NAvegue pelos canais

PR Newswire Brasil

“MACHADO DE MÃO” DE PEDRA GIGANTE É DESCOBERTO EM ALULA PRONTO PARA REESCREVER A HISTÓRIA ANTIGA DA REGIÃO

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 7 de novembro de 2023

PR NEWSWIRE

  • A ferramenta de basalto de grãos finos tem 51,3 cm de comprimento e provavelmente mais de 200.000 anos de idade
  • Parece ser o maior “Machado de Mão” do mundo datado do período Paleolítico Médio-Inferior. 
  • As equipes de pesquisa da Royal Commission for AlUla continuam desvendando mistérios antigos 

AlUla, Arábia Saudita, 7 de novembro de 2023 /PRNewswire/ — Uma equipe de pesquisadores que trabalham em AlUla, noroeste da Arábia Saudita, descobriu o que provavelmente é o maior artefato de “Machado de Mão” de pedra encontrado em qualquer lugar do mundo. A avaliação inicial de campo sugere que este artefato gigante data do período Paleolítico Médio-Inferior e tem mais de 200.000 anos.

Hand Axe In Situ - Qurh Plain AlUla

O Machado de Mão foi descoberto por uma equipe internacional de arqueólogos que trabalha com a Royal Commission for AlUla (RCU), dirigido por Dr Ömer “Can” Aksoy e Dr Gizem Kahraman Aksoy da TEOS Heritage. A equipe vem pesquisando uma paisagem desértica ao sul de AlUla, chamada Qurh Plain (Planície de Qurh), em busca de evidências de atividade humana na antiguidade.

A equipe já obteve sucesso na descoberta de artefatos arqueológicos que mostram que essa terra abrigava uma comunidade dinâmica desde o início do período islâmico, e agora a descoberta desse objeto raro e único promete escrever um novo capítulo da história humana na Arábia e além.

Fabricada em basalto de grãos finos, a ferramenta de pedra mede 51,3 cm de comprimento e foi trabalhada em ambos os lados para produzir uma ferramenta robusta com bordas utilizáveis para corte ou picagem. Nesta fase, é apenas possível supor sua função, mas, apesar do tamanho, a ferramenta cabe confortavelmente em duas mãos.

A pesquisa ainda está em andamento, e esta descoberta é apenas uma de mais de uma dúzia de Machados de Mão paleolíticos semelhantes – embora um pouco menores – que foram encontrados. Espera-se que mais pesquisas científicas revelem mais detalhes sobre as origens e funções desses objetos e das pessoas que os fabricaram, centenas de milhares de anos atrás.

O Dr. Ömer Aksoy, Diretor de projetos, disse: “Esse Machado de Mão é uma das descobertas mais importantes de nossa atual pesquisa na Qurh Plain. Esta incrível ferramenta de pedra tem mais de meio metro de comprimento (comprimento: 51,3 cm, largura: 9,5 cm, espessura: 5,7 cm) e é o maior exemplo de uma série de ferramentas de pedra descobertas no local. Uma busca contínua por comparações em todo o mundo ainda não encontrou um Machado de Mão de tamanho semelhante. Sendo assim, esse pode ser um dos maiores Machados de Mão já descobertos”.

Além desta pesquisa na Qurh Plain, a RCU atualmente supervisiona 11 outros projetos de especialistas arqueológicos que realizam trabalhos de campo em AlUla e nas proximidades de Khaybar. Este ambicioso programa de pesquisa está sendo conduzido com o objetivo de desvendar ainda mais os mistérios da antiguidade nessa região. Esta extraordinária descoberta destaca o quanto ainda há para aprender sobre a história humana da Arábia Saudita.

A arqueologia é um elemento vital na abrangente regeneração do Condado de AlUla pela RCU, tornando-o um destino global líder em patrimônio cultural e natural.

As 12 missões arqueológicas em curso durante a temporada de outono de 2023, de outubro a dezembro, constituem uma das maiores concentrações mundiais de investigação e conservação arqueológica. O trabalho continuará com missões adicionais programadas para o inverno e primavera de 2024.

A temporada de outono de 2023 conta com um notável encontro internacional de mais de 200 arqueólogos e especialistas relacionados ao patrimônio cultural, representando especialistas de países como Austrália, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Arábia Saudita, Suíça, Síria, Tunísia, Turquia e Reino Unido. Muitos dos projetos são uma continuação da investigação em andamento, que envolveu a formação e mentoria de mais de 100 estudantes de arqueologia da Arábia Saudita.

Em setembro, a primeira Cúpula Mundial de Arqueologia de AlUla apresentou a posição de AlUla como um polo de atividade arqueológica. A cúpula atraiu mais de 300 representantes de 39 países e gerou conversas interdisciplinares com o objetivo de conectar a arqueologia a comunidades mais amplas. 

Sobre a Royal Commission for AlUla 

The Royal Commission for AlUla (RCU) foi estabelecida por decreto real em julho de 2017 visando preservar e desenvolver AlUla, uma região de notável relevância natural e cultural localizada no noroeste da Arábia Saudita. O plano de longo prazo da RCU define uma abordagem responsável, sustentável e sensível ao desenvolvimento urbano e econômico, com o objetivo de proteger o patrimônio natural e histórico da região ao mesmo tempo em que estabelece AlUla como um local desejado para morar, trabalhar e visitar. Isso abrange uma ampla gama de iniciativas em arqueologia, turismo, cultura, educação e artes, refletindo no compromisso de atender à diversificação econômica, o empoderamento da comunidade local e as prioridades de preservação do patrimônio do programa Visão 2030 do Reino da Arábia Saudita.

Sobre a TEOS Heritage 

Com sede em Izmir, Turquia, a Teos é uma consultoria patrimonial independente especializada na Ásia Ocidental. A TEOS fornece consultoria e orientação arqueológica e arquitetônica, juntamente com uma ampla gama de trabalhos de avaliação de patrimônio e levantamentos de locais. As suas competências específicas são o trabalho de campo arqueológico, o registo de sítios patrimoniais, a preparação de relatórios e publicações e as estratégias de gestão de patrimônio.

Photo : https://mma.prnewswire.com/media/2268730/Hand_Axe_In_Situ.jpg
Photo : https://mma.prnewswire.com/media/2268729/Dr_Omer_Aksoy.jpg
Photo : https://mma.prnewswire.com/media/2268731/Hand_Axe_via_Magnifying_Lamp.jpg
Photo : https://mma.prnewswire.com/media/2268736/Three_Hand_Axe_Artefacts.jpg

Dr Omer Aksoy and Giulia Edmond Measuring the Hand Axe
Observing the Hand Axe via Magnifying Lamp

 

Three Hand Axe Artefacts from Qurh Plain AlUla

 

FONTE The Royal Commission for AlUla (RCU)

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe