NAvegue pelos canais

PR Newswire Brasil

Ex-presidente da Eslovênia: a China é um pilar fundamental da estabilidade econômica global

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 7 de março de 2025

PR NEWSWIRE

GUANGZHOU, China, 7 de março de 2025 /PRNewswire/ — Uma reportagem do GDToday: 

As “duas sessões” anuais da China estão sendo realizadas em Pequim de 4 a 11 de março. Com o objetivo de atingir 134,9 trilhões de yuans em 2024, a China definiu sua meta de crescimento do PIB para 2025 em cerca de 5%. Essa meta foi anunciada na terceira sessão do 14º Congresso Nacional do Povo, quando o primeiro-ministro chinês Li Qiang apresentou o relatório de trabalho do governo, em 5 de março.

“O crescimento de 5% na China equivale a 1/3 do crescimento global. Se pensarmos nisso, podemos ver o efeito estabilizador do crescimento chinês, e esse crescimento estável beneficia o mundo inteiro”, disse Danilo Türk, ex-presidente da Eslovênia e presidente do Club de Madrid, em entrevista exclusiva ao GDToday.

Mudanças estruturais não significam “colapsos econômicos”

Nos últimos anos, algumas instituições ou mídias ocidentais têm desconfiado do crescimento econômico da China. Alguns alegam que a economia da China está em recessão, pois o crescimento do PIB em 2024 (5%) é menor do que o de 2023 (5,2%).

“O alto nível de crescimento na China inevitavelmente traz momentos de mudanças estruturais, o que significa que alguns setores crescerão lentamente, enquanto outros setores crescerão mais rapidamente”, disse Türk.

De acordo com o relatório de trabalho do governo, o comércio exterior atingiu um novo recorde histórico, enquanto as estatísticas mostram que o volume de exportação aumentou 7,1% em relação ao ano anterior. Embora a exportação de produtos com uso intensivo de mão de obra tenha diminuído em 2024, a exportação de produtos mecânicos e elétricos aumentou 8,7% e foi responsável por quase 60% do volume total de exportação. Além disso, os veículos elétricos, as impressoras 3D e os robôs industriais aumentaram em 13,1%, 32,8% e 45,2% em comparação a 2023, demonstrando o resultado da mudança estrutural da China, que passou de manufatura com uso intensivo de mão de obra para manufatura de alta tecnologia.

Em sua opinião, a China é o principal fator de estabilidade na economia global. Ele diz: “O crescimento da China é um fator extremamente importante na situação econômica. Devemos nos lembrar de que o crescimento de 5% na China significa 1/3 do crescimento global”.

Ele acredita que a China pode alcançar a meta de crescimento de cerca de 5% em 2025.

“A China demonstrou que sua formulação de políticas tem credibilidade.” Ao responder sobre a meta de crescimento do PIB na China em 2025, Türk enfatizou que, com base em sua observação, ao contrário da maioria dos casos no mundo, a China pode atingir a meta porque meticulosos especialistas discutiram cada objetivo repetidamente.

2025 marca o último ano do 14º Plano Quinquenal da China (2021-2025). Na opinião de Türk, essa é uma transição entre o 14º e o 15º Plano Quinquenal, que mostrará a orientação de longo prazo da China e atrairá a atenção mundial.

Embora a China esteja enfrentando o envelhecimento de sua sociedade, o que é um grande desafio na Europa, Türk demonstrou que incentivar a geração mais jovem a ser inovadora pode garantir a continuação do alto nível de desenvolvimento alcançado pela China nas últimas décadas.

No início de 2025, um modelo de IA de grande escala chamado DeepSeek ganhou atenção mundial devido ao seu baixo custo e aos eficientes recursos de grande escala, que são considerados um marco da inovação da China. A DeepSeek foi fundada em 2023 por Liang Wenfeng, um programador de 39 anos nascido na cidade de Zhanjiang, em Guangdong.

“Não é de surpreender que as inovações tecnológicas venham dos jovens, e a DeepSeek surpreendeu o mundo com um forte envolvimento dos jovens”, disse Türk.

Atualmente, algumas empresas dos setores de saúde e tecnologia anunciaram o acesso a modelos que permitem que as pessoas vivam em uma sociedade mais prática.

“A China continuará a ser a peça central da economia global nos próximos cinco anos”, enfatizou.

A Área da Grande Baía de GuangdongHong KongMacau é uma modalidade única no mundo

Já se passaram 8 anos desde que o relatório de trabalho do governo incluiu pela primeira vez a Área da Grande Baía de GuangdongHong KongMacau, em 2017. O relatório de trabalho do governo deste ano afirma que a China melhorará a capacidade de inovação da Área da Grande Baía.

“Já visitei a China cerca de 40 a 50 vezes. Sempre que visitava algum lugar na China achava que estava em um novo país, porque havia muitos prédios novos e coisas novas para ver. A Área da Grande Baía é provavelmente a região mais desenvolvida”, disse Türk.

Em sua opinião, a Área da Grande Baía é um lugar único no mundo, pois integra comércio, finanças e tecnologia. “Não se trata apenas de desenvolver uma nova área, mas de desenvolver a área dentro de um sistema sinérgico, porque cada lugar da área tem suas próprias características.”

“A Área da Grande Baía tem quatro modelos preexistentes e evoluirá para uma nova qualidade”, acrescentou.

Segundo uma coletiva de imprensa realizada pelo Congresso Nacional do Povo em 4 de março, o PIB da Área da Grande Baía atingiu 14 trilhões de yuans. Além disso, as pessoas agora podem viajar entre cidades da Área da Grande Baía em menos de uma hora.

Türk disse ao GDToday que a Área da Grande Baía se tornará uma das regiões mais fascinantes do mundo e que ele acompanhará de perto seu progresso.

Vídeo – https://mma.prnewswire.com/media/2634630/GDToday.mp4

 

 

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/ex-presidente-da-eslovenia-a-china-e-um-pilar-fundamental-da-estabilidade-economica-global-302395622.html

FONTE GDToday

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe