PR Newswire Brasil
CGTN: China e Bielorrússia prometem elaborar um novo plano para relações bilaterais
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 2 de março de 2023
PR NEWSWIRE
CGTN: China e Bielorrússia prometem elaborar um novo plano para relações bilaterais
PR Newswire
PEQUIM, 2 de março de 2023
O acordo foi estabelecido em uma declaração conjunta assinada, após conversas entre o Presidente Chinês, Xi Jinping, e o presidente bielorrusso visitante, Alexander Lukashenko, em Pequim.
Os dois chefes de estado testemunharam a assinatura de uma série de documentos de cooperação bilateral nas áreas de economia e comércio, indústria, agricultura, alfândega, ciência e tecnologia, saúde, turismo e esportes e assuntos locais.
A amizade China-Bielorússia é “inquebrável”
Destacando que a amizade China-Bielorússia é inquebrável, Xi disse que os dois lados devem aumentar a confiança mútua política e continuar sendo “verdadeiros amigos e bons parceiros”.
A China agradece muito o apoio firme da Bielorrússia à posição legítima da China em questões relacionadas a Taiwan, Xinjiang, Hong Kong e direitos humanos, disse ele.
Sobre o fortalecimento da cooperação bilateral, o presidente chinês enfatizou fazer mais esforços na expansão da cooperação econômica e comercial, construção do Parque Industrial China-Bielorússia, construção conjunta do Cinturão e Rota e avanço da construção de conectividade, como os trens de carga China-Europa.
Lukashenko disse que a Bielorrússia está disposta a fortalecer a cooperação com a China em ciência e tecnologia, indústria, agricultura e turismo, impulsionar a construção de trens de carga China-Europa e do parque industrial, dar as boas-vindas às empresas chinesas para investir na Bielorrússia e fortalecer os intercâmbios locais e culturais.
O Grande Parque Industrial China-Bielorússia de Pedra é o maior projeto para atrair investimentos na Bielorrússia e um projeto de cooperação marcante dentro da estrutura Cinturão e Rota, que foi promovido pelos dois Chefes de Estado pessoalmente e premiado pelos dois governos.
Desde que os líderes dos dois países visitaram o parque industrial em maio de 2015, o desenvolvimento e a construção do projeto avançaram, e resultados frutíferos foram alcançados.
De acordo com o Comitê Nacional de Estatística da Bielorrússia, o lucro líquido das empresas do parque industrial totaliza 34,1 milhões de rublos bielorussos ($13,51 milhões) em 2022, um aumento de 144 % em relação ao ano anterior.
Este ano marca o décimo aniversário da Iniciativa Cinturão e Rota. A Bielorrússia, como um importante centro de trânsito no Cinturão Econômico da Rota da Seda, foi um dos primeiros países a responder e participar da iniciativa.
Com o crescimento dos laços bilaterais, a China e a Bielorrússia tiveram um boom no comércio nos últimos anos. Estatísticas da Administração Geral da Alfândega da China mostram que o comércio bidirecional ultrapassou $5 bilhões em 2022, um aumento de 33% em relação ao ano anterior.
Defesa conjunta de ações internacionais e justiça
Quanto à proteção da paz e do desenvolvimento mundial, Xi disse que a China agradece o apoio da Bielorrússia à iniciativa de desenvolvimento Global e à Iniciativa de Segurança Global.
A China está pronta para fortalecer a coordenação e a cooperação com a Bielorrússia, nas Nações Unidas e em outras plataformas multilaterais, para enfrentar em conjunto os desafios globais e construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, acrescentou.
Observando que a China é um pilar na proteção da paz mundial, Lukashenko disse que a Bielorrússia está disposta a fortalecer a coordenação com a China, em grandes questões internacionais e regionais, e comprometer-se em proteger a segurança e a estabilidade internacionais e regionais.
Os dois líderes também trocaram opiniões sobre a crise na Ucrânia e outras questões.
Xi enfatizou que a posição da China sobre a crise ucraniana é consistente e clara, e Beijing emitiu um artigo sobre a resolução política da crise.
Os países relevantes devem parar de politizar e instrumentar a economia mundial e fazer coisas que contribuem para o cessar-fogo, a cessação da guerra e a resolução pacífica da crise, disse ele.
Lukashenko disse que a Bielorrússia concorda e apoia plenamente a posição e a proposta da China sobre a resolução política da crise ucraniana, acrescentando que é de grande importância resolver a crise.
A China publicou um artigo afirmando sua posição sobre a resolução política da crise da Ucrânia na sexta-feira. No artigo, a China propõe uma solução para a crise que aborde os sintomas e as causas raízes, afirmando que o diálogo e a negociação são a única solução viável para a crise da Ucrânia.
FONTE CGTN
A OESP nao e(sao) responsavel(is) por erros, incorrecoes, atrasos ou quaisquer decisoes tomadas por seus clientes com base nos Conteudos ora disponibilizados, bem como tais Conteudos nao representam a opiniao da OESP e sao de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Brasil Growatt revela soluções abrangentes de energia solar e de armazenamento de energia para diversas aplicações na Intersolar Europe 2024
4 de julho de 2024A Growatt, líder global em soluções de energia distribuída, apresentou suas mais recentes e variadas ofertas na Intersolar Europe 2024, realizada de 19 a 21 de junho em Munique. A
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil GameChange Solar fornecendo eletricidade para mais de 15 milhões de pessoas em 5,8 milhões de residências
20 de abril de 2023PR NEWSWIRE NORWALK, Conn., 20 de abril de 2023 /PRNewswire/ — GameChange Solar anunciou hoje que os 29 GW de vendas de sistemas Genius Tracker™ e de sistemas de inclinação
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil CGTN: Fórum Cultural do Rio Amarelo se concentra no berço da civilização chinesa
19 de abril de 2023PR NEWSWIRE PEQUIM, 19 de abril de 2023 /PRNewswire/ — O Fórum Cultural do Rio Amarelo foi inaugurado em Dongying, Shandong, leste da China, na terça-feira. Com base no tema “Promoting
Saiba Mais