PR Newswire Brasil
CGTN: A ‘grande família’ da SCO se expande e dá início a um novo capítulo de cooperação
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 5 de julho de 2024
PR NEWSWIRE
Antes disso, os trens de carga China-Europa que partiam da China e cruzavam o Mar Cáspio já mantinham operações ininterruptas há dois anos. Hoje em dia, foi estabelecida uma rede ampla e multidimensional que integra transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e por oleodutos.
Na qualidade de membros fundadores da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), o projeto entre a China e o Cazaquistão demonstra o Espírito de Xangai, que inclui confiança e benefício mútuos, igualdade, consulta, respeito pela diversidade de civilizações e busca do desenvolvimento comum.
O apelo do Espírito de Xangai continua a crescer com a adesão oficial da Bielorrússia à SCO durante a 24ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da SCO em Astana, na quinta-feira, tornando-se o 10º estado membro.
Construindo um mundo de segurança universal
Durante a cúpula da SCO, o presidente chinês, Xi Jinping, pediu aos estados-membros que garantissem a segurança diante de uma ameaça real representada pela mentalidade da Guerra Fria, que enfrentem os complexos e interligados desafios de segurança por meio do diálogo e da coordenação e que respondam às mudanças no cenário internacional com uma abordagem vantajosa para todos, a fim de construir um mundo de paz duradoura e segurança universal.
Os membros da SCO adotaram a Declaração de Astana e prometeram manter a cooperação contra o terrorismo e combater o tráfico de drogas e o crime organizado transnacional.
Os integrantes também pediram aos estados-membros da ONU que conduzissem o desarmamento geral e completo sob controle internacional efetivo, consolidassem o regime global de não proliferação nuclear e se opusessem a uma corrida armamentista no espaço sideral, segundo a iniciativa que pede solidariedade entre os países para promover a justiça, a harmonia e o desenvolvimento mundiais, divulgada na quinta-feira.
Em um comunicado, eles afirmaram que os atuais riscos e desafios de segurança são de natureza global e só podem ser resolvidos por meio da consolidação de um mundo multipolar, do aprimoramento da governança econômica global e de esforços coordenados para enfrentar ameaças de segurança convencionais e não convencionais.
“A verdadeira segurança só pode ser alcançada quando todos os países se sentirem seguros”, disse Xi ao participar da reunião “SCO Plus” na quinta-feira.
Cooperação mutuamente benéfica
Xi também ressaltou na cúpula da SCO que os estados-membros devem aderir aos benefícios mútuos e à inclusão, manter as cadeias industriais e de suprimentos estáveis e harmoniosas, estimular o dinamismo interno das economias regionais e trabalhar em prol de metas comuns de desenvolvimento.
A China vem promovendo a cooperação econômica entre os estados-membros da SCO e propôs iniciativas como a do Cinturão e Rota (BRI) para promover o desenvolvimento comum.
O projeto ferroviário entre a China, o Quirguistão e o Uzbequistão foi um marco da BRI, bem como uma iniciativa para aumentar a conectividade e o comércio entre os membros da SCO. Em junho, as três nações assinaram um acordo intergovernamental referente ao projeto.
O presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, disse que a ferrovia será a rota terrestre mais curta que ligará a China aos países da Ásia Central ao elogiar a assinatura por meio de um link de vídeo. Isso também abrirá grandes mercados no sul da Ásia e no Oriente Médio, favorecendo a cooperação entre os países da região e a China, acrescentou.
A ferrovia começará em Kashgar, na Região Autônoma de Xinjiang Uygur, no noroeste da China, e entrará no território do Uzbequistão passando pelo Quirguistão. No futuro, ela poderá alcançar a Ásia Ocidental e a Ásia Meridional.
Os membros da SCO ressaltaram na iniciativa publicada na quinta-feira que é importante continuar a defender e fortalecer um sistema de comércio multilateral aberto, transparente, equitativo, inclusivo e não discriminatório com o objetivo de promover a construção de uma economia mundial aberta.
Cobrindo mais de 60 por cento do continente eurasiano e quase metade da população mundial, a OCS proporcionaria uma oportunidade estratégica para que os corredores regionais de transporte terrestre e marítimo desempenhem um papel, de acordo com a iniciativa.
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/cgtn-a-grande-familia-da-sco-se-expande-e-da-inicio-a-um-novo-capitulo-de-cooperacao-302190286.html
FONTE CGTN
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Brasil Xencelabs revela o primeiro monitor OLED com caneta 4K de 16 polegadas do setor: A melhor combinação de profissionalismo e portabilidade
9 de maio de 2024A Xencelabs, fornecedora global de soluções de desenho digital e nova opção para profissionais criativos, anuncia o Xencelabs Pen Display 16, sua nova solução de caneta na tela pa
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil Exposição Digital de Comércio Internacional entre China, Caribe e América Central e do Norte de 2022
10 de novembro de 2022PR NEWSWIRE Exposição Digital de Comércio Internacional entre China, Caribe e América Central e do Norte de 2022 PR Newswire PEQUIM, 10 de novembro de 2022 PEQUIM, 10 de novembro de 2022
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil A TCL apresenta os refrigeradores da série RP320 com a tecnologia de conversão de frescor, no Reino Unido
20 de setembro de 2023PR NEWSWIRE Novos refrigeradores da série RP320 da TCL, com tecnologia de conversão de frescor disponível na Marks Electrical e na Hughes, no Reino Unido LONDRES, 20 de setembro de 2023
Saiba Mais