NAvegue pelos canais

PR Newswire Brasil

CGTN: ‘Contribuinte de todos’: como a China promove a prosperidade comum através da abertura e revitalização rural

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 26 de setembro de 2023

PR NEWSWIRE

PEQUIM, 26 de setembro de 2023 /PRNewswire/ — Como a “capital mundial das pequenas commodities”,  Yiwu, na província de Zhejiang, no leste da China, tem relações comerciais com mais de 230 países e regiões.

O Mercado de Comércio Internacional de Yiwu impulsionou o desenvolvimento de 2,1 milhões de pequenas, médias e microempresas, e está associado ao emprego de 32 milhões de pessoas. É conhecido como o maior mercado atacadista do mundo para pequenas commodities.

Durante uma visita de inspeção a Zhejiang recentemente, o Presidente chinês Xi Jinping elogiou as pequenas commodities de Yiwu terem invadido um grande mercado e se tornado uma grande indústria, ao visitar o mercado comercial em Jinhua, em 20 de setembro.

“Todos são participantes, construtores e contribuintes”, disse Xi, também secretário-geral doComitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, instando o mercado comercial a contribuir mais para a expansão dos mercados no país e no exterior, bem como apelar a Zhejiang para que assuma um papel de liderança exemplar na promoção da prosperidade comum.

Desenvolver o comércio para uma abertura de alto nível

Dados divulgados pela Administração Geral das Alfândegas da China mostram que o valor total das importações e exportações do comércio de mercadorias no primeiro semestre deste ano foi de 20,1 biliões de yuans (cerca de 2,75 biliões de dólares), um aumento anual de 2,1%. A escala ultrapassou 20 trilhões de yuans pela primeira vez.

As empresas privadas continuam a ser a principal força no comércio exterior da China. No primeiro semestre de 2023, o número de empresas de comércio exterior envolvidas na importação e exportação aumentou 6,9% em termos anuais. Entre eles, o valor de importação e exportação das empresas privadas foi de 10,59 trilhões de yuans, um aumento anual de 8,9%.

“Devem ser feitos esforços para encorajar e apoiar as empresas privadas a participarem ativamente na divisão industrial global do trabalho e na alocação de recursos para melhorar a competitividade central”, sublinhou Xi durante a sua viagem de inspeção.

Após anos de desenvolvimento, os trens de carga China-Europa, começando em Yiwu e terminando em Madrid, na Espanha, começaram seu desenvolvimento de alta qualidade e se tornaram um novo modo de transporte internacional que é conveniente, rápido, seguro, estável, verde e econômico.

Apelidado de Yixin’ou em Chinês (Yiwu-Xinjiang-Europa), a linha de carga de 13.052 km de extensão tornou-se uma importante ponte que liga o continente euro-asiático. Até o final de julho deste ano, o número total de trens de carga que percorreram a rota ultrapassava 6 mil.

Apelando a Zhejiang para que continue a escrever um novo capítulo no aprofundamento da reforma e na expansão da abertura, Xi apelou ao planejamento de reformas a partir de uma perspectiva global e à expansão constante da abertura institucional no que diz respeito a regras, regulamentos, gestão e padrões.

Em 2021, a China emitiu uma diretriz apoiando Zhejiang a assumir a liderança no estabelecimento de uma zona de demonstração para a promoção da prosperidade comum em todo o país.

Do desenvolvimento de empresas privadas ao avanço da revitalização rural, a rica conotação de prosperidade comum é vividamente interpretada em Zhejiang.

Promoção da prosperidade comum por meio de demonstrações pioneiras

Em junho de 2003, a província de Zhejiang lançou o Programa de Renascimento Rural Verde, com o objetivo de melhorar a produção rural, a vida e os ambientes ecológicos, bem como a qualidade de vida dos agricultores.

Por 20 anos, o programa criou milhares de belos vilarejos e mudou fundamentalmente a face do campo da província, criando experiências bem-sucedidas para a modernização agrícola e rural, bem como exemplos rurais bem-sucedidos para promover a modernização chinesa.

Beneficiando-se do programa, a Aldeia Lizu, em Jinhua, transformou-se de um vilarejo sujo e pobre em um lugar com um ambiente melhorado e turismo próspero.

Ao inspecionar o vilarejo em 20 de setembro, Xi descobriu que a renda anual per capita do vilarejo havia alcançado 52.000 yuans (cerca de $7.250).

De acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas, a China viu outro ano com aumento da colheita de grãos de verão e uma produção de grãos totalizando 146,13 milhões de toneladas.

Além disso, 40 novos clusters industriais vantajosos e característicos foram estabelecidos até o final de 2022, juntamente com 50 parques agrícolas e industriais nacionais e 200 cidades com um forte setor agrícola.

Ressaltando os esforços em se concentrar na redução da lacuna entre as áreas urbanas e rurais, bem como no enfrentamento das disparidades no desenvolvimento e renda regionais, XI pediu o avanço da revitalização rural em todo o conselho e a promoção vigorosa dos setores rurais com características locais distintas.

“Há muito a ser explorado e muitas coisas a serem feitas para o avanço da revitalização rural”, disse Xi aos aldeões, incentivando-os a se esforçar para criar um futuro melhor de prosperidade comum.

Este ano marca o 20° aniversário da implementação da estratégia de “fazer uso total de oito vantagens e implementar oito medidas importantes” em Zhejiang.

A estratégia, apresentada por XI em 2003 convocou a província a fazer uso de suas oito vantagens, como de sistema e mecanismo, localização e vantagens do setor, para implementar oito medidas importantes para o desenvolvimento de Zhejiang.

Desde então, o desenvolvimento econômico e social de Zhejiang alcançou novas conquistas históricas.

Reconhecendo essas conquistas, XI pediu o tratamento da economia real como a base para a construção de um sistema industrial moderno, orientando e apoiando as indústrias tradicionais para acelerar a aplicação de tecnologias avançadas e prontamente aplicáveis e promover o desenvolvimento de ponta, inteligente e ecológico do setor de manufatura.

https://news.cgtn.com/news/2023-09-25/Xi-urges-Zhejiang-to-further-advance-Chinese-modernization-1no6TIHz1O8/index. html 

 

 

FONTE CGTN

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe