadiga (26%), diminuição de hemoglobina (26%), vômito (19%), aumento de ALT (17%), diminuição de sódio (16%), aumento de creatinina (16%), diminuição de apetite (15%), diarreia (13%), dor de cabeça (12%), constipação (12%), dor abdominal (11%), onda de calor (11%) e dispepsia (10%).

Interações medicamentosas

Uso concomitante com indutores e/ou inibidores de CYP3A4: Evitar o uso concomitante de inibidores de CYP3A4 fortes ou moderados com o ORSERDU. Evitar o uso concomitante de indutores de CYP3A4 fortes ou moderados com o ORSERDU.

Uso em populações específicas

Lactação: Aconselhar mulheres lactantes a não amamentar durante o tratamento com ORSERDU e por 1 semana após a última dose.
Insuficiência hepática: Evitar usar ORSERDU em pacientes com insuficiência hepática severa (Child-Pugh C). Reduzir a dose de ORSERDU em pacientes com insuficiência hepática moderada (Child-Pugh B).
A segurança e a eficácia do ORSERDU em pacientes pediátricos não foram estabelecidas.

Para reportar SUSPEITAS DE REAÇÕES ADVERSAS, contate a Stemline Therapeutics, Inc. em 1-877-332-7961 ou a FDA em 1-800-FDA-1088 ou www.fda.gov/medwatch.

Sobre o Menarini Group
O Menarini Group é uma empresa internacional com liderança em produtos farmacêuticos e diagnóstico com faturamento de mais de $4,4 bilhões e mais de 17.000 funcionários. O Menarini está focado em áreas terapêuticas com altas necessidades não atendidas por meio de produtos para cardiologia, oncologia, pneumologia, gastroenterologia, doenças infecciosas, diabetes, inflamação e analgesia. Com 18 unidades de produção e 9 centros de pesquisa e desenvolvimento, os produtos do Menarini estão disponíveis em 140 países em todo o mundo. Para mais informações, acesse www.menarini.com.

Sobre a Stemline Therapeutics Inc. 
A Stemline Therapeutics, Inc. (“Stemline”), subsidiária integral do Menarini Group, é uma empresa biofarmacêutica comercial focada no desenvolvimento e na comercialização de novas terapias oncológicas. A Stemline comercializa o ORSERDU® (elacestrante) nos EUA e na Europa, uma terapia endócrina oral indicada para tratamento de mulheres na pós-menopausa ou homens adultos com receptor de estrogênio (ER) positivo, receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2) negativo, ESR1- câncer de mama avançado ou metastático com mutação ESR1 com progressão da doença após pelo menos uma linha de terapia endócrina. A Stemline também comercializa o ELZONRIS® (tagraxofusp-erzs), um novo tratamento direcionado ao CD123 para pacientes com neoplasia de células blásticas dendríticas plasmocitoides (NCBDP), um câncer hematológico agressivo, nos Estados Unidos e na Europa, sendo o único tratamento aprovado para NCBDP nesses locais até o momento. A Stemline também comercializa o NEXPOVIO® (selinexor) na Europa, um inibidor de XPO1 para mieloma múltiplo. A Stemline também tem um extensivo pipeline clínico de pequenas moléculas e medicamentos biológicos em vários estágios de desenvolvimento para uma série de cânceres sólidos e hematológicos.

Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/2296569/4449362/Menarini_Industrie_Farmaceutiche_Riunite_Logo.jpg

 

FONTE Menarini Industrie Farmaceutiche Riunite

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe