NAvegue pelos canais

PR Newswire Brasil

Jabal Ikmah de AlUla é reconhecido por seu patrimônio documental ao registrar a evolução das antigas línguas árabes

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 25 de maio de 2023

PR NEWSWIRE

  • Inscrito no Registro da Memória do Mundo da UNESCO por suas gravuras rupestres que refletem a vida cotidiana no Reino Dadanita 
  • Jabal Ikmah, em AlUla, contém a maior concentração de inscrições dadanitas no mundo 

ALULA, Arábia Saudita, 25 de maio de 2023 /PRNewswire/ — Os esforços da The Royal Commission for AlUla (RCU) para conservar o patrimônio documental da região foram reconhecidos com a inclusão de Jabal Ikmah no Registro da Memória do Mundo da UNESCO.

AlUla's Jabal Ikmah recognized for its documentary heritage in chronicling the evolution of Old Arabic Languages

A espetacular montanha e seus cânions de arenito apresentam mais de 300 inscrições esculpidas historicamente significativas, a maioria datada da segunda metade do primeiro milênio a.C. O local apresenta a maior coleção de inscrições registrando os rituais religiosos, atividades diárias e relações com povos vizinhos do antigo Reino Dadanita.

Como parte de seu papel na entrega da Visão 2030 da Arábia Saudita, a RCU está investindo pesadamente no estudo e conservação de locais como Jabal Ikmah, uma biblioteca ao ar livre situada no maior museu vivo do mundo. Esses esforços para aumentar a compreensão mundial de Jabal Ikmah, ao mesmo tempo em que melhoram o acesso dos visitantes de maneira sustentável, contribuíram para essa afirmação pública pela UNESCO da magnitude e importância internacional do patrimônio documental de AlUla.

José Ignacio Gallego Revilla, diretor executivo do Kingdoms Institute, Departamento de Pesquisa Arqueológica, Patrimônio e Conservação na The Royal Commission for AlUla, disse: “A importância das inscrições de Jabal Ikmah transcende as fronteiras regionais para alcançar o nível de relevância global, especialmente como parte da evolução das antigas línguas e dialetos árabes. Sua autenticidade e integridade, tanto para as informações preservadas sobre sociedades antigas quanto para a conservação do local, reúnem os elementos essenciais que tornam este lugar único para a Memória do Mundo, como a crônica de um tempo perdido através do maior número de inscrições em um antigo roteiro árabe do Norte”.

Como ponto de encontro nas rotas do incenso e de peregrinação, o oásis de AlUla era um centro de trocas comerciais e culturais. O oásis de AlUla abrigava comerciantes de mirra, incenso e outros produtos preciosos. Essa riqueza cultural impulsionou o crescimento dos assentamentos, incluindo Dadan. O Reino Dadanita floresceu e desenvolveu sua própria forma de alfabeto do sistema de escrita semita do sul. Em seguida, os dadanitas registraram sua história por meio de petróglifos esculpidos nas inclinadas rochas de arenito vermelho e amarelo de AlUla. A maior concentração de inscrições está abrigada no desfiladeiro de Jabal Ikmah, que é característico da paisagem acidentada de AlUla formada por movimentos tectônicos que remontam à abertura do Mar Vermelho há 30 milhões de anos.

Muitas das inscrições de Jabal Ikmah refletem uma variedade de temas, como rituais, reis, animais e agricultura, elementos importantes para a história do passado de AlUla. A conservação desses marcos é fundamental para a visão da RCU para o futuro de AlUla, que enfatiza a herança cultural da região como um farol para o turismo e um trampolim para inovação e benefícios econômicos que aumentam a qualidade de vida da comunidade.

A listagem se baseia na parceria existente da RCU com a UNESCO. A rede global de parceiros para a cultura da RCU, que também inclui o ICOMOS, o Museu do Louvre e a Agência Francesa para o Desenvolvimento de AlUla (Afalula), desempenha um papel vital na regeneração do Condado de AlUla como destino global líder para o patrimônio cultural e natural.

A RCU está estabelecendo o Kingdoms Institute como um centro global de arqueologia, pesquisa de patrimônio e conservação. Atualmente ativo como uma organização de pesquisa, o instituto terá uma base permanente no distrito de Dadan em AlUla, um local que até 2035 deverá ser um destino privilegiado para dois milhões de visitantes por ano, atraídos principalmente por sua rica herança.

Nota para editores:

Sempre se escreve AlUla/e não Al-Ula.

Sobre The Royal Commission for AlUla

The Royal Commission for AlUla (RCU) foi estabelecida por decreto real em julho de 2017 com o objetivo de preservar e desenvolver AlUla, uma região de notável relevância natural e cultural localizada no noroeste da Arábia Saudita. O plano de longo prazo da RCU define uma abordagem responsável, sustentável e sensível ao desenvolvimento urbano e econômico, com o objetivo de proteger o patrimônio natural e histórico da região ao mesmo tempo em que estabelece AlUla como um local desejado para viver, trabalhar e visitar. Isso abrange uma ampla gama de iniciativas em arqueologia, turismo, cultura, educação e artes, refletindo o compromisso de atender à diversificação econômica, ao empoderamento da comunidade local e às prioridades de preservação do patrimônio do programa Visão 2030 do Reino da Arábia Saudita.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2084740/AlUla_Jabal_Ikmah_1.jpg
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2084742/AlUla_Jabal_Ikmah_2.jpg
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2084743/AlUla_Jabal_Ikmah_3.jpg

AlUla's Jabal Ikmah recognized for its documentary heritage in chronicling the evolution of Old Arabic Languages

 

AlUla's Jabal Ikmah recognized for its documentary heritage in chronicling the evolution of Old Arabic Languages

 

 

FONTE The Royal Commission for AlUla (RCU)

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe