PR Newswire Brasil
MUSEUS DO CATAR REVELAM EXPOSIÇÃO SEM PRECEDENTES DE ARTES VISUAIS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS E ARQUITETURA DO PAQUISTÃO
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 5 de novembro de 2024
PR NEWSWIRE
Em exibição até 31 de janeiro de 2025, MANZAR: Art and Architecture from Pakistan 1940s to Today reúne mais de 200 obras de arte – pinturas, desenhos, fotografias, vídeos, esculturas, instalações, tapeçarias e miniaturas, além de obras encomendadas por artistas e arquitetos que atualmente vivem e trabalham no Paquistão e suas diásporas – para apresentar várias visões dos movimentos artísticos e arquitetônicos do país.
Sua Alteza o Xeque Tamim bin Hamad Al Thani, Sua Excelência a Xeque Al Mayassa bint Hamad bin Khalifa Al Thani, Presidente dos Museus do Catar, Sua Excelência Muhammad Shahbaz Sharif e o Primeiro Ministro da República Islâmica do Paquistão, inauguraram a exposição, ao lado de Catherine Grenier, Diretora de Conceito do Museu de Arte e da equipe curatorial.
Organizado pelo futuro Museu Art Mill e apresentado em colaboração com o Museu Nacional do Catar, MANZAR apresenta a produção diversificada de artistas, arquitetos e outros que definiram as narrativas, histórias e perspectivas contemporâneas das culturas do Paquistão nos últimos oitenta anos.
Através de doze galerias temáticas, a exposição inclui empréstimos sem precedentes de instituições públicas paquistanesas, como o Museu de Arte Alhamra em Lahore e o Conselho Nacional das Artes do Paquistão em Islamabad; empréstimos de coleções privadas em todo o Paquistão e em Dubai, Londres e Nova York; e obras das coleções dos Museus do Catar.
MANZAR é uma palavra em urdu e árabe que significa cena, vista, paisagem ou perspectiva. A exposição começa com artistas como Abdur Rahman Chughtai e Zainul Abedin, que trabalharam durante o Raj britânico e continuaram suas práticas no que se tornou o Paquistão Ocidental e Oriental. A Partição de 1947 foi – e ainda é – um assunto importante para artistas como Anna Molka Ahmed, Zarina e Bani Abidi. Organizada vagamente em ordem cronológica, a exposição passa por experimentos estéticos de artistas como Shakir Ali, Zubeida Agha, Murtaja Baseer e Sadequain, que desenvolveram modos de expressão altamente pessoais em centros urbanos, incluindo Karachi, Lahore, Dhaka e as cidades gêmeas de Rawalpindi e Islamabad.
Especial atenção é dada aos arquitetos que transformaram a paisagem do país e articularam as ambições de suas instituições por meio de grandes projetos de construção. A primeira fase do desenvolvimento envolveu a experiência de muitos arquitetos ocidentais modernos, como o francês Michel Ecochard, que construiu a primeira universidade em Karachi; Konstantínos Doxiádis da Grécia, responsável pelo planejamento da futura capital Islamabad; e arquitetos dos EUA que contribuíram para o estabelecimento das instituições do estado-nação, como Louis Kahn, Richard Neutra e Edward Durell Stone.
MANZAR centra-se então no papel do Paquistão no debate sobre o regionalismo na arquitetura, tendo como pano de fundo o Prémio Aga Khan para a Arquitetura, realizado pela primeira vez em Lahore em 1980. As obras de grandes arquitetos como Nayyar Ali Dada e Kamil Khan Mumtaz de Lahore e Yasmeen Lari, Habib Fida Ali e Arif Hasan de Karachi serão apresentadas no contexto desta explosão intelectual.
Entre os destaques dos artistas visuais estão obras de Zahoor ul Akhlaq, Imran Mir e Rasheed Araeen, cujas abordagens multidisciplinares, envolvimento em iniciativas educacionais e escritos teóricos desafiaram a história e as tradições da arte ocidental em casa e internacionalmente. Figuras influentes de diferentes gerações, como Salima Hashmi, Quddus Mirza, Lala Rukh, Durriya Kazi, estão representadas. Ao lado deles estão Rashid Rana, Imran Qureshi, Risham Syed e Hamra Abbas, que são conhecidos como educadores-chave no National College of Art e na Beaconhouse National University em Lahore; e na Karachi University e Indus Valley School of Art and Architecture em Karachi.
Esta exposição marca um desenvolvimento significativo na paisagem cultural do Catar, trazendo à luz histórias de arte globais menos conhecidas e demonstrando como elas se entrelaçam em tendências sociais e culturais mais amplas. Os temas explorados vão desde a construção da nação e do regionalismo até as políticas de terra e água, enfatizando a conexão entre o patrimônio cultural do Paquistão e as práticas contemporâneas. A exposição espera se conectar e homenagear as muitas comunidades do Catar que têm origens nesta parte do mundo e atuar como uma ponte entre diferentes culturas.
A exposição tem curadoria de Caroline Hancock, Curadora Sênior de Arte Moderna e Contemporânea do Museu Art Mill; Aurélien Lemonier, Curadora de Arquitetura, Design e Jardins do Museu Art Mill; e Zarmeene Shah, curadora independente, escritora e Diretora de Pós-Graduação da Escola de Arte e Arquitetura do Vale do Indo, em Karachi.
Um catálogo de exposições de 312 páginas (com mais de 500 ilustrações e desenhado por Kiran Ahmad) é publicado pelo futuro Art Mill Museum. Inclui ensaios de grandes historiadores de arte e arquitetura, educadores e artistas e arquitetos do Paquistão e de outros países. Um vibrante programa público com apresentações, palestras, exibições e outros eventos acompanhará a exposição. Membros do público podem ver instalações internas e externas recém-comissionadas e explorar projetos contemporâneos centrados em sustentabilidade e ecologias.
A exposição é apresentada como parte da Temporada Outono/Inverno 2024-2025 da Qatar Creates, uma plataforma dedicada a ampliar as vozes das indústrias criativas do Catar e promover atividades culturais dentro do país.
Para mais informações, acesse: nmoq.org.qa/en/calendar/manzar-exhibition/.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2549686/FARIDA_BATOOL__Nai_Reesan_Shehr_Lahore_Diyan__2006.jpg
Logo – https://mma.prnewswire.com/media/2549598/Art_Mill_Museum.jpg
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/museus-do-catar-revelam-exposicao-sem-precedentes-de-artes-visuais-modernas-e-contemporaneas-e-arquitetura-do-paquistao-302297030.html
FONTE Qatar Museums
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Brasil PR NEWSWIRE – BRASIL :: Huion KD200: a combinação inovadora de teclado e Pen Tablet recebeu três prêmios internacionais de design
16 de janeiro de 2021Huion KD200: a combinação inovadora de teclado e Pen Tablet recebeu três prêmios internacionais de design PR Newswire SHENZHEN, China, 16 de janeiro de 2021 SHENZHEN, China, 16 de janeiro de 2021
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil Hon Hai Research Institute lança um LLM em chinês tradicional com recursos de raciocínio
11 de março de 2025A primeira versão do AI Research Center tem bom desempenho em matemática e raciocínio
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil PR NEWSWIRE – BRASIL :: Mission Peak Capital adquire participação na Mount Street US
9 de abril de 2021Mission Peak Capital adquire participação na Mount Street US A empresa de investimentos pretende acelerar o ramo de serviços primários e especiais nos EUA PR Newswire KANSAS CITY, Missouri, 9 de
Saiba Mais