PR Newswire Brasil
CGTN: China e Ilhas Salomão firmam parceria estratégica abrangente para promover laços
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 11 de julho de 2023
PR NEWSWIRE
“Desde que os dois países estabeleceram relações diplomáticas, a cooperação amistosa se tornou um marco para as relações entre a China e outros países insulares no Pacífico, apesar de um início relativamente tardio”, afirmou o presidente chinês Xi Jinping na tarde de segunda-feira, durante reunião com Manasseh Sogavare, primeiro-ministro das Ilhas Salomão.
As Ilhas Salomão estabeleceram relações diplomáticas com a China em 2019, depois de cortar relações com a região de Taiwan, reconhecendo oficialmente o princípio de “Uma Só China” ao lado de mais de 180 países em todo o mundo.
Projetos de cooperação prósperos
“A cooperação entre os dois lados é um paradigma de unidade, cooperação e desenvolvimento comum para países de diferentes tamanhos e para países em desenvolvimento”, disse Xi Jinping.
E continuou o presidente chinês: “A China está pronta para melhorar a comunicação estratégica e aprofundar a cooperação em vários campos com as Ilhas Salomão para garantir o progresso constante dos laços bilaterais e trazer mais benefícios para os dois povos.”
A China é o maior parceiro comercial do país do Pacífico, com um volume total de US$ 498 milhões em 2022, segundo números oficiais. As exportações das Ilhas Salomão para a China representam dois terços das exportações totais do país.
O presidente chinês ainda acrescentou que o país está disposto a garantir o desenvolvimento e a estabilidade de longo prazo do país insular, mostrando-se preparado para compartilhar as oportunidades de desenvolvimento trazidas pela modernização chinesa, fortalecer a sinergia entre a Iniciativa do Cinturão e Rota e a Estratégia de Desenvolvimento das Ilhas Salomão 2035, ampliar a cooperação prática em vários campos e expandir as importações das Ilhas Salomão.
“A China está apoiando mais empresas chinesas a investir e fazer negócios nas Ilhas Salomão e continuará a fornecer assistência econômica e técnica ao país sem nenhuma restrição política”, disse ele. Xi Jinping instou os dois lados a expandirem os intercâmbios amistosos em áreas como assistência médica e educação e afirmou que a China apoia as Ilhas Salomão na realização da 17ª edição dos Jogos do Pacífico.
“Respeitar a soberania uns dos outros”
Durante as conversas, Xi Jinping enfatizou que a China respeita plenamente a soberania e a independência dos países insulares do Pacífico e que defende a igualdade de todos os países, grandes ou pequenos.
A China respeita plenamente a vontade dos países insulares do Pacífico e busca amplas consultas, contribuições conjuntas, benefícios compartilhados e resultados em que todos saiam ganhando. A China respeita plenamente as tradições culturais dos países insulares do Pacífico e adere à harmonia na diversidade e à beleza compartilhada de diversas culturas. “A China respeita plenamente a unidade e a autossuficiência dos países insulares do Pacífico e os apoia na implementação da Estratégia 2050 para o Continente do Pacífico Azul, contribuindo para a construção de um Pacífico Azul de paz, harmonia, segurança, inclusão e prosperidade”, declarou Xi Jinping.
O líder chinês também aprecia muito a firme adesão das Ilhas Salomão ao princípio de “Uma Só China“, apoia as Ilhas Salomão na salvaguarda de sua soberania nacional, segurança e interesses de desenvolvimento e concorda com o caminho de desenvolvimento que o próprio país escolheu.
“O país está comprometido em administrar bem seus próprios assuntos e sempre será um promotor da paz mundial, um contribuidor para o desenvolvimento global e um defensor da ordem internacional”, observou Xi Jinping.
E disse mais: “A China entende que os países insulares do Pacífico enfrentam sérios desafios causados pela mudança climática e está pronta para fortalecer os intercâmbios e a cooperação com eles em áreas como serviços meteorológicos, prevenção e mitigação de desastres e energia limpa para ajudá-los a implementar a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.”
Xi Jinping também afirmou que a China está disposta a fortalecer a coordenação e a cooperação com as Ilhas Salomão, defender o multilateralismo genuíno, salvaguardar a imparcialidade e a justiça internacional, opor-se conjuntamente à mentalidade e ao hegemonismo da Guerra Fria e salvaguardar a paz e a estabilidade na região Ásia-Pacífico.
Observando que a decisão de estabelecer relações diplomáticas com a China foi uma escolha correta, Sogavare disse que resultados frutíferos foram alcançados nas relações bilaterais e que a China se tornou o maior parceiro de infraestrutura das Ilhas Salomão, bem como um parceiro de desenvolvimento confiável.
As Ilhas Salomão aderem firmemente ao princípio de “Uma Só China” e estão dispostas a manter intercâmbios de alto nível com a China, fortalecer intercâmbios e cooperação em comércio, investimento, áreas culturais e subnacionais e responder conjuntamente aos desafios globais, como a mudança climática, disse Sogavare, acrescentando que o país se opõe a quaisquer ações que contenham ou visem conter o desenvolvimento da China.
Link do YT para vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZkAMlIa-4tQ
Vídeo – https://www.youtube.com/watch?v=ZkAMlIa-4tQ
FONTE CGTN
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Brasil Um grande estudo internacional sobre enxaqueca revela novos caminhos biológicos para o tratamento
26 de outubro de 2023PR NEWSWIRE REIKJAVIK, Islândia, 26 de outubro de 2023 /PRNewswire/ – – Um grande estudo internacional liderado pela deCODE genetics sobre a genética da enxaqueca fornece novos insights
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil PR NEWSWIRE – BRASIL :: Vencedores do Prêmio Catalyst 2021
26 de janeiro de 2021Vencedores do Prêmio Catalyst 2021 Barilla e Royal Bank of Canada (RBC) são homenageadas por seu compromisso com soluções inovadoras para criar locais de trabalho inclusivos a favor das mulheres
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil O MEDICAMENTO GLP-1 LIRAGLUTIDA PODE PROTEGER CONTRA DEMÊNCIA
1 de agosto de 2024Um medicamento peptídeo semelhante ao glucagon-1 (GLP-1) parece retardar o declínio cognitivo ao proteger o cérebro, conforme dados de ensaios clínicos de Fase 2b relatados hoje n
Saiba Mais