NAvegue pelos canais

PR Newswire Brasil

China-Brasil: uma amizade que atravessa montanhas e oceanos

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 20 de novembro de 2024

PR NEWSWIRE

BEIJING, 20 de novembro de 2024 /PRNewswire/ — “Foi trazido pelos primeiros chineses que chegaram ao Brasil em 1812, testemunha da amizade sino-brasileira”. Em uma pedra situada à frente de uma antiga árvore de chá no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com mais de 200 anos de história, está inscrita essa frase em português e chinês.

m João Câmara, no Rio Grande do Norte, uma instalação de dessalinização de água foi construída por uma empresa chinesa. (Foto: Shi Yuanhao, Diário do Povo)

Na entrada do jardim, um edifício antigo e elegante foi recentemente restaurado, e ao seu redor crescem vigorosamente mudas de chá chinesas. Este edifício, recentemente nomeado “Jardim da Amizade China-Brasil”, juntamente com a pedra que está diante da árvore de chá, relata a história de uma amizade duradoura entre os dois países.

Embora a China e o Brasil estejam separados por um vasto oceano, a amizade entre os povos dos dois países tem uma longa história. Durante a sua visita ao Brasil, o presidente Xi Jinping publicou um artigo na Folha de São Paulo, onde destacou: “Há mais de 200 anos, o chá, as líchias, as especiarias e a porcelana da China chegaram ao Brasil, estabelecendo uma ponte para o comércio bilateral, tornando-se um elo para o intercâmbio amistoso entre os povos chinês e brasileiro”. 

A amizade sincera que se formou ao longo dos anos entre os povos da China e do Brasil é como o trabalho árduo dos agricultores de chá: plantam-se esperanças, colhe-se alegria e se saboreia a amizade.

Em 15 de agosto de 1974, a China e o Brasil estabeleceram oficialmente relações diplomáticas, inaugurando uma nova era no desenvolvimento das relações bilaterais. Ao longo de meio século, perante as mudanças do cenário internacional, as relações entre a China e o Brasil mantiveram-se estáveis e saudáveis, com resultados frutíferos na cooperação pragmática em diversas áreas. Tornaram-se um modelo de solidariedade e cooperação entre grandes países em desenvolvimento, sendo que a influência estratégica e global das relações bilaterais tem se expandido continuamente.

A tecnologia de transmissão de eletricidade em ultra-alta tensão da China tem transportado, de forma eficiente e com baixa perda, a rica energia hidrelétrica da região amazônica do Brasil para as áreas densamente povoadas no sudeste do país. Projetos de dessalinização de água, financiados por empresas chinesas, fornecem água potável para mais de 3.000 moradores no estado do Rio Grande do Norte. Música, dança, culinária e esportes tornaram-se novas pontes que conectam os povos dos dois países, aprofundando a compreensão mútua e a amizade entre eles. Jovens, jornalistas e acadêmicos de ambos os lados interagem frequentemente, e os intercâmbios locais estão cada vez mais ativos.

Projetos emblemáticos surgem, e uma nova geração de mensageiros da amizade atravessa montanhas e mares, continuando a história de aproximação e amizade entre os dois povos. Assim, a amizade entre a China e o Brasil segue seu curso, como os rios Yangtse e Amazonas fluindo de forma interminável.

No Forte de Copacabana, famoso ponto turístico do Rio de Janeiro, uma banda composta por jovens de comunidades carenciadas se apresenta regularmente. A banda enfrentou dificuldades financeiras no passado, mas, com o apoio de empresas chinesas, tem crescido, sendo reconhecida como patrimônio cultural imaterial do estado do Rio. Recentemente, mais de cem amigos brasileiros, incluindo membros da banda do Forte de Copacabana, escreveram cartas ao presidente Xi Jinping, agradecendo ao governo chinês, às empresas e universidades pela contribuição ao intercâmbio amigável entre a China e o Brasil e à melhoria da qualidade de vida local.

Em sua resposta, o presidente Xi os encorajou a continuar contribuindo para a causa da amizade China-Brasil. “Isso é um grande incentivo para todos nós!”, disse Márcia Melchior, diretora artística da banda do Forte de Copacabana. “A importância que o presidente Xi Jinping dá ao aprofundamento da amizade entre o Brasil e a China vai inspirar mais jovens brasileiros a conhecerem a China, entenderem a China e contribuírem ainda mais para o intercâmbio cultural e para a amizade entre os dois povos”.

A China e o Brasil caminham juntos, tornando-se verdadeiros amigos que atravessam montanhas e mares. Encarando o futuro, o aprofundamento das trocas e da cooperação entre os dois países fará com que se tornem mais reais, completos e vivos no coração dos respectivos povos, cultivando mais embaixadores da amizade popular, permitindo que as civilizações dos dois países coexistam harmoniosamente.

A Orquestra Sinfônica Marés do Amanhã de Malé, Brasil, apresentou clássicos da China e do Brasil no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Brasil. (Foto: Qu Pei, Diário do Povo)

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2563567/1.jpg
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2563568/2.jpg

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/china-brasil-uma-amizade-que-atravessa-montanhas-e-oceanos-302311839.html

FONTE People's Daily

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe