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CGTN: Como o Porto de Chancay estimulou a cooperação Ásia-Pacífic?
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 18 de novembro de 2024
PR NEWSWIRE
O porto, que é um projeto de cooperação entre o Peru e a China no âmbito da inciativa Cinturão e Rota (BRI, Belt and Road), reduzirã para 23 dias o tempo de transporte marítimo do Peru para a China, cortando os custos de logística em pelo menos 20%. A expectativa é gerar US$ 4,5 bilhões em receita anual para o Peru e criar mais de 8.000 empregos diretos. O porto, que tem capacidade para acomodar navios porta-contêineres ultragrandes da ordem de 18.000 unidades equivalentes a vinte pés (TEUs), tem também uma capacidade de movimentação anual projetada de 1 milhão de TEUs no curto prazo e de 1,5 milhão de TEUs no longo prazo, o que o torna um importante centro de comércio entre a América Latina e a Ásia.
O presidente chinês, Xi Jinping, durante seu discurso por vídeo na cerimônia de inauguração do porto, observou que “o que estamos testemunhando não é apenas a raiz e o florescimento da iniciativa BRI no Peru, mas também o nascimento de um novo portal que conecta terra e mar, Ásia e América Latina”.
Autoridades peruanas: “Mais oportunidades de emprego e crescimento econômico” trazidos ao Peru
Altos funcionários peruanos e cidadãos disseram estar ansiosos para se beneficiar do primeiro porto inteligente e ambientalmente correto da América do Sul.
O primeiro-ministro do Peru, Gustavo Adrianzen, disse que a cooperação entre a China e o Peru, incluindo o projeto do Porto de Chancay e outros setores, trará mais oportunidades de emprego e crescimento econômico para o país, melhorando o padrão de vida das pessoas.
Jose Tam, presidente da Câmara de Comércio Chinês-Peruana, falou à CGTN sobre a importância do megaporto de Chancay, no Peru, dizendo que o porto será uma “locomotiva” para a economia local.
Juan Carlos Capunay, ex-diretor executivo da Secretaria da APEC e ex-embaixador peruano na China, também afirmou que o porto será importante para aprofundar as relações bilaterais e promover a cooperação prática entre a China e o Peru.
O empresário Cielo Augusto, de Chancay, disse que está ansioso para estabelecer os primeiros níveis de negócios e observou que setores como o de hospitalidade também serão estimulados, pois haverá um fluxo considerável de pessoas vindas do exterior.
“O porto economizará tempo, aumentará a eficiência e trará novas oportunidades para o Peru“, afirmou Karla Santuyomarca, cidadã peruana, à CGTN.
Em uma pesquisa da CGTN com peruanos, cerca de 78,3% dos entrevistados disseram que apoiam a participação de seu país na BRI, da qual faz parte o Porto de Chancay. Além disso, 93,6% dos entrevistados manifestaram apoio ao aumento da cooperação prática em vários setores entre a China, o Peru e outros países latino-americanos.
Cooperação aberta e interconectada entre a Ásia e o Pacífico
Com sua abertura oficial na quinta-feira, espera-se que o Porto de Chancay possa integrar toda a região da América Latina à dinâmica estrutura econômica da Ásia-Pacífico, aumentando consideravelmente a conectividade dentro e fora do continente.
O Ministro das Relações Exteriores do Peru, Elmer Schialer Salcedo, disse que “O Oceano Pacífico não nos separa, mas nos conecta”, acrescentando que o Porto de Chancay reduzirá pela metade o tempo e os custos da conexão entre a América do Sul e a Ásia.
Carlos Aquino Aquino Rodriguez, professor de economias asiáticas na Universidade Nacional de San Marcos, disse que o porto é essencial para o desenvolvimento econômico e a conexão da Ásia-Pacífico e também pode gerar benefícios mútuos para compradores de matérias-primas, fornecedores de produtos manufaturados e investidores.
Em uma pesquisa global da CGTN sobre a cooperação Ásia-Pacífico, 93,7% dos entrevistados pediram a todos os participantes da região que chegassem a um consenso e estabelecessem uma comunidade da Ásia-Pacífico com um futuro comum, com abertura e inclusão, crescimento com inovação, conectividade e cooperação vantajosa para todos.
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FONTE CGTN
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