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CGTN: A ‘grande família’ da SCO se expande e dá início a um novo capítulo de cooperação
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 5 de julho de 2024
PR NEWSWIRE
Antes disso, os trens de carga China-Europa que partiam da China e cruzavam o Mar Cáspio já mantinham operações ininterruptas há dois anos. Hoje em dia, foi estabelecida uma rede ampla e multidimensional que integra transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e por oleodutos.
Na qualidade de membros fundadores da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), o projeto entre a China e o Cazaquistão demonstra o Espírito de Xangai, que inclui confiança e benefício mútuos, igualdade, consulta, respeito pela diversidade de civilizações e busca do desenvolvimento comum.
O apelo do Espírito de Xangai continua a crescer com a adesão oficial da Bielorrússia à SCO durante a 24ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da SCO em Astana, na quinta-feira, tornando-se o 10º estado membro.
Construindo um mundo de segurança universal
Durante a cúpula da SCO, o presidente chinês, Xi Jinping, pediu aos estados-membros que garantissem a segurança diante de uma ameaça real representada pela mentalidade da Guerra Fria, que enfrentem os complexos e interligados desafios de segurança por meio do diálogo e da coordenação e que respondam às mudanças no cenário internacional com uma abordagem vantajosa para todos, a fim de construir um mundo de paz duradoura e segurança universal.
Os membros da SCO adotaram a Declaração de Astana e prometeram manter a cooperação contra o terrorismo e combater o tráfico de drogas e o crime organizado transnacional.
Os integrantes também pediram aos estados-membros da ONU que conduzissem o desarmamento geral e completo sob controle internacional efetivo, consolidassem o regime global de não proliferação nuclear e se opusessem a uma corrida armamentista no espaço sideral, segundo a iniciativa que pede solidariedade entre os países para promover a justiça, a harmonia e o desenvolvimento mundiais, divulgada na quinta-feira.
Em um comunicado, eles afirmaram que os atuais riscos e desafios de segurança são de natureza global e só podem ser resolvidos por meio da consolidação de um mundo multipolar, do aprimoramento da governança econômica global e de esforços coordenados para enfrentar ameaças de segurança convencionais e não convencionais.
“A verdadeira segurança só pode ser alcançada quando todos os países se sentirem seguros”, disse Xi ao participar da reunião “SCO Plus” na quinta-feira.
Cooperação mutuamente benéfica
Xi também ressaltou na cúpula da SCO que os estados-membros devem aderir aos benefícios mútuos e à inclusão, manter as cadeias industriais e de suprimentos estáveis e harmoniosas, estimular o dinamismo interno das economias regionais e trabalhar em prol de metas comuns de desenvolvimento.
A China vem promovendo a cooperação econômica entre os estados-membros da SCO e propôs iniciativas como a do Cinturão e Rota (BRI) para promover o desenvolvimento comum.
O projeto ferroviário entre a China, o Quirguistão e o Uzbequistão foi um marco da BRI, bem como uma iniciativa para aumentar a conectividade e o comércio entre os membros da SCO. Em junho, as três nações assinaram um acordo intergovernamental referente ao projeto.
O presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, disse que a ferrovia será a rota terrestre mais curta que ligará a China aos países da Ásia Central ao elogiar a assinatura por meio de um link de vídeo. Isso também abrirá grandes mercados no sul da Ásia e no Oriente Médio, favorecendo a cooperação entre os países da região e a China, acrescentou.
A ferrovia começará em Kashgar, na Região Autônoma de Xinjiang Uygur, no noroeste da China, e entrará no território do Uzbequistão passando pelo Quirguistão. No futuro, ela poderá alcançar a Ásia Ocidental e a Ásia Meridional.
Os membros da SCO ressaltaram na iniciativa publicada na quinta-feira que é importante continuar a defender e fortalecer um sistema de comércio multilateral aberto, transparente, equitativo, inclusivo e não discriminatório com o objetivo de promover a construção de uma economia mundial aberta.
Cobrindo mais de 60 por cento do continente eurasiano e quase metade da população mundial, a OCS proporcionaria uma oportunidade estratégica para que os corredores regionais de transporte terrestre e marítimo desempenhem um papel, de acordo com a iniciativa.
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FONTE CGTN
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