PR Newswire Brasil
CGTN: China diz que sempre está do ‘lado da paz’ em relação à crise na Ucrânia
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 27 de abril de 2023
PR NEWSWIRE
Durante um telefonema com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, o presidente chinês, Xi Jinping, disse na quarta-feira que o diálogo e as negociações são “a única saída viável” para a crise na Ucrânia e que ninguém vence uma guerra nuclear.
A China enviará um representante especial do governo chinês para assuntos da Eurásia para visitar a Ucrânia e outros países para conduzir uma comunicação profunda com todas as partes sobre a solução política da crise, disse Xi.
Posição central da China: paz
Durante a ligação, o presidente chinês enfatizou que, na crise da Ucrânia, a postura central da China é facilitar as negociações de paz.
A China não criou a crise, nem é parte dela, disse ele.
“Como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e um grande país responsável, a China não ficaria de braços cruzados, nem adicionaria óleo ao fogo, muito menos exploraria a situação para ganhos próprios”, prometeu.
A China divulgou um documento de 12 pontos declarando sua posição sobre a solução política da crise na Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2023, o primeiro aniversário do início do conflito Rússia-Ucrânia.
Na quarta-feira, Xi também disse, sobre a questão nuclear, todas as partes relevantes devem manter-se calmas e exercer contenção, agir verdadeiramente no interesse de seu próprio futuro e do da humanidade e gerenciar conjuntamente a crise.
Com o pensamento racional e as vozes agora em ascensão, é importante aproveitar a oportunidade e construir condições favoráveis para a liquidação política da crise da Ucrânia, ele insistiu.
Espera-se que todas as partes reflitam seriamente sobre a crise da Ucrânia e explorem em conjunto maneiras de trazer paz e segurança duradouras para a Europa por meio do diálogo, disse Xi.
A China continuará a facilitar as conversas sobre paz e a fazer seus esforços para um cessar-fogo precoce e restauração da paz, prometeu ele.
Por sua vez, Zelenskyy agradeceu à China por oferecer assistência humanitária à Ucrânia e deu as boas-vindas ao importante papel da China na restauração da paz e na busca de uma solução diplomática para a crise.
Ele também disse que a China defende os objetivos e princípios da UN Charter em assuntos internacionais e tem influência significativa no cenário internacional.
Wang Yiwei, Diretor do Instituto de Assuntos Internacionais da Universidade de Renmin da China, descreveu o telefonema entre os dois líderes como “aguardado” e “muito esperado”.
“Todas as partes estavam ansiosas para a conversa”, Wang told CGTN. “Isso mostra a responsabilidade da China como um país importante”.
Ao informar os repórteres sobre a ligação, o Ministro Estrangeiro Chinês, disse Li Hui, será o enviado especial. Li atuou como embaixador chinês na Rússia de 2009 a 2019. Em uma declaração, o Ministério Estrangeiro Russo disse que observou a prontidão do lado chinês de fazer esforços para estabelecer o processo de negociação.
“Ao enviar o enviado especial, a China está implementando ainda mais seu papel de posição com ações”, disse Wang. Isso fará com que a comunidade internacional aguarde o papel maior da China, disse ele.
China e Ucrânia: parceiros estratégicos
Durante a conversa de quarta-feira com sua contraparte ucraniana, Xi também destacou que as relações China-Ucrânia, após 31 anos de desenvolvimento, atingiram um nível de parceria estratégica, impulsionando o desenvolvimento e a revitalização dos dois países.
O respeito mútuo à soberania e integridade territorial é a base política das relações China-Ucrânia, disse o presidente chinês.
“Os dois lados precisam olhar para o futuro, ver e lidar com as relações bilaterais a partir de uma perspectiva de longo prazo, continuar a tradição de respeito e sinceridade mútuos e levar a parceria estratégica China-Ucrânia adiante”, enfatizou Xi.
Ele acrescentou que, independentemente da evolução da situação internacional, a China trabalhará com a Ucrânia para promover a cooperação mutuamente benéfica.
Zelenskyy disse que o lado ucraniano está comprometido com a política de uma China e espera promover a cooperação bilateral geral com a China.
Ele também expressou esperança de abrir um novo capítulo nas relações Ucrânia-China e proteger conjuntamente a paz e a estabilidade mundiais.
Após a ligação com Xi, Zelenskyy anunciou a nomeação da Pavlo Ryabikin, ex-ministro das indústrias estratégicas, como o novo embaixador da Ucrânia na China.
https://news.cgtn.com/news/2023-04-26/Xi-Zelenskyy-hold-phone-call-1jjY1hTqK2c/index.html
FONTE CGTN
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Brasil Candor International fará sua grande exibição na Eletrolar Show 2024
10 de julho de 2024A Candor Intelligent Technology (conhecida como Candor), uma proeminente fabricante de produtos de refrigeração de ponta, participará da Eletrolar Show 2024, a maior feira de elet
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil Fabrício Oliveira é eleito presidente internacional de Lions Clubs International para o ano fiscal de 2024-2025
1 de julho de 2024Fabrício Oliveira, um conceituado empresário de Catolé do Rocha, Paraíba, Brasil, foi eleito para servir como o próximo Presidente Internacional de Lions Clubs International. Oliv
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil Visita da imprensa testemunha a modernização chinesa do Porto de Livre Comércio de Hainan
4 de dezembro de 2023PR NEWSWIRE HAIKOU, China, 4 de dezembro de 2023 /PRNewswire/ — De 27 de novembro a 1 de dezembro, um grupo composto por mais de 60 repórteres, agentes de comunicação do exterior e
Saiba Mais