NAvegue pelos canais

Mais de US $ 12 bilhões prometidos para a Restauração de Terras e Resilience à Seca em meio a negociações de financiamento de terras da Crunch COP16

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 4 de dezembro de 2024

PR NEWSWIRE

RIADE, Arábia Saudita, 4 de dezembro de 2024 /PRNewswire/ — O financiamento global para a resiliência à seca, a restauração da terra e a luta contra a degradação da terra recebeu um grande impulso no segundo dia da décima sexta Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD COP16), com mais de US $ 12 bilhões agora prometidos a essas causas inter-relacionadas desde o início da COP16 em Riade.

Logotipo da UNCCD COP16

O Grupo de Coordenação Árabe tornou-se a mais recente instituição a prometer grande apoio financeiro, com mais US $ 10 bilhões para combater a degradação da terra, a desertificação e a seca. O financiamento adicional surge na sequência do lançamento da Riyadh Global Drought Resilience Partnership, que teve lugar no primeiro dia da COP16 em Riade. O Fundo da OPEP e o Banco Islâmico de Desenvolvimento comprometeram US $ 1 bilhão cada para a Riyadh Global Drought Resilience Partnership, juntamente com os US $ 150 milhões fornecidos pela Arábia Saudita para operacionalizar a Iniciativa. O apoio adicional ocorreu durante o Diálogo Ministerial sobre Finanças, parte do segmento de alto nível na COP16 em Riade, com o objetivo de desbloquear financiamento internacional dos setores público e privado.

“Com mais de US $ 12 bilhões prometidos para grandes iniciativas de restauração de terras e resiliência à seca apenas nos dois primeiros dias, a COP16 em Riad já está provando ser um momento marcante na luta contra a seca”, disse o Dr. Osama Faqeeha, Vice-Ministro do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente, Água e Agricultura e Conselheiro da Presidência da COP16 da UNCCD. “Espero que este seja apenas o começo e, nos próximos dias e semanas, vejamos mais contribuições de parceiros internacionais do setor privado e público, que ampliem ainda mais o impacto de iniciativas vitais de resiliência à seca e restauração de terras”, acrescentou o Dr. Faqeeha.

“Como mostra o último relatório da UNCCD, há uma extrema necessidade de financiamento internacional adicional. Redirecionar mais ajuda externa, como fundos de Assistência Oficial ao Desenvolvimento, para combater a degradação da terra, a seca e a desertificação, seria um mecanismo financeiro que a comunidade internacional poderia desbloquear de forma relativamente rápida para fornecer o apoio tão necessário nos países mais atingidos “, acrescentou o Dr. Faqeeha.

Dirigindo-se aos participantes durante o Diálogo Ministerial sobre Finanças, o Presidente do Grupo do Banco Islâmico de Desenvolvimento, Dr. Muhammad Al Jasser, falando em nome do Grupo de Coordenação Árabe, disse: “Reconhecendo o papel fundamental das finanças no avanço desses esforços, comprometemo-nos a alocar até US $ 10 bilhões em aprovações de financiamento até 2030. Esses fundos terão como alvo projetos globais de restauração de terras, prevenção da desertificação e desenvolvimento positivo da natureza alinhados com os objetivos da Riyadh Global Drought Resilience Partnership.”

Enquanto isso, no segundo dia da COP16 em Riade, a UNCCD divulgou seu relatório de avaliação das necessidades financeiras, detalhando os mais recentes requisitos de financiamento para lidar com a degradação da terra, a seca e a desertificação. As descobertas revelaram uma lacuna de financiamento considerável para os esforços internacionais de restauração de terras. Com base nas metas da UNCCD, os investimentos anuais necessários para 2025-2030 são estimados em US $ 355 bilhões. No entanto, os investimentos projetados para o mesmo período totalizam apenas US $ 77 bilhões por ano, deixando US $ 278 bilhões que precisam ser mobilizados para atender aos objetivos da UNCCD.

O relatório também detalhou a falta de investimento em restauração de terras e resiliência à seca do setor privado, que deve contribuir com apenas 6% do financiamento global. Isso apesar da previsão da UNCCD de que a restauração de mais de um bilhão de hectares de terra poderia gerar até US $ 1,8 trilhão por ano.

Sobre a COP16 em Riade: 

A conferência da COP16 da UNCCD acontecerá de 2 a 13 de dezembro de 2024, no Boulevard Riyadh World, na Arábia Saudita. A conferência, com o tema Nossa Terra. Nosso Futuro marcará o 30º aniversário da UNCCD e visa garantir ações multilaterais em questões críticas como resiliência à seca, posse da terra e tempestades de areia e poeira.    

Para mais informações sobre a UNCCD COP16, ou para registrar seu interesse em participar da Zona Verde, visite UNCCDCOP16.org

Logo –  https://mma.prnewswire.com/media/2556588/5060413/UNCCD_COP16__Logo.jpg

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/mais-de-us–12-bilhoes-prometidos-para-a-restauracao-de-terras-e-resilience-a-seca-em-meio-a-negociacoes-de-financiamento-de-terras-da-crunch-cop16-302323149.html

FONTE UNCCD COP16 Presidency

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe